26 de novembro de 2020

Fogaças de Alcochete

Hoje resolvi trazer-vos uma receita de uns bolinhos secos bem tradicionais. Já ouviram falar das fogaças de Alcochete? Pois bem apresento-vos estas pequenas maravilhas. De sabor intenso a canela e limão, as fogaças são perfeitas para ter em casa e acompanhar uma boa chávena de chá a meio da tarde. São muito simples de fazer, levam meia dúzia de ingredientes e ficam prontas num abrir e fechar de olhos. 


Fiquei a conhecê-las através das farinhas Branca de Neve e confesso que só me arrependo de não ter dobrado a receita. Estes bolinhos são perfeitos para guardar pois aguentam bastante tempo sem perderem a sua crosta estaladiça. Pensa-se que estes bolinhos foram criados há 600 anos pelos barqueiros em honra da Nossa Senhora da Atalaia. Espero que gostem e experimentem e já sabem protejam-se!


Ingredientes:
260 gr de farinha Branca de Neve fina;
180 gr de açúcar amarelo;
1 c. (sopa) de canela moída;
raspa de 2 limões;
70 gr de manteiga derretida;
50 ml de água.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 170°C e forre com papel vegetal um tabuleiro retangular. De seguida, numa taça, misture a farinha com o açúcar, a canela e a raspa dos limões. Adicione a manteiga derretida e a água e amasse bem. Forme bolinhas de massa, coloque-as no tabuleiro e calque-as ligeiramente com os dedos. Com uma faca faça uma cruz em cada bolinho e leve ao forno durante cerca de 25 minutos. Guarde-os num recipiente hermético depois de frias.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 9;
tempo de preparação: 15min + 25min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: canela e limão.

Até breve,

flor do brownie

Sem comentários:

Enviar um comentário