RSS

Quadrados de caramelo e chocolate com flor de sal

Bolacha amanteigada, leite condensado, ganache de chocolate e flor de sal, são estes os ingredientes principais destes pequenos quadrados que vos trago hoje.


Receita perfeita para os grandes gulosos, estes quadrados pecaminosos são uma verdadeira perdição. Formados por uma bolacha crocante, são recheados com um caramelo intenso feito com leite condensado e finalizados com uma intensa ganache de chocolate negro com 85% de cacau e umas pedrinhas de flor de sal.


Confesso que estes quadradinhos são bastante doces, talvez até demasiado doces para o meu paladar, mas garanto-vos que são divinais acompanhados por uma boa chávena de café.


Eu optei por utilizar chocolate negro bem intenso mas usei o que gostarei mais, tendo em conta que o recheio de leite condensado é bem doce.


A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Base:
225 gr de farinha de trigo sem fermento;
75 gr de açúcar branco;
225 gr de manteiga à temperatura ambiente.

Recheio:
1 lata de leite condensado;
150 gr de açúcar amarelo;
150 gr de manteiga à temperatura ambiente;
120 ml de natas;
120 ml de mel;
1 c. (chá) de flor de sal.

Cobertura:
300 gr de chocolate negro com 85% de cacau;
200 ml de natas;
flor de sal q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Comece por preparar a base misturando a farinha com o açúcar e de seguida a manteiga. Amasse bem até obter uma mistura areada. Calque a massa sobre tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 15 minutos até alourar. Retire do forno e deixe arrefecer. Entretanto prepare o recheio levando ao lume médio todos os ingredientes mexendo sempre. Quando começar a ferver baixe o lume e mexe sempre durante cerca de 8 minutos até obter uma cor âmbar é uma mistura mais espessa. Deite o caramelo sobre a bolacha e leve ao frigorífico durante cerca de 30 minutos. Por fim, prepare a ganache levando ao lume as natas para aquecerem. Antes de começarem a ferver retire-as do lume e adicione o chocolate grosseiramente partido mexendo sempre até obter uma ganache cremosa. Deite sobre o caramelo e leve ao frigorífico durante pelo menos 2 horas. Na altura de servir corte os quadradinhos e polvilhe com flor de sal.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 24 quadrados;
tempo de preparação: 30min + 30min cozedura + 2h30 frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: leite condensado e chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário