RSS

Bolo marmoreado de chocolate e abóbora

Hoje trago-vos uma receita bem simples com chocolate e abóbora perfeita para estes dias chuvosos.


Este bolo marmoreado é bem húmido, de sabor intenso a chocolate e com um leve aroma a especiarias outonais.


Garanto-vos que este bolinho vai desaparecer numa tarde. Podem comê-lo morno ou frio com uma boa caneca de leite ou chá e têm o vosso fim de semana em cheio.


O bolo é bastante rápido de confecionar principalmente se tiverem já preparado o puré de abóbora, como foi o meu caso, que normalmente tenho sempre algum puré congelado já pronto para sopas e sobremesas.


Espero que gostem e experimentem! A receita foi adaptada daqui.


Ingredientes:
1 chávena e 3/4 de farinha de trigo;
1 c. (chá) de canela;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1/2 c. (chá) de gengibre em pó;
1 pitada de noz moscada;
1 pitada de sal;
2 ovos grandes;
1 chávena e 1/4 de açúcar;
1/2 chávena de manteiga derretida;
1/2 chávena de iogurte grego natural;
2 c. (chá) de extrato de baunilha;
1 chávena de puré de abóbora;
100 gr de chocolate negro derretido;
2 c. (sopa) de cacau em pó.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal uma forma de bolo inglês. Numa tigela misture a farinha, o fermento, o bicarbonato, a canela, o gengibre, a noz moscada e o sal e reserve. Noutro recipiente bata os ovos com o açúcar, adicione a manteiga, o iogurte, o extrato de baunilha e a abóbora. Incorpore os ingredientes secos sem bater em demasia e divida a massa por duas tigelas. Numa das suas metades adicione o cacau e o chocolate e envolva. Deposite alternadamente colheradas de massa de chocolate e massa de abóbora sobre a forma e no final, com a ajuda de uma faca crie um efeito marmoreado. Leve ao forno durante cerca de 45 a 50 minutos. Retire e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 fatias;
tempo de preparação: 30min + 45min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate e abóbora.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo de aveia com chocolate e avelãs

Hoje trago-vos uma receita que junta dois sabores que eu adoro - chocolate claro está e avelãs. É uma receita muito simples de fazer mas que resulta num bolo delicioso que me faz lembrar aqueles maravilhosos chocolates de chocolate e avelã que enchem as mesas nesta época natalícia. Feito com aveia, resolvi fazer este bolo num tabuleiro retangular para o poder cortar em pequenos quadrados pois é uma massa que se esfarela um pouco.


Denso, reconfortante e bem guloso, este bolo é perfeito para se deliciarem nestes dias chuvosos. Se não gostarem de avelãs, podem ser usar nozes ou amêndoas ou simplesmente não colocar nenhum fruto seco, apesar de achar que as avelãs fazem toda a diferença no sabor desta maravilha.


Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
225 gr de manteiga derretida;
3/4 de chávena de açúcar branco;
3/4 de chávena de açúcar mascavado;
1 c. (chá) de extrato de baunilha;
2 ovos grandes;
1 chávena de e meia de farinha de trigo com fermento;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal;
1 c. (chá) de canela;
3 chávenas de flocos de aveia finos;
200 gr de chocolate negro grosseiramente picado;
100 gr de avelãs sem pele torradas grosseiramente picadas.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro retangular com papel vegetal. Comece por bater a manteiga com os açúcares e a baunilha até obter uma mistura uniforme. Adicione os ovos um a um e continue e bater. De seguida, adicione a farinha, o bicarbonato, o sal e a canela envolvendo tudo muito bem. Com a ajuda de uma espátula, adicione os flocos de aveia, envolva tudo e, por último o chocolate e as avelãs. Deite a massa na forma e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar e cortar.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 20;
tempo de preparação: 20min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate e avelãs.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolinhos de limão e ricotta

Também vos acontece andar com um ingrediente pelo frigorífico ou pela despensa e não saber bem o que fazer? A mim acontece-me com mais frequência do que gostaria e normalmente só acabo por usá-lo mesmo no limite do prazo de validade.


Desta vez foi uma embalagem de queijo ricotta que tinha comprado para fazer uma lasanha mas que acabei por não usar. E nada melhor do que aproveitar para fazer um docinho. Hoje trago-vos uns bolinhos de limão e ricotta que são simplesmente divinais.


Com uma textura bem húmida quase a fazer lembrar as queijadas, estes bolinhos vão se tornar a vossa próxima sobremesa favorita. Muitos fáceis de fazer, e comer por sinal, fiz estes bolinhos em forminhas de silicone para serem mais fáceis de desenformar.


Se não tiverem forrem com um pouco de papel vegetal as forminhas de muffins pois a sua massa é realmente muito húmida. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
200 gr de manteiga à temperatura ambiente;
3/4 chávena de açúcar;
3 gemas de ovo;
3 claras de ovo;
raspa de 3 limões pequenos;
sumo de 2 limões pequenos;
1 queijo ricotta;
3/4 chávena de farinha com fermento.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e prepare um tabuleiro de muffins untado com manteiga e forrado com papel vegetal. Comece por bater a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Adicione as gemas, a raspa e o sumo de limão e bata até estar tudo bem incorporado. De seguida, adicione o queijo ricotta bata novamente e, por fim, envolva a farinha sem bater em demasia. Reserve este preparado e bata as claras em castelo. Adicione as claras em castelo ao preparado anterior envolvendo apenas e divida a massa pelas forminhas. Leve ao forno durante cerca de 35 minutos. Deixe arrefecer antes de desenformar. Sirva simples ou com natas batidas e mirtilos.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 10;
tempo de preparação: 20min + 35min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: limão.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Tarte saudável de chocolate e amendoim, vegan e sem glúten

Hoje trago-vos uma receita de comer e chorar por mais...uma tarte de chocolate e amendoim que é uma verdadeira tentação. Sabem aquele chocolate de caramelo e amendoim bem pecaminoso?


Pois bem então imaginem esse sabor nesta belíssima tarte que é bem saudável. Feita com uma base de frutos secos e cacau, esta pequena maravilha tem uma cremosa ganache de chocolate como base, de seguida um intenso “caramelo” de amendoim e por fim nova camada de ganache de chocolate.


É finalizada por uns belos amendoins torrados. Apesar do seu ar completamente tentador, esta tarte não tem qualquer açúcar processado, é sem glúten e se substituírem o mel por xarope de agáve também a podem tornar totalmente vegan.


A receita foi adaptada daqui. O único senão nesta maravilha é o tempo de frigorífico que cada camada necessita mas nada que fazê-la de véspera não resolva. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Base:
150 gr de farinha de amêndoa;
150 gr de nozes;
125 gr de tâmaras descaroçadas;
3 c. (sopa) de cacau em pó;
1 c. (sopa) bem cheia de óleo de côco.

Recheio de chocolate:
400 gr de chocolate negro;
30 gr de óleo de côco;
1/3 de chávena de creme de côco (a parte sólida que se forma do leite de coco quando vai ao frigorífico);
1 c. (chá) de extrato de baunilha.

Recheio de amendoim:
75 gr de óleo de côco derretido;
250 gr de manteiga de amendoim;
2 c. (sopa) de creme de côco;
1 pitada de sal;
1/4 de chávena de xarope de agáve (ou mel se não for vegan);
leite de coco q.b;
amendoins torrados q.b para decorar.

Modo de preparação:
Forre com papel vegetal o fundo de uma forma redonda de fundo amovível com cerca de 18 cm de diâmetro. Comece pela base colocando no processador a farinha de amêndoa, as tâmaras e as nozes. Processe bem até obter uma mistura uniforme. De seguida, adicione o cacau e o óleo de côco e volte a processar. Deite a base sobre a forma e calque bem o fundo e os lados. Leve ao frigorífico. Entretanto prepare o recheio de chocolate levando a banho-maria o chocolate partido em pedaços e óleo de côco. Assim que estiver derretido misture o creme de côco e a baunilha misturando bem. Deite metade do recheio sobre a base da tarte e leve ao frigorífico durante 30 minutos para solidificar. Reserve a restante metade à temperatura ambiente. Passado esse tempo, prepare o recheio de amendoim colocando no processador o óleo de côco, a manteiga de amendoim, o creme de côco, o sal e o xarope de agáve. Processe tudo até obter uma mistura cremosa. Se notar que o recheio de amendoim está muito denso adicione um pouco de leite de côco e volte a processar (adicionei cerca de 2 c. (sopa) de leite de côco). Deite este recheio sobre o recheio de chocolate e alise bem. Leve de novo ao frigorífico por mais 30 minutos. Passado esse tempo coloque a restante metade do recheio de chocolate sobre a tarte e leve de novo ao frigorifico por mais 30 minutos. Na altura de servir desenforme a tarte e polvilhe com amendoins torrados grosseiramente picados.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
tempo de preparação: 30min + 1h30m frigorífico;
nº porções: 12 fatias;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: amendoim e chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo simples de abóbora

Com estes dias a ficarem mais frios já temos uma boa desculpa para ligar o forno a meio da tarde. E nada melhor do que fazer um bolo bem simples perfeito para o lanche a meio da tarde.


Hoje trago-vos um bolo de abóbora que vai deixar a vossa cozinha com um cheiro incrível. Por norma, quando cozo abóbora trituro-a sempre em puré e mantenho-a guardada para sopas, cremes e bolos claro, poupando bastante tempo nas receitas.


Este bolinho só tem ingredientes simples do dia a dia e pode perfeitamente ser feito com uma só tigela.


Se quiserem até o podem fazer no liquidificador. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
1 chávena de puré de abóbora;
1 chávena e meia de açúcar;
100 gr de manteiga derretido;
2 c. (sopa) de iogurte grego;
2 ovos grandes;
1 c. (chá) de extrato de baunilha;
2 chávenas de farinha de trigo;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (chá) de canela;
1 pitada de sal;
1 pitada de noz moscada;
1 pitada de gengibre em pó.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um papel vegetal uma forma de bolo inglês. Numa tigela bata o puré de abóbora com o açúcar, a manteiga, o iogurte grego, os ovos da baunilha até obter uma mistura cremosa. De seguida, adicione os restantes ingredientes secos, farinha especiarias e sal, envolvendo bem. Deite a massa na forma e leve ao forno durante cerca de 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e sirva morno ou frio.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 10;
tempo de preparação: 15min + 45min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: abóbora.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Parfait de granola e banana caramelizada

Hoje trago-vos uma daquelas sobremesas que pode perfeitamente ser o vosso pequeno almoço ou lanche. Faz-se num abrir e fechar de olhos e garanto-vos que é deliciosa. Camadas de granola crocante, iogurte grego e uma cremosa e gulosa banana caramelizada - poderia ser mais perfeito?


Podem utilizar granola de compra ou simplesmente fazer a vossa como eu fiz. Optei por fazer uma granola de chocolate que prometo trazer-vos a receita brevemente. Quanto a quantidades, este é aquele tipo de receita em que podem utilizar a quantidade que mais desejarem de cada ingrediente.


Eu usei iogurte grego natural mas se forem muito gulosos podem utilizar um iogurte com sabor ou simplesmente adoçá-lo com mel. Esta receita é uma dose bem generosa para uma pessoa. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
250 gr de iogurte grego natural;
5 c. (sopa) de granola;
1 banana pequena;
1 c. (sopa) de açúcar amarelo.

Modo de preparação:
Comece por preparar a banana cortando-a em rodelas. Leve ao lume uma frigideira coloque o açúcar amarelo, deixe derreter um pouco e coloque as rodelas de banana. Deixe-as ganhar um tom caramelizado virando-as a meio do processo e reserve. Entretanto monte o parfait: coloque num copo metade da granola, de seguida metade do iogurte e metade da banana. Repita o processo e coma de seguida ou guarde no frigorífico até à hora de consumir.

Ficha técnica:
prato: sobremesa/pequeno almoço;
nº porções: 1;
tempo de preparação: 10min;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: banana.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo vegan de maçã e aveia com crumble de nozes

Sou só eu que ando a imaginar as próximas sobremesas com maçãs que pretendo fazer este outono? Acho que não! Apesar deste tempo incerto, à época das maçãs está ao rubro e o bolinho de maçã não poderia faltar nesta cozinha.


Apesar das variadas receitas de bolo de maçã que devem conhecer, trouxe-vos mais uma receita para a vossa coleção. Totalmente vegan, este bolo de maçã é feito em camadas com uma massa de aveia como base, seguido de uma generosa quantidade de maçãs (eu usei reinetas mas podem usar qualquer outra variedade) e finalizado por um crumble de aveia e nozes.


Parece-vos bem? A mim parecem-me óptimo. Bem reconfortante e aromático, este bolo vai encher a vossa cozinha de sabores outonais. Para além de tudo isto é saudável! Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Bolo:
200 gr de manteiga de amendoim;
175 gr de açúcar de côco;
350 ml de leite vegetal de côco;
sumo de 1/2 limão;
1 c. (sopa) de extrato de baunilha;
300 gr de farinha de aveia;
100 gr de farinha de côco;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal;
1 c. (chá) de canela;
400 gr de maçãs descascadas, descaroçadas e partidas em pedaços.

Crumble:
1 c. (chá) de canela;
100 gr de nozes finamente picadas;
50 gr de farinha de aveia;
60 gr de óleo de côco;
60 gr de açúcar de côco.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal um tabuleiro retangular. Comece pelo bolo: coloque num processador a manteiga de amendoim, o açúcar de côco, a bebida de côco, o sumo de limão e a baunilha e processe bem. De seguida adicione as farinhas, o fermento, o bicarbonato, o sal e a canela e volte a processar apenas para misturar as farinhas. Deite a massa sobre o tabuleiro, espalhe as maçãs previamente cortadas por cima e reserve. Enfrento prepare o crumble misturando bem todos os ingredientes. Polvilhe as maçãs com este crumble e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Deixe arrefecer um pouco antecede cortar. Sirva morno ou frio com um pouco de xarope de agáve.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 25min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: maçã.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Cheesecake no copo de mirtilos, saudável e irresistível

Com este calor, torna-se quase impossível ligar o forno para fazer o que quer que seja. Mas hoje tinha muita vontade de comer um cheesecake, de preferência descomplicado.


Optei por fazer uma versão minimalista apenas para dois, sem forno e que fica pronto num abrir e fechar de olhos. Optei por fazer uma versão saudável com mel e açúcar de côco mas não se retraiam se não tiverem estes ingredientes.


O resultado é simplesmente maravilhoso - uma sobremesa fresca, repleta de sabores e perfeita para comer a dois.


Optei por fazer o meu próprio doce de mirtilos mas se não tiverem paciência podem perfeitamente usar um doce de compra da vossa preferência. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Base:
100 gr de bolachas de aveia;
2 c. (sopa) de óleo de côco derretido.

Cheesecake:
200 gr de queijo creme;
125 gr de iogurte grego natural;
1 c. (chá) de extrato de baunilha;
2 c. (sopa) de mel.

Doce de mirtilos:
150 gr de mirtilos;
2 c. (sopa) de açúcar de côco;
1 c. (sopa) de água.

Modo de preparação:
Coloque no processador as bolachas e o óleo de côco e triture bem. Divida a bolacha por dois copos generosos e reserve (guarde um pouco para a decoração). Entretanto leve ao lume os mirtilos (reserve uns 6 mirtilos para a decoração) com o açúcar de côco e a água. Deixe ferver até que os mirtilos se desfaçam um pouco (cerca de 5 minutos). Retire do lume e deixe arrefecer. Por fim, bata bem o queijo creme com o iogurte, a baunilha e o mel. Para montar os cheesecakes coloque uma porção do cheesecake sobre a bolacha, de seguida um pouco de doce de mirtilo ja frio, repita o cheesecake e coloque mais um pouco de doce de mirtilo. Decore com mirtilos e a bolacha esfarelada que reservou. Leve ao frigorifico por meia hora antes de servir.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 2;
tempo de preparação: 15min + 30min frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: mirtilos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo simples de banana

Em pleno mês de setembro, o regresso às rotinas é inevitável. Escolas, trabalho, trânsito e regresso de férias fazem do mês de setembro um pouco mais stressante.


Mas nada melhor para entrar nas rotinas do que cozinhar algo bem reconfortante, delicioso e doce claro.


Hoje trouxe-vos uma receita bem simples com ingredientes simples e comuns que temos na nossa despensa. Feito numa única tigela, este bolinho de banana não suja quase nada e faz-se em pouco minutos.


Temos claro é de esperar pelo longo tempo de forno. Usem bananas maduras para que o bolo fique ainda mais apetitoso. Se quiserem podem utilizar farinha integral ou de aveia. Espero que gostem e bom regresso!


Ingredientes:
100 gr de manteiga amolecida;
4 bananas grandes maduras e esmagadas;
3/4 de chávena de açúcar amarelo;
2 ovos grandes;
1 c. (chá) de extrato de baunilha;
1 pitada de sal;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 chávena e 3/4 de farinha com fermento.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal uma forma de bolo inglês. Bata numa taça a manteiga, com o açúcar e a baunilha. Adicione os ovos um a um e continue a bater. De seguida adicione a banana esmagada e bata mais um pouco. Por fim, envolva a farinha, o sal e o bicarbonato de sódio sem bater em demasia. Deite a massa na forma e leve ao forno durante cerca de 50 minutos. Sirva morno ou frio.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 10;
tempo de preparação: 15min + 50min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: banana.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Gelado de mascarpone e morangos

Como prometido hoje trago-vos a receita que já vos tinha falado do gelado de mascarpone e morangos.


Muito simples de fazer, este gelado vai certamente refrescar-vos neste verão. O queijo mascarpone confere-lhe uma textura bem cremosa e o puré de morangos dá a este gelado toda a frescura necessária.


Este gelado não leva açúcar mas sim leite condensado. Optei por não colocar qualquer açúcar no puré de morangos mas se forem muito gulosos podem perfeitamente adoçar o puré. Eu optei por usar morangos bem maduros e cheios de sabor que tinham a doçura q.b para fazer um óptimo contraste com a gulodice do gelado de mascarpone.


Optei por usar iogurte grego mas podem usar por exemplo natas. O efeito marmoreado acho que torna o gelado mais interessante mas podem perfeitamente misturar tudo. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
500 gr de queijo mascarpone;
400 gr de iogurte grego natural;
1 lata de leite condensado;
200 gr de morangos lavados e arranjados.

Modo de preparação:
Forre com uma folha de alumínio uma forma de bolo inglês e reserve. Coloque numa tigela o mascarpone com o iogurte grego e o leite condensado e bata bem até obter uma mistura bem cremosa. Deite o preparado de mascarpone na forma. Entretanto coloque os morangos num processador e triture bem. Passe o puré de morangos por uma peneira e deite-o sobre o creme de mascarpone. Com a ajuda de uma faca crie um marmoreado na misture e leve ao congelador durante pelo menos 4h. Retire do congelador cerca de 30 minutos antes de servir.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 20min + 4h frigorífico;
dificuldade: fácil;
apto para crianças: sim;
vegetariano: sim;
ingrediente principal: morangos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo de iogurte grego e ameixas

Em pleno verão, as ameixas são uma das frutas mais consumidas cá por casa. E como tinha em grande quantidade umas rainha Cláudia maravilhosas resolvi confecionar um bolo bem simples com estas meninas.


As ameixas rainha Cláudia são das minhas preferidas - bem doces e sumarentas ficam lindamente em sobremesas. Estas já estavam a ficar maduras demais por isso optei por fazer um bolo bem simples de iogurte grego coberto por uma quantidade generosa de ameixas polvilhadas com açúcar e canela.


O resultado foi um bolo bem fofinho com um topo incrivelmente doce e sumarento dado pelas ameixas. Podem perfeitamente utilizar outro tipo de ameixas ou optar por fazer por exemplo com alperces. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
100 gr de manteiga à temperatura ambiente;
3 ovos;
200 gr de açúcar;
1 c. (chá) de extrato de baunilha;
1 c. (chá) de canela;
200 gr de iogurte grego natural;
300 gr de farinha;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal;
300 gr de ameixas rainha Cláudia descaroçadas partidas ao meio;
açúcar mascavado q.b para polvilhar;
canela em pó q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro retangular com papel vegetal. Comece por bater a manteiga com o açúcar até obter um creme bem fofo. Adicione os ovos um a um e a baunilha e a canela. Entretanto adicione o iogurte grego por fim, sem bater em demasia adicione alfacinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Deite a massa na forma, alisando ligeiramente. Por cima da massa, coloque as ameixas descaroçadas e partidas ao meio. Polvilhe com açúcar mascavado e canela em pó. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Deixe arrefecer totalmente antes de desenformar e partir.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 25min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: ameixas.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Brownies de chocolate e côco saudáveis e sem glúten

Um brownie por dia nem sabe o bem que lhe fazia! E sendo saudável ainda melhor! Hoje trago-vos uns brownies muito simples de chocolate intenso e com um suave aroma a côco. Optei por utilizar óleo de côco, açúcar de côco e farinha de côco.


Já tinha utilizado tanto o açúcar como o óleo mas a farinha de côco foi uma estreia. Com um aroma suave a côco, esta farinha tem uma textura bem fina muito semelhante ao amido de milho e ficou perfeita nestes brownies.


Totalmente sem glúten, sem lactose nem frutos secos são perfeitos para pessoas com este tipo de intolerâncias alimentares. Claro que já sabem que sendo bem gulosa, optei por servi-los com um maravilhoso gelado de mascarpone e morango que também fiz e prometo trazer-vos a receita muito em breve. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
3 ovos grandes;
1 chávena de açúcar de côco;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
200 gr de chocolate negro com 70% de cacau;
100 gr de óleo de côco;
1/4 chávena de farinha de côco;
1 c. (sopa) de cacau em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (chá) de fermento em pó; 
1 pitada de sal;
gelado q.b para servir.

Modo de preparação: 
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal um tabuleiro retangular. Leve o chocolate e o óleo de côco a derreter em banho-maria e reserve. Entretanto bata os ovos com o açúcar e a baunilha até obter um creme bem fofo. Misture o chocolate derretido e bata bem. Entretanto envolva o cacau, a farinha de côco, o bicarbonato, o fermento e o sal. Deite a massa na forma e leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Deixe arrefecer antes de cortar. Sirva simples ou com uma (ou duas!) bola de gelado.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 brownies;
tempo de preparação: 20min + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate.


Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Blondies de mirtilos e chocolate branco

Mais uma receita de blondies! Espero que não estejam fartos! Desta vez trago-vos uns blondies de mirtilos com chocolate branco.


Esta combinação é verdadeiramente deliciosa - o ácido dos mirtilos combina na perfeição com a doçura do chocolate branco.


Nesta receita optei por derreter o chocolate branco em vez de colocá-lo em pedaços. O resultado foi uma massa com um sabor mais caramelizado e ainda mais gulosa.


Bem húmidos, estes quadradinhos são perfeitos para o vosso lanche. Optei por usar mirtilos frescos mas podem sempre optar pelos congelados. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
150 gr de chocolate branco;
50 gr de manteiga com sal;
175 gr de mirtilos frescos;
3 ovos grandes;
3/4 chávena de açúcar amarelo;
1 c. (chá) de extracto de baunilha;
1 chávena de farinha de trigo;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal um tabuleiro retangular. Comece por derreter o chocolate e a manteiga em banho-maria e reserve. Entretanto bata os ovos com o açúcar e a baunilha até obter um creme bem fofo. Adicione o chocolate derretido e, de seguida, envolva a farinha, o fermento e o bicarbonato. Por fim, envolva 125 gr de mirtilos na massa. Deite no tabuleiro e polvilhe com os restantes mirtilos. Leve ao forno durante cerca de 35 minutos. Deixe-os arrefecer um pouco antes de cortar.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 15;
tempo de preparação: 20min + 35min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: mirtilos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Barras de arroz tufado com caramelo de tâmaras e amêndoa cobertas com chocolate

Depois daquele maravilhoso caramelo de tâmaras e amêndoa que publiquei na última receita, nada melhor do que usá-lo numas deliciosas barras perfeitas para petiscar a meio do dia.


Bem simples de fazer, estas barras de arroz tufado fazem-se num abrir e fechar de olhos principalmente se já tiverem o caramelo de tâmaras feito.


São ainda finalizadas com chocolate negro derretido. Convencidos?


Eu fiz com arroz tufado mas podem usar qualquer outro cereal tufado ou se forem muito gulosos, cereais de pequeno almoço. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
1 receita de caramelo de tâmaras e amêndoa;
150 gr de arroz tufado;
100 gr de amêndoa crua com pele grosseiramente picadas;
100 gr de chocolate negro com 70% de cacau;
flor de sal q.b.

Modo de preparação:
Forre com papel vegetal um tabuleiro retangular. Numa tigela coloque o arroz tufado, as amêndoas e o caramelo de tâmaras e amêndoa. Misture tudo muito bem e deite no tabuleiro calcando bem com uma colher. Leve ao frigorífico. Entretanto derreta o chocolate negro em banho-maria. Deixe arrefecer um pouco e deite sobre o arroz tufado. Espalhe bem polvilhe com flor de sal e leve ao frigorífico durante cerca de 2 horas. Corte em barras e volte a guardar no frigorífico.

Ficha técnica:
prato: sobremesa/snack;
nº porções: 24 barras;
tempo de preparação: 15min + 2h frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: arroz tufado.

Até breve,


flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS