Desde que vi esta receita no maravilhoso blog Coco e Baunilha acabei com qualquer incerteza de fazer um folar caseiro para esta Páscoa. O intenso aroma a canela e a erva-doce invadiu toda a casa durante a sua cozedura e a expectativa era grande. Como podem ver não consegui fotografá-lo inteiro - fatia a fatia ia desaparecendo aos poucos, porque é sempre só mais um bocadinho! Não fosse conservar uma linda fatia para a foto, não teria maneira do mostrar. Esta receita foi feita na íntegra na máquina de fazer pão (MFP) e a ordem dos ingredientes deve ser respeitada criteriosamente. Dá um folar grande com cerca de 1Kg de peso.
Ingredientes:
200 ml de leite morno;
3 ovos;
125 gr de manteiga à temperatura ambiente;
1 c. (sopa) de mel;
250 gr de açúcar;
1 c. (chá) de fermento seco - podem também usar 12gr de fermento de padeiro que deve ser previamente diluído no leite morno;
2 c. (chá) de canela (coloquei um pouco mais);
2 c. (sopa) de erva-doce em pó;
raspa de 1 limão;
500 gr de farinha;
miolo de noz q.b;
doce de gila q.b
Modo de preparação:
Coloque todos os ingredientes pela ordem indicada (excepto o miolo de noz e o doce de gila) na MFP. Programe o seguinte: "pão doce" com cerca de 1kg e grau de cozedura mínimo. Ao sinal de aviso da MFP adicione as nozes (coloquei cerca de 125 gr e não as parti) e o doce de gila (coloquei cerca de 200 gr). Pode também colocar mais canela em pó se assim o desejar. No final da cozedura verifique com um palito se já está pronto. Na minha MFP coloquei mais 30 minutos de cozedura no programa "cozer". Deixa arrefecer e sirva.
Nota: deixei ficar este folar bem húmido no interior mas se quiser pode deixá-lo cozer por mais tempo.
Até breve,
flor do brownie
Até breve,
flor do brownie
2 comentários:
ficou lindo e com esses ingredientes eu com certeza que ia adorar.
bjs
que blog lindo.
que receitas de matar a gente de vontade de provar tudo.
adorei. adorei a diversidade das coisas que voce cozinha. se precisar de uma provadora de comidas conte comigo. :-)
Enviar um comentário