12 de janeiro de 2016

Bolo integral de dióspiro e nozes pecan

Vou confessar-vos que a receita que vos trago hoje resultou de mais uma experiência aqui pela cozinha. Trata-se de um saudável bolo de dióspiro com baixo teor de açúcar e gordura adicionados. O dióspiro nunca foi uma fruta que apreciasse - o seu aspecto mole e quase enjoativo não me atraía minimamente até que me deram a conhecer uma outra variedade mais consistente que me fez mudar de ideias.


Com esta receita descobri que a sua doçura natural fica lindamente em bolos conferindo-lhes uma humidade extra lembrando-me um pouco o puré de abóbora cozida. Ao puré de dióspiros adicionei ainda tâmaras juntando assim muito menos açúcar ao bolo. As nozes finalizam na perfeição este aromático bolo. Espero que gostem e experimentem.


Ingredientes:
200 gr de farinha de trigo integral;
100 gr de farinha de trigo com fermento;
3 dióspiros (dos mais rijos);
8 tâmaras;
3 ovos;
50 ml de azeite com baixo grau de acidez;
sumo e raspa de 1 laranja;
100 gr de açúcar amarelo;
1 c. (chá) de canela;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
100 gr de nozes pecan.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e unte e forre o fundo de uma forma de bolo inglês. Comece por descascar e descaroçar os dióspiros e coloque-os no liquidificador partidos em pedaços. Adicione as tâmaras descaroçadas e partidas em pedaços e o sumo e a raspa de laranja. Bata tudo até obter um creme uniforme e reserve. Bata bem os ovos com o açúcar. Adicione o puré de dióspiro, o azeite, a canela e a baunilha. Por fim, adicione as farinhas e o fermento sem bater em demasia e envolva as nozes pecan grosseiramente picadas. Leve ao forno durante cerca de 35 a 40 minutos. Deixe arrefecer totalmente e  sirva. Guarde numa caixa hermeticamente fechada no frigorífico.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 14;
tempo de preparação: 25min + 40min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: dióspiro e nozes.

Até breve,

flor do brownie

2 comentários:

  1. Vou experimentar de certeza! Hoje fiz um parecido mas de maçã! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parece muito bom! É uma maneira interessante de usar dióspiros :)

    ResponderEliminar