Como disse num post anterior, a aveia tornou-se uma descoberta maravilhosa no meu pequeno mundo culinário. Não sei se por moda, já que meio mundo fala da aveia e dos seus benefícios. Não que isso seja algo negativo, muito pelo contrário. Devemos cada vez mais apostar numa alimentação saudável e em alimentos em bruto, pouco ou nada refinados. E hoje em dia, é muito fácil encontrar receitas com este maravilhoso cereal integral, rico em fibras, proteínas e vitaminas. O difícil é mesmo escolher a receita. Hoje optei por apresentar-vos uma receita (mais uma entre tantas as já publicadas no mundo da internet) de bolachas de aveia. Vi esta receita no livro "pastelaria passo-a-passo" e adaptei-a e acho que ela pode ser uma inspiração para tantas outras receitas de bolachas de aveia. São muito simples e rápidas de fazer e garanto-vos que são absolutamente deliciosas e perigosamente viciantes. A partir desta receita, quem manda é a imaginação: frutos secos ou desidratados, chocolate branco ou preto, coco, sementes, especiarias - todas elas são opções para enriquecer esta receita. Esta certamente será a primeira de muitas outras bolachas de aveia.
375 gr de flocos de aveia finos;
175 gr de manteiga;
1 ovo;
250 gr de açúcar amarelo;
4 c. (sopa) de água;
140 gr de farinha;
1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1/2 c. (chá) de extracto de baunilha;
1 pitada de sal
Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e cubra um tabuleiro grande com papel vegetal. Misture a manteiga com o açúcar até obter uma massa cremosa. Adicione o ovo, a água, e o extracto de baunilha. À parte misture a farinha com a aveia, o bicarbonato e o sal. Adicione esta mistura seca à massa cremosa, envolvendo bem todos os ingredientes. Faça pequenas bolas, espalme-as ligeiramente e coloque-as bem afastadas umas das outras no tabuleiro. Leve ao forno por cerca de 15 minutos. Antes de retirá-las do tabuleiro deixe-as arrefecer um pouco para não se partirem. Esta receita rendeu-me cerca de 30 bolachas.
Nota: ao irem ao forno estas bolachas crescem bastante e espalmam, daí a importância das separar no tabuleiro no momento da cozedura.
Até breve,
flor do brownie
15 comentários:
Que lindas bolachinhas!! O saudáveis qb e gulosas ao mesmo tempo!!!
Uma pequena maravilha!
Beijinhos,
MEna.
hummm... gosto assim, simples, mesmo! Ou salpicadas com flor de alfazema, ficam com um sabor bem delicado. Adorei, já anotei a receita!
Adoro bolachas de aveia e achei as tuas tão lindas.
Bj
Que bolachas maravilhosas!
Beijinhos!
Adoro bolachas de aveia, ficaram uma delicia as tuas :)
Beijinhos,
Joana
Que belas bolachinhas! Estão lindas!
Ficaram lindas e estaladiças, gostei
Que lindas bolachinhas, inham!! :)
Beijinhos,
Mafalda
Vou levar a receita, tenho bastante aveia na despensa.
Beijinhos,
http://thatcakesweet.blogspot.pt
Boa noite!
Que bolachinhas apetitosas! Vou levar uma!
E que blog delicioso! Já vou seguir!
Beijinhos
Olá :)
Espectaculares essas bolachas de aveia, adorei a receita, vou levar comigo com a sua permissão !
Entretanto quero dizer que gostei muito do seu cantinho, tornei-me sua seguidora e convido-a a visitar-me e, se gostar, a seguir-me também !:)
Um beijinho *
Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt
Por ser muito nutritiva e ajudar na prevenção de algumas doenças, a aveia tornou-se de facto, num alimento "da moda". Ainda por cima, é muito versátil, podendo ser consumida desde um mero punhado numa salada, como a enriquecer uma sopa, ou até numas deliciosas bolachas como as que nos apresenta. Gosto imenso e já fiz com passas e com coco. Ñão costumava usar o bicarbonato, mas vou experimentar também esta receita, já que as bolachinhas estão com tão agradável e apetitoso aspecto.
beijinhos.
Ficaram muitos lindas...e bem convidativas!!!
Vou levar este lindo montinho para a minha caixa que está vazia já algum tempo!
Ainda nem tinha reparado no teu Blog; sou uma distraída. :)
Agora já sou seguidora!
Beijinhos;
Sobremesas de Domingo.
Ficaram com um aspecto maravilhoso, estaladiças!
Olá!
estas bolachinhas estão um mimo e apetitosas!
Ficavam bem na minha latinha, mas já me contento com a receita!
Enviar um comentário