RSS

Muffins saudáveis de aveia com framboesas e banana

Mais uma receita saudável. Desta vez trago-vos uma receita de muffins, perfeitos para levar consigo para qualquer lado. Feitos com muito pouco açúcar devido à utilização de bananas bem maduras, estes muffins são repletos de fibra e altamente nutritivos.


Mais uma vez optei por uma receita saciante para controlar um pouco a gula do verão. Usei açúcar de côco e óleo de côco mas podem perfeitamente utilizar açúcar mascavado e manteiga de frutos secos por exemplo.


Também optei por usar farinha de aveia mas podem utilizar qualquer outra farinha com ou sem glúten conforme o que tiverem em casa ou o que mais gostarem. As framboesas acabam por trazer uma frescura extra a estes muffins que são óptimos quentes ou frios.


Além de nutritivos, fazem-se num abrir e fechar de olhos num processador. Eu usei framboesas frescas mas podem usar das congeladas ou qualquer outro fruto. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes: 
1 chávena e meia de flocos de aveia;
1 c. (chá) de canela;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1/3 chávena de açúcar de côco;
2 c. (sopa) de óleo de côco;
2 bananas bem maduras;
1 ovo grande;
125 gr de framboesas frescas.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e prepare 6 formas de muffins untando-as com manteiga ou óleo de côco. No processador coloque 1 chávena de flocos de aveia e triture até obter farinha. Coloque a farinha numa taça e adicione os restantes flocos de aveia, a canela e o fermento em pó e reserve. No mesmo processador coloque o óleo de côco, as bananas, o ovo e o açúcar de côco e triture tudo. Deite esta mistura sobre a farinha, envolva sem bater em demasia e adicione as framboesas. Divida a massa pelas formas e leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Deixe-os arrefecer um pouco antes de desenformar.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 6 muffins;
tempo de preparação: 10min + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: framboesas.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Barritas de arroz tufado com amendoim e chocolate

Hoje trago-vos o snack perfeito para as férias. Simples de fazer, não precisa de forno, poucos ingredientes, saudável, saciante e uma verdadeira perdição.


Estas barritas feitas com arroz tufado são envoltas numa mistura de mel e manteiga de amendoim e no final cobertas com um pouco de chocolate negro para uma gulodice adicional.


A cobertura de chocolate negro é totalmente opcional mas sempre bem-vinda!


As sementes e os frutos secos que usei podem perfeitamente ser substituídos por outros que gostem mais ou que tenham em casa.


Nesta receita é muito importante respeitar o tempo de frigorífico das barritas para que tenham firmeza suficiente para não se desfazerem quando são cortadas. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
3 chávenas de arroz tufado;
1 chávena de amendoins torrados sem sal grosseiramente picados;
1/2 chávena de sementes de abóbora;
1/4 chávena de sementes de papoila;
150 gr de mel;
150 gr de manteiga de amendoim;
125 gr de chocolate negro com 70% de cacau;
2 c. (sopa) de óleo de côco.

Modo de preparação:
Num recipiente misture o arroz tufado, os amendoins, as sementes de abóbora e de papoila. Entretanto aqueça o mel e a manteiga de amendoim até obter uma mistura uniforme. Deixe esta mistura sobre o arroz tufado e misture bem. Unte e Forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal e deite a mistura no tabuleiro calçando vem. Leve ao frigorífico durante pelo menos 2 horas. Passado esse tempo derreta em banho-maria o chocolate negro com o óleo de côco e reserve. Corte as barritas e mergulhe cuidadosamente  cerca de 1/3 da sua superfície no chocolate derretido. Leve-as de novo ao frigorífico durante cerca de 15 minutos para que o chocolate solidifique.

Ficha técnica:
prato: sobremesa/snack;
nº porções: 12 barritas;
tempo de preparação: 15min + 2h frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: arroz tufado.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolachas mocha - café e chocolate numa combinação perfeita!

Hoje resolvi trazer-vos bolachas! São de chocolate claro está mas vêm com um aroma extra do café. Quem não gosta da combinação de café e chocolate?


É daquelas combinações perfeitas que é bem-vinda a qualquer hora do dia. E se juntarmos a isto uma bolacha crocante por fora e pegajosa por dentro com pedacinhos de chocolate derretido no seu interior estamos no céu!


Estas bolachas mocha são isso mesmo - gulosas, viciantes, repletas de chocolate negro e com um aroma suave a café, perfeitas para comer a qualquer hora do dia.


E como uma gulodice nunca vem só optei por acompanhá-las por uma generosa porção de gelado de caramelo salgado! Esta receita rende bastante mas acho que facilmente a dobrava pois estas bolachas mocha desapareceram em menos de 24 horas. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
125 gr de manteiga à temperatura ambiente;
100 gr de açúcar amarelo;
100 gr de açúcar branco;
1 ovo;
1 c. (chá) de café solúvel;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal;
275 gr de farinha com fermento;
200 gr de chocolate negro grosseiramente picado (usei com 70% de cacau).

Modo de preparação:
Comece por bater a manteiga com os açúcares até obter uma mistura cremosa. Adicione o ovo e o café solúvel e continue a bater. De seguida, adicione o sal, o bicarbonato e a farinha aos poucos envolvendo com uma espátula. Por fim, junte o chocolate negro e envolva tudo. Deixe a massa repousar cerca de 30 minutos no frigorífico. Passado esse tempo ligue o forno a 180°C e forre dois tabuleiros rectangulares com papel vegetal. Molde bolinhas e coloque-as no tabuleiro e leve-as a cozer durante cerca de 15 minutos. Tire-as do forno e deixe-as arrefecer antes de retirá-las dos tabuleiros.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 18 bolachas;
tempo de preparação: 15min + 30min frigorífico + 15min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Cheesecake de maracujá com iogurte grego

Ultimamente tenho encontrado muito maracujá fresco nacional nos supermercados. Não é um fruto que consuma intensamente, muito pelo contrário, não só porque nem sempre é fácil encontrá-lo, outras vezes é importado e não tem o melhor aspecto ou mesmo sabor, ou simplesmente pelos preços que por vezes são praticados.


No maracujá gosto de tudo, tanto da polpa como das sementes por isso desta vez resolvi fazer um cheesecake com este fruto da paixão como lhe chamam.


A receita é muito simples e optei por usar iogurte grego espesso juntamente com queijo creme no seu recheio, dando-lhe um pouco menos de consistência mas mais cremosidade. Este cheesecake pode ser feito com polpa de maracujá de conserva se não encontrarem fresco ou mesmo polpa de manga por exemplo.


A base deste cheesecake é ainda enriquecida com um pouco de côco ralado conferindo um sabor bem tropical. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem! 


Ingredientes:
Base:
150 gr de manteiga à temperatura ambiente;
70 gr de açúcar;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 ovo;
125 gr de farinha com fermento:
25 gr de côco ralado;
60 ml de leite.

Cheesecake:
250 gr de queijo creme;
500 gr de iogurte grego natural espesso;
2 ovos;
1/2 chávena de açúcar;
3/4 de chávena de polpa de maracujá.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal um tabuleiro rectangular. Comece por preparar a base misturando a manteiga com o açúcar. De seguida, adicione a baunilha e o ovo e bata bem. Por fim, adicione a farinha e côco. Deite esta mistura na forma espalhe bem e leve ao forno durante cerca de 15 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer um pouco. Entretanto prepare o cheesecake misturando o queijo creme, o iogurte, o açúcar e os ovos. Bata bem até obter uma mistura sem grumos. Adicione cerca de 1/2 chávena da polpa de maracujá e envolva tudo. Deite o preparado no tabuleiro e, por fim, espalhe o restante 1/4 de chávena de polpa de maracujá na superfície do cheesecake. Leve ao forno durante cerca 40 minutos. Deixe arrefecer e coloque no frigorífico durante cerca de pelo menos1 hora. Corte em pedaços na hora de servir.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 10;
tempo de preparação: 20min + 55min cozedura + 1h frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: maracujá.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS