RSS

Bola de bacon e queijo

E mesmo mesmo a terminar o ano deixo-vos com uma receita salgada, daquelas bem simples e ideal para colocar na sua mesa de passagem de ano.


Esta bola não precisa de tempo para levedar e faz-se de uma forma muito simples. Além disso permite variar os ingredientes principais - no meu caso o queijo não poderia faltar e optei por usar o bacon como carne fria mas podem optar por usar só carnes frias ou mesmo fazer uma versão vegetariana com azeitonas e tomate seco por exemplo.


Espero que o novo ano vos traga aquilo que mais desejarem e que seja repleto de receitas. Bom 2017!


Ingredientes: 
250 gr de queijo flamengo;
250 gr bacon;
4 ovos;
300 ml de leite;
90 gr de manteiga à temperatura ambiente;
125 gr de iogurte grego natural;
500 gr de farinha com fermento;
1 c. (chá) bem cheia de fermento em pó;
sal q.b

Modo de preparação: 
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Corte em pedaços pequenos o bacon e o queijo e reserve. Comece por bater os ovos com a manteiga e o iogurte. Adicione o leite, o sal e, por fim, a farinha e o fermento. Envolva tudo muito bem e adicione o queijo e o bacon. Deposite a massa na forma e leve ao forno durante cerca de 40 minutos. Sirva morno ou frio. 

Ficha técnica: 
prato: entrada; pão;
nº porções: 20;
tempo de preparação: 30min + 40min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: bacon e queijo.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Brownies com cheesecake de frutos vermelhos

Antes de terminar o ano tenho que vos deixar com mais algumas receitas novas. Bem sei que não tenho publicado com tanta regularidade mas esta altura das festas é especialmente confusa também nesta cozinha. Apesar da confusão não poderia terminar o ano sem vos deixar algo bem irresistível, e nada melhor do que os brownies para cumprir esse critério.


A receita que vos trago hoje é isso mesmo - irresistível, pecaminosa, ideal para apreciadores de chocolate e cheesecake e gulosos incuráveis como eu! Imaginem um intenso bolo de chocolate com um cremoso cheesecake por cima e finalizado com um delicioso molho de frutos vermelhos.


Conseguem imaginar uma dentada nestes quadradinhos? A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem e que 2017 seja um ano ainda mais doce para todos os que me acompanham aqui neste canto!


Ingredientes:
Brownie:
3/4 chávena de cacau em pó;
1+1/2 chávenas de açúcar;
2 ovos;
150 gr de manteiga derretida;
1/2 chávena de farinha com fermento;
2 c. (chá) de essência de baunilha;
1 pitada de sal.

Cheesecake:
200 gr de queijo creme;
125 gr de iogurte grego;
1 ovo;
1/4 chavena de açúcar;
1 pitada de sal.

Molho de frutos vermelhos:
175 gr de frutos vermelhos congelados;
1/4 chávena de açúcar;
1/4 chávena de água.

Modo de preparação:
Comece pelo molho de frutos vermelhos levando ao lume todos os ingredientes e deixe ferver durante cerca de 8 minutos e reserve. Entretanto pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Faça o brownie misturando a manteiga, os ovos, o açúcar, a essência de baunilha e o sal. Bata bem e, por fim, misture o cacau e a farinha. Deposite a massa na forma e reserve. Prepare o cheesecake misturando bem todos os ingredientes. Deposite o cheesecake sobre o brownie alisando bem. Por fim coloque colheradas do molho de frutos vermelhos sobre o cheesecake e com a ajuda de um garfo crie um marmoreado entre o cheesecake o o molho. Leve ao forno durante cerca de 40 a 50 minutos. Retire do forno, deixe arrefecer totalmente e corte em quadrados.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 brownies;
tempo de preparação: 30min + 50min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: frutos vermelhos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Creme de chocolate e avelãs

Já estão mesmo a ver o que é este creme de chocolate e avelãs - a famosa Nutella mas numa versão caseira. Podemos dizer que a Nutella é coisa de miúdos mas acho que não há ninguém que resista a tirar uma colher só para provar claro!


Esta receita é bem menos doce que a original e em compensação tem um sabor muito mais forte a chocolate e avelãs torradas. É muito simples de fazer e rende bastante. O mais trabalhoso no meio disto tudo acho que é mesmo torrar as avelãs para lhes tirar a pele de seguida. Não se preocupem se não conseguirem tirar a pele na totalidade - como é tudo triturado nem se nota.


Das inúmeras receitas que existe deste creme de chocolate e avelãs, umas muito gulosas, outras totalmente veganas, optei por fazer esta que resultou na perfeição, dando um maravilhoso presente para oferecerem aos vossos familiares e amigos neste Natal. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
300 gr de avelãs cruas;
50 gr de açúcar;
110 gr de manteiga;
1/2 c. (chá) de sal;
450 gr de chocolate negro (usei com 46% de cacau);
1 chávena de natas.

Modo de preparação:
Comece por tostar as avelãs numa frigideira, virando-as sempre para não queimarem. Deixe-as arrefecer um pouco e esfregue-as com a ajuda de um pano de cozinha para que a pele se solte. Coloque as avelãs tostadas e o açúcar no processador de cozinha e triture tudo até obter uma espécie de manteiga. Entretanto derreta o chocolate em banho maria. Assim que estiver totalmente derretido adicione a manteiga, as natas e o sal. Adicione o chocolate à pasta de avelãs e misture bem. Coloque em frascos previamente esterilizados e guarde no frigorífico.

Nota: para esterilizar os frascos coloque-os num tacho com água e deixe-os ferver cerca de 20 minutos. Deixe-os secar à temperatura ambiente.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: rende cerca de 900 gr;
tempo de preparação: 30min;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: avelãs e chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Pizza com base de abóbora e aveia com tomate, mozzarella e fiambre

Não sei se são grandes apreciadores de pizza. Eu gosto mas confesso que não é algo que coma com muita frequência. A receita que vos trago hoje é bem diferente das pizzas convencionais.


Feita com uma base de abóbora e aveia, esta pizza torna-se uma opção muito saudável para as refeições do dia a dia. Rica em fibra, esta base de pizza substitui na perfeição a tradicional massa de farinha de trigo e até acho que dá menos trabalho a fazer pois não temos que fazer qualquer repouso à massa, nem sequer é necessário esticá-la com um rolo.


Quanto ao recheio, deixo ao vosso gosto e ao que tiverem no vosso frigorífico. O resultado final é uma pizza saciante, repleta de sabor e que não fica nada a dever às tradicionais pizzas. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem.


Ingredientes:
Base:
1 chávena de puré de abóbora bem escorrido;
1 chávena e meia de flocos de aveia;
1 ovo;
1 c. (chá) de manjericão seco;
1 c. (chá) de orégãos secos;
1 c. (chá) de alho em pó;
1/2 c. (chá) de paprica;
sal e pimenta q.b

Recheio:
1 mozzarella fresca;
4 c. (sopa) de molho de tomate (usei caseiro);
150 gr de fiambre cortado em pedaços;
4 tomates cereja;
salsa q.b para decorar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal um tabuleiro rectangular. Num processador coloque a aveia e triture até obter farinha. Deite num recipiente e adicione o puré de abóbora, o ovo, o manjericão, os orégãos, o alho em pó e a paprica. Misture bem e tempere com sal e pimenta. Com a ajuda de uma espátula deposite a massa no tabuleiro e forme um círculo com cerca de 8 mm de espessura. Leve ao forno durante cerca de 15 minutos. Retire, espalhe o molho de tomate, o fiambre, a mozzarella fatiada e o tomate cortado em metades. Leve ao forno durante mais 10 minutos. Decore com salsa e sirva de imediato.

Ficha técnica:
prato: principal, pizza;
nº porções: 4;
tempo de preparação: 20min + 25min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: abóbora.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Brownies duplos de chocolate

Dezembro é sinónimo de alguns excessos. Por todo o lado temos deliciosas tentações natalícias que nos fazem abrir a época muito precocemente. E por estas bandas não sou excepção. Assim sendo, este mês não poderia começar melhor do que com uns belíssimos brownies.
Mas não são uns brownies quaisquer, são uns brownies para viciados em chocolate como eu. Feitos de chocolate negro intenso, estes pecaminosos quadrados são enriquecidos com pedaços de chocolate negro extra, chocolate branco e nozes pecan.


O resultado não poderia ser melhor. Para terem uma ideia desapareceram em 24 horas! O chocolate branco confere a esta pequena maravilha pedaços caramelizados, o chocolate negro derrete-se dando-lhe ainda mais humidade e as nozes pecan conferem o crocante necessário para esta massa riquíssima.


Por incrível que pareça não são nada enjoativos! Já não digo o mesmo do número de calorias que nem me atrevo a contabilizar! A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
300 gr de chocolate negro (usei com 70% de cacau);
100 gr de chocolate branco;
250 gr de manteiga;
250 gr de açúcar amarelo;
4 ovos;
175 gr de farinha de trigo;
40 gr de cacau em pó;
1/2 c. (chá) de fermento em pó;
100 gr de nozes pecan.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Comece por derreter no microondas 200 gr de chocolate negro com a manteiga e reserve. Entretanto bata os ovos com o açúcar até obter um creme volumoso. Adicione o chocolate derretido e, de seguida, a farinha, o cacau e o fermento. Envolva sem bater em demasia. Por fim adicione, o resto do chocolate negro, o chocolate branco e as nozes, todos eles previamente partidos grosseiramente. Deposite no tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 30 a 35 minutos. Não se esqueça que a massa deve ficar um pouco húmida no interior. Deixe arrefecer e corte em quadrados.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 24;
tempo de preparação: 30min + 35min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Cheesecake cru de frutos vermelhos - uma experiência no mundo dos crus!

Há já algum tempo que andava para experimentar estas novas  receitas (pelo menos para mim) de cheesecakes ditos crus. Crus pois são feitos com todos os ingredientes no seu estado mais natural e puro, sem qualquer tipo de confecção e alguns deles classificados mesmo como veganos pois não usam qualquer produto de origem animal.


No meu caso utilizei o mel daí já não poder ser considerado vegano. Estes cheesecakes funcionam quase todos com a mesma lógica : uma base de tâmaras e frutos secos, um recheio à base de cajus hidratados (que faz a vez do queijo creme nos cheesecakes tradicionais) e uma cobertura com fruta ou cacau.


Quanto ao seu sabor, é obviamente muito diferente dos cheesecakes a que estamos habituados. Temos uma base bem adocicada com pequenos pedacinhos de amêndoa, um recheio cremoso de sabor suave e uma cobertura deliciosa de puré de frutos vermelhos. Se gostei? Sim gostei bastante, aliás quando o comi fiquei com aquela sensação de que estou a comer algo bem saudável, saboroso mas ao mesmo tempo com uma conjugação de sabores pouco usual!


Se é melhor que os tradicionais? Na minha opinião não mas eu sou viciada em tudo o que é queijo e o cheesecake é uma sobremesa imbatível para mim. Se repetiria esta receita? Sem dúvida que sim e com outros sabores. Cada vez mais a nossa alimentação deve ser variada e devemos realmente fazer experiências no que toca a degustação. Enfim, desculpem este discurso enorme mas tive de partilhar convosco esta minha experiência no mundo dos crus!


A receita foi adaptada daqui. Nesta receita utilizei quantidades para dois cheesecakes minis mas podem facilmente duplicar ou triplicar as quantidades.

Ingredientes:
Base:
1/2 chávena de tâmaras (cerca de 10);
1/4 chávena de amêndoas cruas com pele.

Recheio:
1 chávena de cajus naturais;
sumo de 1/2 limão;
1/4 chávena de leite de amêndoa ou côco;
1 c. (sopa) bem cheia de mel.

Cobertura:
1/2 chávena de frutos vermelhos (usei frescos);
1 c. (sopa) bem cheia de mel.

Modo de preparação:
Comece por colocar os cajus demolhados em água a ferver durante cerca de uma hora. Faça o mesmo com as tâmaras. Passado esse tempo coloque dois aros metálicos (os meus têm cerca de 6 ou 7 cm) sobre um prato com papel vegetal. Comece por colocar no processador as tâmaras escorridas descaroçadas juntamente com as amêndoas. Triture tudo e dívida a base pelos dois cheesecakes calcando um pouco. Entretanto coloque novamente no processador os cajus escorridos, o sumo de limão, o leite de amêndoa e o mel e triture tudo até obter uma pasta. Se necessário acrescente mais um pouco de mel. Coloque o recheio sobre as bases calcando de novo. Por último, triture os frutos vermelhos com o mel e deposite este puré sobre os cheesecakes. Leve-os ao congelador durante cerca de 2 horas. Passado esse tempo desenforme-os e mantenha-os à temperatura ambiente por 20 minutos antes de servir.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 2;
tempo de preparação: 1h demolho + 20min + 2h congelador;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: frutos vermelhos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo de laranja, azeite e iogurte grego

Vamos directo ao assunto - este bolo é simplesmente divinal. Fofinho, húmido e com um recheio generoso, este bolo tornou-se um dos meus preferidos dos últimos tempos e reparem bem que não tem chocolate!!


Apesar do seu aspecto altamente pecaminoso este bolo é uma versão bem saudável já que temos gorduras como o azeite e a farinha de noz e o seu recheio leva o iogurte grego para reduzirmos consideravelmente a quantidade de natas utilizadas. Além disso este bolo tem um baixo teor de açúcar que na sua maioria é amarelo. Querem melhor que isto?


O seu aspecto imponente torna-o ideal para ocasiões especiais. Como vêem nas fotos acabei por fazer também uma versão mini para fazer o controlo de qualidade claro está! Temos sempre de ver se os sabores estão equilibrados não acham?


A versão mini acabei por dividir em 3 partes mas aconselho a dividirem o bolo grande apenas em duas porções para lhe dar maior estabilidade. Espero que gostem e experimentem! A receita foi adaptada daqui.


Ingredientes:
Bolo:
125 gr de farinha de trigo com fermento;
125 gr de farinha de trigo integral;
100 gr de nozes previamente moídas num processador;
2 c. (chá) de fermento em pó;
1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (chá) de canela;
1 pitada de sal;
2 ovos grandes;
160 gr de açúcar amarelo;
160 gr de iogurte grego;
120 ml de sumo de laranja;
60 ml de azeite;
raspa de 1 laranja.

Recheio:
200 ml de natas frescas;
8 c. (sopa) bem cheias de iogurte grego;
100 gr de açúcar em pó;
doce de laranja q.b para pincelar

Cobertura:
3 c. (sopa) bem cheias de iogurte grego;
6 c. (sopa) de açúcar em pó;
1/2 c. (chá) de sumo de laranja;
fatias de laranja caramelizada q.b
açúcar em pó q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal e unte com manteiga uma forma redonda. Comece por misturar as farinhas, com o fermento, o sal, a canela, o bicarbonato e as nozes moídas. Num outro recipiente bata o azeite, a raspa de laranja e o açúcar. De seguida adicione os ovos um a um, o sumo de laranja e o iogurte grego. Adicione a esta mistura os ingredientes secos, envolvendo bem sem bater em demasia. Deposite a massa na forma e leve ao forno durante cerca de 50 minutos. Entretanto faça o recheio batendo as natas com o açúcar em pó em ponto de chantilly. De seguida adicione o iogurte grego e misture bem. Reserve o recheio no frigorífico. Para a cobertura misture o iogurte grego com o açúcar em pó e o sumo de laranja até obter um glacé com a consistência desejada. Se ficar muito líquido adicione um pouco mais de açúcar em pó. Reserve o glacé no frigorífico. Para a montagem corte o bolo ao meio, coloque uma metade num prato de servir e pincele o topo dessa metade com um pouco de doce de laranja. De seguida espalhe o recheio, coloque a outra metade do bolo ajustando-o bem. Volte a pincelar o topo com doce de laranja e por fim espalhe o glacé. Decore com fatias de laranja caramelizada. Na altura se servir polvilhe com açúcar em pó.

Nota: para fazer as laranjas caramelizadas leve um pouco de açúcar amarelo ao lume e deixe derreter. Coloque as fatias de laranja e deixe-as caramelizar em lume médio virando-as de vez em quando. 

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 50min + 50min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: laranja.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Quadrados crocantes de arroz tufado e chocolate negro

Chocolate, arroz tufado, manteiga de amendoim, óleo de côco e mel são estes os ingredientes necessários para fazer esta pequena maravilha sem glúten.


Estes quadrados não são cozinhados, apenas precisamos de derreter os ingredientes e misturá-los com o arroz tufado. Mais fácil que isto é impossível! É a receita ideal para todos aqueles que não têm paciência para cozinhar.


Este snack além de crocante devido ao arroz tufado é bastante saciante e ficamos nitidamente com a sensação de que estamos a cometer um grande pecado no que respeita à gula. Esta receita rende bastante - obtive cerca de 40 quadrados com o tamanho ideal para enganar o estômago. Podem fazê-la com bastante antecedência e conservam-se muito bem no frigorífico por vários dias.


Podem substituir o arroz tufado por outro grão desde que seja tufado - millet ou quinoa por exemplo - ou misturar vários tipos de grão. Já encontram estes grãos tufados nas áreas de produtos biológicos nos hipermercados. Se não encontrarem podem usar cereais corn flakes como na receita original. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes: 
250 gr de chocolate negro com 70% de cacau;
250 gr de manteiga de amendoim cremosa;
1/2 chávena de mel;
1/4 chávena de óleo de coco derretido;
3 chávenas e meia de arroz tufado.

Modo de preparação:
Leve ao microondas durante cerca de 2 minutos o chocolate, a manteiga de amendoim, o óleo de côco e o mel. Misture bem até ter o chocolate totalmente derretido. Num recipiente largo deposite o arroz tufado e o chocolate derretido misturando tudo muito bem. Deite este preparado num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal. Leve ao frigorífico durante 2 horas. Ao fim desse tempo corte em quadrados e guarde numa caixa hermeticamente fechada no frigorífico.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 40;
tempo de preparação: 10min + 2h frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: arroz tufado.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Batata doce recheada com espinafres, nozes e queijo feta

Adoro batata doce principalmente se for assada no forno com pele. Como-a a qualquer hora do dia. Confesso inclusive que já comi ao pequeno almoço num maravilhoso batido ou smoothie como hoje em dia se chama com laranja e algumas especiarias (um dia destes trago-vos a receita). Mas voltando a esta receita, não poderia ser mais simples - batata doce assada, espinafres salteados, queijo feta e nozes ligeiramente tostadas.


As quantidades são um pouco a vosso gosto, dependendo se são mais ou menos comilões. Esta receita é uma refeição completa, vegetariana, saudável e sem glúten e permite um jantar ideal para aquelas dias em que não apetece cozinhar.


Pode sempre variar o recheio conforme o vosso gosto. Se não encontrarem queijo feta podem sempre usar queijo de cabra ou mesmo requeijão. Eu usei batata doce amarela mas podem optar pela laranja ou mesmo a roxa que já se começa a ver por aí - nunca provei esta última variedade. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes: 
1 batata doce com cerca de 300 gr;
100 gr de espinafres congelados;
35 gr de queijo feta;
1 punhado de nozes grosseiramente partidas e tostadas;
1 c. (chá) de alho seco moído;
1 c. (chá) de azeite;
sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:
Comece por assar a batata doce inteira com pele e bem lavada envolvida em película aderente no forno a 200°C. A minha demorou cerca de 40 minutos até ficar bem assada mas vá vigiando. Entretanto num tacho leve ao lume o azeite e o alho, adicione os espinafres e deixe saltear. Adicione o queijo feta esfarelado e as nozes. Abra a batata doce ao meio e recheie-a com o preparado. Sirva quente.

Ficha técnica:
prato: principal;
nº porções: 1;
tempo de preparação: 50min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: batata doce.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolachas de laranja e chocolate

Depois da última receita de bolachinhas salgadas fiquei com vontade de repetir a dose mas em versão doce claro está. Bolachas, uma caneca de chá e um sofá são os meus ingredientes preferidos para uma tarde bem passada.


A receita que vos trago hoje também é muito simples, rende bastante e pode ser feita com bastante antecedência pois estas bolachas, se correctamente guardadas num recipiente hermeticamente fechado aguentam-se como se tivesse sido feitas na altura.


De sabor intenso a laranja, estas bolachas amanteigadas são repletas de pedaços de chocolate negro tornando-as ainda mais tentadoras. Eu utilizei chocolate negro com 70% de cacau mas se forem ainda mais gulosos que eu podem utilizar chocolate de leite ou chocolate branco porque não?


A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
3 chávenas cheias de farinha;
2 c. (chá) de amido de milho;
1 chávena de açúcar amarelo;
1 chávena de açúcar branco;
200 gr de manteiga amolecida;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 pitada de sal;
2 ovos;
raspa de uma laranja grande (de preferência biológica);
200 gr de chocolate negro com 70% de cacau.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre vários tabuleiros com papel vegetal. Comece por misturar a farinha, o amido de milho, o fermento, o bicarbonato e o sal e reserve. Entretanto bata a manteiga com os açúcares até obter uma mistura bem cremosa. Adicione os ovos um a um, a essência de baunilha e a raspa de laranja. Adicione pouco a pouco a mistura seca de farinha a esta mistura cremosa. Por fim, envolva o chocolate negro grosseiramente picado. Com a ajuda de uma colher de sobremesa forme bolinhas e leve ao forno durante cerca de 12 a 15 minutos, vigiando sempre. Deixe arrefecer um pouco e remova-as do tabuleiro. Guarde num recipiente hermeticamente fechado depois de frias.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 50 bolachas;
tempo de preparação: 40min + 12min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: laranja e chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolachas de queijo da ilha e alecrim

A receita que vos trago hoje não poderia ser mais simples. Queijo da ilha, manteiga, farinha, queijo e alecrim são estes os ingredientes necessários para fazer estas bolachinhas crocantes, salgadas e incrivelmente gulosas.


Sabem bem que eu estou sempre muito mais inclinada para coisas doces do que salgadas mas estas bolachinhas converteram-me ou pelo menos tentaram. De sabor intenso  devido ao queijo da ilha estas bolachas são amanteigadas e bem crocantes tornando-se um excelente aperitivo para qualquer ocasião.


Eu optei por colocar alecrim pois gosto bastante do seu sabor mas se preferirem podem colocar outra erva seca.


Se não forem fãs de queijo da ilha podem optar por outro queijo de preferência com uma consistência mais firme como por exemplo parmesão. Espero que gostem desta sugestão e experimentem!


Ingredientes:
100 gr de queijo da ilha;
100 gr de manteiga à temperatura ambiente;
100 gr de farinha com fermento;
2 c. (chá) de alecrim seco.

Modo de preparação:
Num processador misture todos os ingredientes até obter uma massa consistente. Retire a massa do processador e deite-a numa superfície enfarinhada. Enrole-a formando um cilindro com cerca de 2 cm de diâmetro. Coloque a massa em película aderente e leve-a ao frigorífico durante cerca de uma hora. Passado esse tempo pré-aqueça o forno a 180°C retire a massa do frigorífico e corte bolachinhas com  cerca de 0,5cm de espessura. Coloque-as no tabuleiro e leve-as ao forno durante cerca de 10 a 12 minutos. Deixe-as arrefecer um pouco e guarde-as num recipiente hermeticamente fechada.

Ficha técnica:
prato: snack;
nº porções: 20;
tempo de preparação: 15min + 1h frigorífico + 10min cozedura.
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: queijo.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolinhas de macadâmia, côco e limão

Se há coisa que gosto na cozinha é de experimentar novos sabores e novas texturas. Esta receita que vos trago hoje não poderia ser mais simples. Trata-se de um excelente snack para qualquer hora do dia altamente nutritivo e saciante.


Tudo isto se deve ao seu ingrediente principal - a noz macadâmia. Este fruto seco que confesso não estar muito familiarizada, é altamente nutritivo rico em vitaminas, proteínas e antioxidantes. Tem um sabor bastante suave quase que adocicado e uma textura amanteigada ideal para utilizar em sobremesas.


Estas pequenas bolinhas são exemplo disso mesmo - feitas com a farinha da macadâmia e adocicadas com tâmaras tornam-se perfeitas para enganar o nosso estômago quando a fome já aperta. Não têm glúten e são ricas em gorduras  saudáveis e açúcares naturais.


A receita veio daqui. Espero que gostem e experimentem! Se não encontrarem a macadâmia podem sempre usar amêndoas ou cajus.


Ingredientes:
1 chávena e meia de macadâmia;
3/4 chávena de côco ralado;
1/2 chávena de tâmaras (cerca de 10);
raspa de 1 limão;
1 c. (sobremesa) de sumo de limão;
côco ralado q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Num processador coloque as nozes macadâmia, o côco ralado, o sumo e a raspa de limão e as tâmaras e triture bem. Retire a massa do processador, forme bolinhas do tamanho que desejar e passe-as por côco ralado. Guarde-as no frigorífico num recipiente hermeticamente fechado.

Ficha técnica:
prato: snack/sobremesa;
nº porções: 15 a 20 bolinhas;
tempo de preparação: 15min;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: macadâmia.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Crumble de maçã e frutos vermelhos para comer a dois

Adoro versões minimalistas de sobremesas. Acho sempre que ficam mais bonitas nas fotos. Além disso permite-nos controlar aquele desejo de gula momentâneo sem que se cai no erro de repetí-lo nos dias seguintes.


A receita que vos trago hoje é muito simples - trata-se de um crumble feito com maçã e frutos vermelhos congelados que são cobertos por uma cama estaladiça de aveia e farinha integral. Pode dobrar estas porções sem qualquer problema - tenha apenas em conta o tempo de cozedura.


Neste caso eu fiz duas porções bem generosas ideais para se comer mornas com iogurte grego ou se forem mais gulosos uma bola de gelado de baunilha. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Base:
2 maçãs médias bem firmes;
1 chávena e meia de frutos vermelhos congelados;
1/2 chávena de açúcar amarelo;
3 c. (sopa) de amido de milho;
1 c. (chá) de canela.

Cobertura:
1/2 chávena de flocos de aveia;
1/2 chávena de farinha de trigo integral;
1/2 chávena de açúcar amarelo
75 gr de manteiga fria partida em pedaços.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Comece por descascar e cortar as maçãs em pequenos pedaços e leve-as ao lume com 1/4 de chávena de açúcar. Deixe-as cozinhar durante cerca de 10 minutos. Remova o excesso de líquido das maçãs e adicione os frutos vermelhos, o restante açúcar, o amido de milho e a canela. Deposite a base nos ramequins (não precisa de untá-los). Entretanto prepare a cobertura misturando todos os ingredientes com a ponta dos dedos. Esfarele esta mistura sobre a fruta e leve ao forno durante 30 minutos. Sirva morno com iogurte grego ou gelado.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 2;
tempo de preparação: 25min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: maçã e frutos vermelhos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Muffins XL de abóbora, iogurte grego e chocolate

A época da abóbora está oficialmente aberta nesta cozinha. Sopa de abóbora, abóbora assada, doce de abóbora, cheesecake de abóbora, pão de abóbora, smoothie de abóbora - são tantas as receitas que podemos fazer com esta maravilha que não sei por onde começar. Quer dizer, saber até sei porque começo sempre com alguma gulodice.


A receita que vos trago hoje por incrível que pareça é bastante saudável - tem baixo teor de açúcar e gordura e é feita com farinha integral. Claro que não é totalmente inocente porque além da abóbora leva também maravilhosos pedaços de chocolate negro.


De textura bem húmida, estes muffins são densos, saciantes e incrivelmente gulosos com os pequenos pedaços de chocolate semi derretidos no seu interior. Podem fazê-los bem mais pequenos ou optar por fazer, como na receita original, numa forma de bolo inglês. Tenham só em conta os tempos de cozedura. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
1 chávena de puré de abóbora (cerca de 350 gr de abóbora cozida triturada);
1/2 chávena de iogurte grego natural;
1 ovo grande;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1/3 chávena de manteiga derretida;
1/2 chávena de açúcar amarelo;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 pitada de sal;
2 c. (chá) de canela;
1 c. (café) de noz moscada;
1 chávena de farinha de trigo integral;
1/2 chávena de farinha de aveia (flocos de aveia triturados);
100 gr de chocolate negro grosseiramente picado.

Modo de preparação: 
Pré-aqueça o forno a 180°C. Prepare um tabuleiro de muffins - usei um tabuleiro de silicone para  6 muffins XL mas pode utilizar um tabuleiro normal de 12 muffins. Neste último caso não se esqueça de untá-lo. Comece por misturar o puré de abóbora com o iogurte grego, o açúcar, o ovo, a manteiga e a essência de baunilha. Entretanto num outro recipiente misture a farinha de trigo integral e a de aveia, a canela, a noz moscada, o fermento, o bicarbonato e o sal. Deite esta mistura seca na mistura húmida e envolva bem. Por fim, adicione os pedaços de chocolate e deposite a massa pelas formas de muffins. Leve a cozer durante cerca de 35 a 40 minutos. Deixe arrefecer totalmente e desenforme.

Nota: se optar por muffins mais pequenos tenha em conta o tempo de cozedura que deverá andar por volta dos 25 a 30 minutos.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 6 muffins XL;
tempo de preparação: 30min + 40 min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: abóbora.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Quadrados de chocolate, côco e amêndoa

O chocolate já fazia falta por estes lados. Depois de três ou quatro receitas sem este pequeno não podia deixar passar mais uma semana sem o utilizar. E nada melhor do que uns deliciosos quadrados com côco e amêndoa para me deixar absolutamente nas nuvens.


Apesar do seu ar incrivelmente pecaminoso, acreditem que esta receita é bastante saudável mas mais uma vez não vale comer o tabuleiro todo num só dia. Feito com uma base de amêndoa e tâmaras, estes quadradinhos têm no seu recheio uma intensa mistura de côco e são cobertos por um maravilhoso chocolate negro derretido com manteiga de amendoim.


Ao prová-los ficamos com aquela sensação de conforto e saciedade o que para uma gulodice destas é excelente. Ideal para uma pausa a meio da manhã ou da tarde estes quadrados conservam-se durante vários dias no frigorífico numa caixa hermeticamente fechada.


A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Base:
1/2 chávena de amêndoas cruas com pele;
1 chávena de côco ralado;
12 tâmaras;
1/4 chávena de óleo de coco derretido (ou manteiga magra);
2 c. (chá) de essência de baunilha.

Recheio:
2 chávenas de côco ralado;
1/2 chávena de iogurte vegetal natural (ou iogurte grego);
2 c. (sopa) de mel;
1 pitada de sal.

Cobertura:
300 gr de chocolate negro com 70% de cacau;
2 c. (sopa) de manteiga de amendoim cremosa.

Modo de preparação:
Comece por forrar com papel vegetal um tabuleiro rectangular. Prepare a base colocando no processador a amêndoa, o côco, as tâmaras partidas em pedaços e descaroçadas e a baunilha. Adicione o óleo de coco e volte a pulsar de novo. Deposite esta base no tabuleiro calcando com os dedos e leve ao frigorífico. Entretanto prepare o recheio colocando novamente no processador o côco, o mel, o sal e o iogurte. Deposite esta mistura sobre a base calcando bem e leve de novo ao frigorífico. Entretanto derreta no microondas 275 gr de chocolate negro com a manteiga de amendoim. Deposite esta mistura sobre o recheio de côco. Parta em pedaços grosseiros o restante chocolate e espalhe sobre o tabuleiro. Leve ao frigorífico durante cerca de 40 minutos. Na altura de servir parta em quadrados.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 15 a 20 quadrados;
tempo de preparação: 30min + 40min frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate e côco.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS