RSS

Porco à parmegiana

Desta vez trago-vos uma receita já conhecida de muitos, mas que não resisti em partilhar aqui no blog, pois é simplesmente deliciosa. Porco à parmegiana é um belo panado feito no forno coberto por um suculento molho de tomate caseiro, finalizado com fatias de mozzarella derretida. O resultado é delicioso e trata-se de um prato bastante simples e rápido que pode ser preparado com antecedência, prevendo as correrias do dia-a-dia. Em vez da carne de porco, podem utilizar frango, perú ou outra carne a gosto. Se quiserem tornar o prato menos calórico utilizem quejos com baixo teor de gordura. Esta receita serve 2 pessoas.




Ingredientes:
2 costeletas de porco desossadas;
2 tomates maduros;
1 dente de alho picado;
1 cebola pequena picada;
1 c. (chá) de orégãos;
2 c. (sopa) de azeite mais um pouco para untar a carne;
2 c. (sopa) de pão ralado;
2 c. (sopa) de queijo parmesão ralado;
1 bola de mozzarella fresca;
sal e pimenta q.b;

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Comece por misturar o pão ralado com o parmesão e reserve. Tempere a carne com sal e pimenta e unte-a com um fio de azeite. Passe-a depois pela mistura de pão ralado e queijo. Leve-a ao forno durante cerca de 15 minutos e reserve. Entretanto prepare o molho de tomate levando ao lume a cebola e o alho juntamente com o azeite. Deixe alourar e junte o tomate partido em pedaços. Deixe estufar até que o tomate se desfaça, tempere com sal e adicione os orégãos. Coloque o molho de tomate por cima da carne. Fatie a mozzarella fresca e distribua-a por cima do molho de tomate. Leve ao forno por mais 5 minutos. Sirva quente com uma boa salada.

Nota: atenção ao sal que coloca na carne pois os queijos já têm normalmente uma quantidade significativa de sal. Pode passar o tomate estufado por uma varinha mágica se quiser um molho mais uniforme. Em vez da bola de mozzarella fresca pode utilizar a fatiada ou ralada.

Até breve,
flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Brownies com Oreos

Como já se aperceberam, os brownies são um dos meus bolos favoritos e todas as sugestões de brownies são sempre bem vindas. Quando vi esta receita feita pela Lorraine Pascale num programa televisivo decidi, de imediato, que passaria a ser uma daquelas a fazer muito brevemente. O aspecto húmido e cremoso de um brownie intenso de chocolate mistura-se com o crocante das bolachas Oreo, terminando num manjar delicioso para todos os amantes de chocolate. Segui a receita à risca mas para a próxima já sei que a tenho de duplicar já que desapareceram num tarde, num abrir e fechar de olhos. É simplesmente divinal!



Ingredientes:
165 gr de manteiga;
200 gr de chocolate negro partido em pedaços;
3 ovos;
2 gemas;
1 vagem de baunilha ou 2 c. (chá) de essência de baunilha;
165 gr de açúcar amarelo;
2 c. (sopa) de farinha com fermento;
1 c. (sopa) de cacau em pó;
155 gr de bolachas Oreo partidas em quartos;
1 pitada de sal;
açúcar em pó para polvilhar (opcional).

Modo de preparação:
Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal e unte-o com manteiga. Derreta a manteiga, retire do lume e adicione o chocolate partido em pequenos pedaços, deixando-o derreter por completo. Pode opcionalmente derreter o chocolate com a manteiga no micro-ondas durante alguns segundos. Bata os ovos com as gemas e a baunilha até obter um creme esbranquiçado e fofo. Adicione o açúcar aos poucos mexendo sempre. Adicione também o chocolate derretido, sempre junto ao bordo do recipiente onde está a bater (para que a massa não perca o ar que ganhou) misturando bem. Por fim, misture a farinha, o cacau em pó, o sal e cerca de 50 gr de bolachas Oreo. Despeje a mistura na forma e coloque as restantes Oreos na superfície da massa calcando ligeiramente. Leve a cozer durante cerca de 25 minutos. Deixe arrefecer, corte em quadrados e polvilhe com açúcar em pó se desejar.

Até breve,
flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Fudge de chocolate e amendoim

Quantas vezes não somos invadidos por um desejo insaciável por algo doce? E quantas vezes não abrimos o frigorífico e não é bem aquilo que queríamos? Para quem se revê nestas situações esta é a sobremesa ideal. De nome estranho, fudge designa uma sobremesa rica e cremosa com uma textura que se derrete na boca. Pode combinar uma série de variações dependendo da criatividade de cada um - outro tipo de chocolate ou outro tipo de fruto seco. Com apenas 4 ingredientes, demora cerca de uns 5 minutos a ser preparada e cria uma dependência incessante a quem a prova. É também uma sobremesa ideal para uma festa de crianças - rica em chocolate, simples de confeccionar e verdadeiramente deliciosa! Quanto ao número de doses que rendeu, sinceramente não vos sei dizer, pois desapareceram num ápice!




Ingredientes:
200 gr de chocolate com 70% de cacau;
1 lata de leite condensado (utilizei magro);
200 gr de amendoins com sal;
1 c (chá) de essência de baunilha.

Modo de preparação:
Leve ao lume o leite condensado com o chocolate, mexendo sempre, até estar totalmente derretido. Retire do lume e adicione a essência de baunilha. Adicione os amendoins e misture bem. Verta o preparado num recipiente previamente forrado com folha de alumínio. Leve ao frigorífico por cerca de 2 a 3 horas até solidificar. Corte em pequenos quadrados antes de servir.

Nota: é mais fácil se usar papel de alumínio em vez de papel vegetal, pois descola-se mais facilmente. Quando for cortar passe a lâmina da faca por água quente - assim evita que o chocolate se agarre à lâmina.

Até breve,
flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Frango em papelote

Há alturas em que o nosso corpo pede por comida saudável, seja por questões de saúde, seja por desejo de perder uns quilitos, seja porque cometemos inúmeros erros alimentares durante dias festivos e é chegada a altura de colocar um travão. Esta receita muito simples, mas ao mesmo tempo muito saborosa, permite uma refeição bem saudável preservando todos os sabores dos alimentos, uma vez que é feita em papelotes. É muito simples de confeccionar e permite variar tanto o tipo de legumes como o tipo de proteínas utilizadas. Neste caso optei por frango, curgete, tomate e cebola. As quantidades dos ingredientes também podem variar conforme o vosso gosto pessoal. Esta receita serve 1 pessoa.



Ingredientes:
1 peito de frango;
1 cebola pequena;
1 tomate pequeno;
1 dente de alho picado;
1/2 curgete pequena; 
2 c. (sopa) de azeite;
1 c. (chá) de mostarda dijon;
1 c. (chá) de oregãos;
sal e pimenta q.b
sumo de limão q.b

Modo de preparação:
Comece por pré-aquecer o forno a 200ºC. Corte um rectângulo de folha de alumínio ou papel vegetal  com dimensão suficiente para a poder fechar. Comece por preparar o tempero misturando o azeite com a mostarda, o sumo de limão, os oregãos, o alho picado, o sal e a pimenta. Misture bem e reserve. Comece por dispor os legumes no papel de alumínio começando pela cebola cortada em rodelas finas, seguida da curgete e do tomate também em rodelas. Regue com o pouco do tempero. Entretanto coloque o restante tempero em todo o peito de frango e coloque-o sobre a cama de legumes. Feche bem o papelote e leve a cozer por cerca de 30 minutos. 

Nota: cuidado ao abrir o papelote pois sairá vapor muito quente. 

Até breve,
flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Strudel de pêra avelãs e queijo snack Président

Ao percorrer blogues vizinhos deparei-me com a notícia de um passatempo da marca Président. O objectivo era confeccionar uma receita com o novo snack Président e as 12 melhores receitas ganhariam um workshop com o chef Chakall. Claro que fiquei logo com vontade de participar e andei durante uns dias a pensar no que poderia fazer. Como a minha tendência é sempre para as sobremesas resolvi confeccionar um strudel com pêra, avelãs e este maravilhoso queijo. Estava um pouco na expectativa com o resultado final pois não tenho muita experiência com este tipo de queijos, principalmente quando são cozinhados. A massa filo estaladiça e as avelãs crocantes contrastam com uma pêra doce e um quejo de sabor suave que derrete suavemente e encaixa na perfeição neste strudel. Espero que gostem da receita. Quanto ao passatempo, boa sorte a todos os participantes!




Ingredientes: 
4 folhas de massa filo
100 gr de queijo snack président;
100gr de avelãs torradas e grosseiramente picadas;
2 pêras grandes;
2 c. (sopa) de açúcar amarelo;
1 c. (chá) de canela moída;
sumo e raspa de 1/2 limão;
1 c. (sopa) de manteiga

Modo de preparação:

Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal. Descasque e corte as pêras em pequenos pedaços, regue com o sumo e a raspa de limão, adicione o açúcar amarelo e as avelãs e reserve. Entretanto prepare a massa filo: derreta a manteiga e unte cada uma das folhas sobrepondo-as. Coloque a mistura da pêra e avelãs sobre a massa, deixando algumas margens para poder enrolar. Disponha fatias de queijo snak président sobre a pêra e feche a massa formando um rolo. Unte com mais um pouco de manteiga. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos e deixe arrefecer antes de servir.

Até breve,
flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Biscoitos integrais de nozes e aveia

Com as correrias do dia-a-dia, o tempo para cozinhar torna-se mais escasso e a opção por refeições rápidas e sem grandes ornamentos é uma necessidade. Esta receita nasceu de um desejo a meio do dia por algo doce mas ao mesmo tempo saudável. E a mistura de ingredientes foi aparecendo com o que se encontrava na despensa e no frigorífico. Devo confessar-vos que sou fã de tudo o que leva flocos de aveia e estes biscoitinhos ficaram deliciosos. Fazem-se em 5 minutos apenas e podem sempre variar o tipo de frutos secos. Ficam extremamente estaladiços e acompanham lindamente um chá a meio da tarde. E claro está que o peso na consciência por comermos algo doce vai-se esvanecendo a cada dentada! Esta receita rende cerca de 15 biscoitos.



Ingredientes:
100 gr de farinha integral;
50 gr de flocos de aveia finos;
50 gr de nozes grosseiramente picadas;
50 gr de manteiga amolecida;
75gr de açúcar mascavado;
1 c. (café) de fermento em pó;
1 c. (café) de canela moída;
1 ovo

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 200ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal. Misture todos os ingredientes secos excepto as nozes. Adicione a manteiga amolecida e o ovo e misture bem. Por fim adicione as nozes e envolva bem na massa. Coloque pequenas bolinhas num tabuleiro e leve a cozer cerca de 15 minutos. Deixe arrefecer totalmente e guarde-os numa caixa hermeticamente fechada.

Até breve,
flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS