RSS

Muffins Royal decorados para o Natal

A poucos dias de entrarmos no mês de dezembro, apercebemo-nos que o natal já está mesmo aí à porta. Um pouco por todo o lado vemos decorações natalícias que já me despertam aquela vontade de planear a ementa, principalmente a que diz respeito às sobremesas! Não é novidade para vocês que os doces são o meu ponto fraco; simplesmente não lhes resisto! A receita que trago hoje é bem simples já que resolvi experimentar os novos bolos da Royal. São excelentes, de fácil e rápida execução, sabor maravilhoso e de aspecto divinal. Resolvi utilizar os muffins com pepitas de chocolate milka e decorei-os para esta quadra natalícia com uma árvore de caramelo, participando assim no passatempo de natal da Royal. Esta árvore de caramelo não é nada difícil de fazer e permite uma decoração simples e bastante exuberante para os muffins nesta época natalícia. Vi-a neste livro que recomendo vivamente. Espero que gostem desta sugestão de muffins Royal decorados para o natal!



Ingredientes:
Muffins:
1 embalagem de muffins Royal;
2 ovos;
65 gr de manteiga derretida;
50 ml de leite.

Árvore de caramelo:
220 gr de açúcar;
125 ml de água.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Comece por fazer os muffins seguindo as instruções da embalagem: misture o conteúdo em pó com os ovos, o leite e a manteiga e bata bem durante dois minutos. Misture na massa metade das pepitas de chocolate da embalagem. Deposite nas forminhas de papel e coloque as restantes pepitas sobre cada muffin. Leve a cozer durante cerca de 20 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer. Para o caramelo leve ao lume o açúcar e a água e deixe ferver até que comece a ganhar uma cor dourada (serão cerca de 20 minutos). Retire de imediato, deixe repousar para que todas as bolhas de ar desapareçam, e sobre um tabuleiro revestido por papel vegetal, forme tiras de caramelo utilizando a ajuda de uma colher de madeira. Deixe arrefecer por completo. Enterre ligeiramente várias tiras de caramelo nas bordas dos muffins, formando o efeito de árvore como vê na foto. Sirva na sua mesa de natal.

Nota: não faça tiras de caramelo muito finas pois mais facilmente se vão partir.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 8;
tempo de preparação: 40min + 20min cozedura;
dificuldade: média;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: muffins royal e caramelo.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Mousse de chocolate branco e romã

Quando vi umas belas romãs vestidas de vermelho sanguíneo não resiste em trazê-las. Não estava a pensar propriamente em fazer delas uma sobremesa, mas devido à sua suculência e doçura extraordinárias, optei por usá-las num duo juntamente com chocolate branco. O sabor intenso da mousse de chocolate branco mistura-se com estas pequenas bagas que explodem frescura no nosso palato e o contraste é verdadeiramente viciante e equilibrado. É um pouco à semelhança da nuvem de chocolate branco e morangos que já apresentei aqui lembram-se? Esperem que gostem desta sobremesa simples, rápida e de cores natalícias que promete alegrar os dias mais cinzentos.




Ingredientes:
200 gr de chocolate branco de boa qualidade;
200 ml de natas frescas;
200 gr de queijo-creme;
2 claras
1 c. (sopa) de açúcar;
2 romãs descascadas.

Modo de preparação:
Leve as natas e o chocolate a derreter em banho-maria. Deixe arrefecer ligeiramente. Bata o queijo-creme e adicione o chocolate derretido e misture bem. Leve por cerca de 15 minutos ao congelador para ganhar consistência. Entretanto bata as claras em castelo e adicione o açúcar. Envolva as claras na mousse de chocolate branco e reserve. Em tacinhas deposite uma camada de mousse, alguns bagos de romã, nova camada de mousse e finalize com bagos de romã. Leve ao frio até à hora de servir. 

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 7;
tempo de preparação: 15min + 15min congelação;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate branco e romã.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Biscoitos de gema

Desta vez trago-vos uma receita que resolvi fazer para aproveitar algumas gemas que tinha a mais no frigorífico. Não me apetecia fazer nada muito trabalhoso, uma vez que o tempo também já era muito escasso, por isso optei por uns simples biscoitos de gema que se revelaram deliciosos apesar de não terem ficado muito bonitos. A receita veio daqui. Além de simples e rápida, esta receita permite usar 4 gemas de uma só vez. Combinam lindamente com um chá para nos aquecer nestes dias mais frios ou simplesmente para molhar num copo de leite morno antes de dormir. Espero que experimentem!




Ingredientes:
4 gemas;
125 gr de açúcar;
230 gr de manteiga à temperatura ambiente;
370 gr de farinha + farinha q.b;
1/2 c. (chá) de sal;
1 c. (sopa) de água

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 160ºC. Misture 3 gemas com a manteiga e o açúcar e bata bem até obter uma mistura cremosa. Adicione a farinha e o sal e misture bem. Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada, molde uma bola e enrole-a em película aderente. Leve ao frigorífico por 30 minutos. Com o rolo da massa estique-a numa superfície enfarinhada, até obter uma massa com cerca de 4 mm de espessura. Com um cortador de bolachas ou com um copo corte os biscoitos e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal. Misture a água com a última gema e pincele os biscoitos com esta mistura. Pique cada um dos biscoitos com um garfo e leve a cozer durante cerca de 10-12 minutos. Rende cerca de 4 dúzias.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: ± 4 dúzias;
tempo de preparação: 20min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: gemas.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Brownie merengado com molho de caramelo

Um domingo de descanso é sempre sinónimo de um bolo, de preferência bem guloso. E, para mim, um bolo guloso tem necessariamente que ter chocolate. Quando vi esta receita guardei-a na lista "a fazer" e este domingo não resisti e pus mãos à obra. Não é daqueles bolos de chocolate tradicionais mas garanto-vos que é uma pequena delícia. Adaptei a receita ligeiramente e coloquei-lhe uma cobertura totalmente diferente - escolhi um molho de caramelo salgado que já tinha experimentado anteriormente na receita de tarteletes de chocolate e caramelo e do qual fiquei fã incondicional. Resumidamente, o bolo consiste num brownie intenso de chocolate coberto por um merengue bem crocante de chocolate, finalizado com um molho de caramelo salgado que intensifica ao pormenor cada camada do bolo. Espero que gostem!



Ingredientes:
Bolo:
125 gr de manteiga;
100 gr de chocolate negro (usei com 70% cacau);
2 ovos;
100 gr de açúcar;
75 gr de farinha com fermento;
55 gr de miolo de amêndoa ralada;
2 c. (sopa) de cacau em pó peneirado.

Merengue:
3 claras;
155 gr de açúcar;
100 gr de chocolate negro derretido (usei com 70% cacau).

Molho de caramelo:
150 gr açúcar;
45 ml de água;
45 gr de manteiga;
50 ml de natas frescas;
1 pitada de sal.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 160ºC. Comece por forrar e untar uma forma de fundo amovível. Comece pelo bolo derretendo o chocolate com a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas. Deixe arrefecer ligeiramente e adicione os ovos ligeiramente batidos, o açúcar, a farinha, o miolo de amêndoa e o cacau. Misture tudo muito bem e leve ao forno durante cerca de 25 minutos. Entretanto prepare o molho de caramelo salgado levando ao lume a água, o açúcar e o sal.  Deixe ferver até atingir um tom dourado claro e retire do lume. Adicione a manteiga e as natas (cuidado pois a mistura entrará em ebulição novamente), mexa bem e reserve. Por fim prepare o merengue, batendo as claras em castelo firme e adicione o açúcar aos poucos batendo até obter um merengue bem brilhante. Adicione o chocolate ao merengue dando-lhe um aspecto marmoreado. Suba a temperatura do forno para 200ºC e coloque colheradas de merengue sobre o bolo. Leve por mais 10 minutos ao forno. Deixe arrefecer totalmente e desenforme. Sirva com o molho de caramelo.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 10;
tempo de preparação: 30min + 35min de cozedura;
dificuldade: média;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Cupcakes de tiramisú

Há uns dias reparei num novo produto da nestlé chamado de Sobremesas do Mundo. São três as variedades de sobremesas: tiramisú, panna cotta e creme caramelo. Resolvi experimentar e começar pelo tiramisú. A embalagem consiste em dois pequenos pacotes - um contém o molho de café e o outro contém o creme de tiramisú propriamente dito. Basta adicionar alguns ingredientes e num espaço de minutos temos uma bela e deliciosa sobremesa. É daqueles produtos que dá sempre jeito ter em casa para aqueles jantares inesperados em que não temos nada preparado para a sobremesa. O sabor é simplesmente delicioso e satisfará certamente aqueles paladares mais exigentes - um creme com sabor a licor amaretto misturado com a fragância do café. No meu caso, resolvi dar-lhe um uso um pouco diferente e confeccionar uns cupcakes que se fizeram (e desapareceram!) num instante. Fiz uma massa simples amanteigada e embebi os belos cupcakes no molho de café, terminando com o creme de tiramisú. Espero que gostem!



Ingredientes:
Cupcakes:
175 gr de farinha de trigo;
100 gr de açúcar amarelo;
100 gr de manteiga amolecida;
100 ml de leite;
2 ovos;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 c. (chá) de fermento em pó.

Tiramisú:
1 pacote de sobremesas do mundo tiramisú;
200 ml de natas bem frias;
2 c. (chá) de café solúvel;
150 ml de água quente;
raspas de chocolate negro q.b.

Modo de preparação:
Comece por preparar a sobremesa do mundo tiramisú conforme instruções da embalagem: para o creme de tiramisú bata as natas durante 3 minutos e adicione o pacote maior da embalagem e para o molho de café misture o pacote menor com o café solúvel e a água quente. Reserve os dois preparados. Para os cupcakes pré-aqueça o forno a 180º e unte 6 formas de cupcakes. Bata a manteiga com o açúcar e os ovos até obter um creme esbranquiçado. Adicione o leite, a essência de baunilha e por fim a farinha e o fermento misturando bem. Deposite nas formas e leve a cozer durante cerca de 20 minutos. Deixe arrefecer e retire das formas. Apare o topo de cada cupcake para obter uma superfície mais ou menos plana. Deposite colheres do molho de café sobre cada um dos cupcakes de forma a embebê-los bem. Coloque sobre cada cupcake um pouco da cobertura de tiramisú e decore com raspas de chocolate negro. Guarde no frio até à hora de servir.

Ficha técnica: 
prato: sobremesa;
nº de porções: 6;
tempo de preparação: 30min + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: não;
ingrediente principal: tiramisú.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo de maçã às camadas

Se há coisa que eu gosto é de usar os produtos da época. Apesar de hoje em dia as frutas e legumes estarem disponíveis todo o ano, em determinados meses a sua qualidade atinge o expoente máximo e permitem-nos criar e recriar pratos maravilhosos nas nossas cozinhas. Como não podia deixar de ser, neste outono tinha de publicar um bolo de maçã! Adoro receitas com maçãs, seja bolos, tartes ou sobremesas! E, de preferência, quanto mais simples for o bolo melhor. Este é um deles. Esta receita não sei bem a sua origem - é daquelas que sempre me lembro de comer desde miúda. Trata-se um bolo bem simples, amanteigado e bem fofinho intercalado por camadas de maçãs que lhe confere um contraste delicioso. Desfaz-se literalmente na boca! Podem fazê-lo tanto numa forma redonda como rectangular. Pessoalmente, prefiro na forma rectangular para depois poder cortá-lo em pequenos quadrados. Podem também colocar um pouco de geleia na superfície do bolo no final se assim o desejarem. Para mim este é sem dúvida "o" bolo de maçã!




Ingredientes:
250 gr de açúcar;
150 gr de manteiga;
4 gemas;
4 claras batidas em castelo;
200 gr de farinha peneirada;
1 c. (chá) de fermento em pó;
5 maçãs médias.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 160ºC. Unte uma forma rectangular ou redonda. Descasque as maçãs e corte-as em fatias finas e reserve. Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo e adicione as gemas uma a uma. Adicione aos poucos as claras batidas em castelo alternadas com a farinha misturada com o fermento, envolvendo a massa sem bater em demasia. Monte então o bolo colocando uma camada fina de massa no fundo da forma, de seguida uma camada de fatias de maçã, seguida por uma camada de massa e nova camada de fatias de maçã. Repita este processo terminando com uma camada de fatias de maçã. Leve a cozer durante cerca de 45 minutos. Deixe arrefecer em corte em fatias ou quadrados.

Nota: pode usar qualquer tipo de maçã, desde que sejam bem firmes, contudo as mais ácidas conferem um maior contraste ao bolo.

Ficha técnica: 
prato: sobremesa;
nº porções: 8;
tempo de preparação: 30min + 45min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: maçã

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo de queijo fresco com creme de abóbora

Todos nós temos gulodices que adoramos e algumas podem não ser assim tão pecadoras quanto isso! Uma das minhas preferidas é, simplesmente, queijo com doce de abóbora. Terminar a refeição com uma boa fatia de queijo envolta por um doce de abóbora caseiro é, para mim, um final de dia feliz! Esta receita inspirou-se nessa pequena guloseima - um belo bolo de queijo misturado com um creme de abóbora. Não sabia se iria resultar mas ao provar a primeira fatia dei-me por vencida e confesso que este bolo me conquistou. O bolo de queijo fresco húmido e denso combina lindamente com este creme de abóbora sedoso que, vendo bem, também se comeria numas belas torradas de pão alentejano! É sem dúvida uma receita a repetir.




Ingredientes: 
Bolo:
125 gr de farinha;
175 gr de açúcar;
100 gr de manteiga amolecida;
400 gr de queijo fresco;
4 ovos;
1 c. (café) de essência de baunilha;
1 c. (chá) de fermento em pó;
raspa de 1/2 limão.

Creme de abóbora:
600 gr de abóbora crua cortada em pedaços;
1 pitada de sal;
200 ml de leite;
1 gema;
1 pau de canela;
raspa de 1/2 laranja; 
125 gr de açúcar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 160ºC. Unte uma forma redonda e forre o fundo com papel vegetal, untando-o de novo. Comece por fazer o bolo: bata bem a manteiga com o açúcar, adicione os ovos um a um batendo bem, de seguida adicione o queijo fresco esmagado com um garfo, a essência de baunilha e a raspa de limão. Por último, envolva a farinha e o fermento em pó e leve a cozer durante cerca de 45 a 50 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme. Entretanto prepare o creme de abóbora: Coza a abóbora com a pitada de sal. Depois de cozida retire o máximo de água possível e passe-a com uma varinha mágica. Num tachinho misture o leite, a gema, o açúcar, o puré de abóbora, a raspa de laranja e o pau de canela. Leve ao lume para engrossar misturando sempre com uma vara de arames. Deixe arrefecer totalmente e sirva-o com o bolo.

Ficha técnica: 
prato: sobremesa;
nº porções: 8;
tempo de preparação: 30min + 45min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: queijo e abóbora

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo bundt banoffee de novo!

Foi com grande surpresa e alegria que recebi a notícia da Marisa Valadas do blog Sweet my Kitchen que tinha ganho o Passatempo Metalúrgica com o bolo bundt banoffee. Muito obrigada a todos vocês! E para os que não viram a receita deixo aqui o link. É um bolo muito guloso, ideal para aqueles dias de festa, ou simplesmente para aqueles dias em que a gula fala mais alto.



Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS