RSS

Novo blog

Para quem ainda não sabe, a flor do brownie mudou de morada.

Agora podem encontrar-me em www.flordobrownie.com

Aí vão poder encontrar novas receitas e muitas outras novidades. Posso contar com a vossa visita? 




Até breve,


flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Mudei de cozinha mas levo os brownies comigo

Quando iniciei o projecto flor do brownie há cerca de 8 anos atrás nunca pensei que esta partilha de receitas se prolongasse por tantos anos. 

Receita atrás de receita o blog foi crescendo e, ao fim deste tempo, já conta com mais de 500 receitas, umas melhores, outras piores, mas todas elas partilhadas para que vocês, os meus queridos leitores, pudessem usufruir, experimentar e criticar o que por aqui se cozinhava. 

Tendencialmente açucarada, a flor do brownie mudou de cozinha. Senti necessidade de lhe dar uma nova imagem, mais jovem e mais dinâmica, que vos cativasse ainda mais mas sempre com as receitas mais doces.

Este blog vai permanecer e poderão consultar as minhas receitas mais antigas mas a partir de agora vão poder encontrar-me em www.flordobrownie.com

Espero que gostem das novidades! E espero por vocês na minha nova cozinha!



Até breve,


flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo de caneca de cacau e nozes sem farinha

Hoje venho deixar-vos mais uma receita de bolo de caneca que podem fazer tanto no microondas como no forno. Já vos disse que adoro os bolos de caneca? Feitos em muito pouco tempo para uma ou duas pessoas, os bolos de caneca são perfeitos para saciar aquele momento de gula súbito. 


Podemos fazê-los mais ou menos pecaminosos e com mais ou menos toppings consoante a nossa gula. O bolinho que vos trago hoje é feito com cacau e nozes, numa versão muito saudável, sem glúten e sem farinha. Esta receita rende dois bolinhos mas podem sempre multiplicá-lo pelas vezes que quiserem. 


Se fizerem no microondas terão um bolinho pronto em pouco mais de 5 minutos mas se o fizerem no forno também não levará muito tempo a ficar pronto - cerca de 15 minutos entre preparar e cozer no forno. Espero que gostem e experimentem e já sabem protejam-se!


Ingredientes:
2/3 de chávena de nozes;
3 c. (sopa) de cacau em pó;
2 c. (sopa) de açúcar de côco;
1 c. (café) de fermento em pó;
1/2 iogurte natural;
2 c. (sopa) de óleo de côco derretido;
1 ovo;
1 c. (café) de extrato de baunilha;
iogurte e nozes q.b para servir.

Modo de preparação:
Prepare duas canecas ou dois ramequins que possam ir ao microondas. Se optarem pelo forno pré-aqueçam a 180°C. Coloque no processador as nozes e triture bem. Adicione todos os outros ingredientes e volte a processar bem. Divida a massa pelos dois ramequins e leve ao microondas na potência máxima durante cerca de 1 minuto ou ao forno durante cercado 10 minutos. Deixe arrefecer ligeiramente e sirva com iogurte e nozes picadas.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 2;
tempo de preparação: 5min + 1min microondas (ou 10min forno);
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: cacau e nozes.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Quadrados saudáveis de côco, chocolate e manteiga de amendoim

Confesso que tenho feito algumas receitas em doses minimalistas mas que nem sempre as fotografo, seja porque são tão simples ou porque pura e simplesmente as como de imediato e nem tenho tempo de partilhar convosco a receita. Mas prometo que agora vou tentar organizar-me para que as receitas saiam de forma mais assídua. 


Em pleno confinamento opto quase sempre por sobremesas para comer a dois ou em doses mais reduzidas já que a partilha com família ou amigos não é possível. 


Hoje trago-vos uns quadradinhos muito simples com côco, chocolate e manteiga de amendoim que se fazem muito rapidamente e que são incrivelmente deliciosos. 


Esta receita além de saudável, não contém glúten e podem torná-la totalmente vegana se utilizarem xarope de agáve em substituição do mel. 


Esta receita rende 4 quadrados jeitosos ou 8 numa versão snack. Espero que gostem e experimentem e já sabem protejam-se!


Ingredientes:
Base:
1/3 de chávena de farinha de côco;
1 c. (sopa) de mel;
1 c. (sopa) de óleo de côco sólido.

Recheio:
1/4 de chávena de manteiga de amendoim;
1 c. (sopa) de mel;
1 c. (sopa) de óleo de côco sólido;
1/3 chávena de côco ralado;
1/2 c. (chá) de extrato de baunilha.

Cobertura:
20 gr de chocolate negro derretido.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal uma forma 15cm x 7cm (ou uma marmita que possa ir ao forno). Faça a base misturando com a ponta dos dedos a farinha de côco com o mel e o óleo de côco até obter uma massa uniforme. Calque a base sobre o papel vegetal e leve ao forno durante cerca de 15 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer. Entretanto prepare o recheio colocando numa panela a manteiga de amendoim, o óleo de côco e o mel e leve ao lume até derreter. Adicione o côco ralado mexa e retire do lume. Deite o recheio sobre a base deixe arrefecer e leve ao frigorífico durante cerca de 1 hora. Passado esse tempo deite sobre os quadrados um pouco de chocolate derretido e sirva.

Fica técnica:
prato: sobremesa/snack;
nº porções: 8;
tempo de preparação: 15min + 15min forno + 1h frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: côco.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Crumble saudável de pêra com figos secos e nozes

Se há coisa que gosto de fazer é um crumble. É daquelas sobremesas sempre versáteis que permitem utilizar alguma fruta que esteja posta de lado, podemos fazê-los mais ou menos saudáveis, com ou sem glúten e um pouco ao nosso gosto sem grandes medidas. 


Desta vez resolvi fazer um crumble de pêra mas com uma cobertura totalmente diferente. Sabem aqueles belos figos secos recheados com nozes que habitualmente comemos por altura do natal? 


Pois bem, tinha alguns cá por casa e resolvi utilizá-los no crumble conferindo um a doçura natural. Este crumble resolvi fazê-lo sem glúten e totalmente vegano mas já sabem que podem sempre adaptar a receita se não tiverem algum dos ingredientes. 


É ainda uma excelente opção de lanche ou mesmo pequeno almoço porque não? Servi-o como sempre com iogurte mas se quiserem algo mais guloso nada como uma bolinha de gelado. Esta receita rende dois crumbles. Espero que gostem e experimentem e já sabem protejam-se!


Ingredientes:
2 pêras médias;
6 figos secos recheados com nozes;
2 c. (sopa) de óleo de côco sólido;
2 c. (sopa) de farinha de côco;
1 pitada de canela;
iogurte natural q.b para servir.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e prepare dois ramequins. Comece por descaroçar a pêra e cortar em pedaços pequenos e coloque uma pêra em cada ramequim. Entretanto prepare o crumble triturando num processador os figos com nozes. Retire os figos com nozes do processador, coloque-os num tigela e misture com um garfo o óleo de côco, a farinha de côco e a canela. Divida este crumble pelos dois ramequins e leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Deixe arrefecer um pouco e sirva morno com iogurte natural.

Ficha técnica:
prato: sobremesa/pequeno almoço;
nº porções: 2;
tempo de preparação: 10min + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: pêra e figos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Barras veganas de manteiga de amendoim e chocolate

Antes de mais quero desejar ao meus gulosos um excelente ano de 2021 que esperemos que seja bem melhor que este último. De volta a um novo confinamento, as nossas cozinhas vão voltar a estar mais atarefadas com as refeições do dia a dia. 


E para começar este 2021 de uma forma gulosa mas bem saudável (que saúde é o que mais precisamos!) trouxe-vos umas barritas  de manteiga de amendoim e chocolate totalmente veganas. 


Feitas com linhaça moída, estas barras são daqueles snacks que nos aconchegam, gulosos, saciantes e que, confesso, era capaz de comer todos os dias! Tentem usar ingredientes o mais naturais possíveis. Esta receita pode ser feita com antecedência se quiserem e aguenta lindamente no frigorífico alguns dias. 


A receita veio daqui. Espero que gostem e experimentem e já sabem protejam-se para conseguirem proteger os outros!


Ingredientes:
1 chávena de manteiga de amendoim cremosa;
2/3 de chávena de linhaça moída;
1/4 de chávena de xarope de agave;
1 c. (chá) de extrato de baunilha;
200 gr de chocolate negro com 70% de cacau.

Modo de preparação:
Forre com papel vegetal um recipiente retangular. Leve ao lume a manteiga de amendoim, o xarope de agave e a baunilha. Vá mexendo sempre até ter uma mistura mais líquida. Retire do lume, adicione a linhaça e mexa bem. Deite a base na forma e calque bem com uma colher. Reserve no frigorífico. Entretanto derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas. Depois de derretido certa sobre a mistura de manteiga de amendoim e leve de novo ao frigorífico até o chocolate solidificar. Corte no formato que desejar. Guarde no frigorífico.

Ficha técnica:
prato: sobremesa/snack;
nº porções: 8;
tempo de preparação: 10min + 10min frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: manteiga de amendoim.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolachinhas amanteigadas com doce de leite e flor de sal

Mais uma receita de bolachinhas perfeitas para oferecer neste Natal. Desta vez trago-vos umas bolachinhas amanteigadas com doce de leite. 


Estas bolachinhas não poderiam ser mais pecaminosas. Com uma consistência que se desfaz na boca como qualquer bolacha amanteigada, são finalizadas com uma camada generosa de doce de leite e umas pedras de flor de sal que as torna num verdadeiro pecado natalício. 


Se são fãs de doce de leite estas bolachinhas têm de constar na vossa lista “a fazer”. Estas bolachinhas, como se não bastassem serem incrivelmente deliciosas, são muito fáceis de fazer e podem inclusivamente fazê-las num processador de cozinha como foi o meu caso. 


Esta massa de bolachas permite-vos depois uma série de variantes desde colocarem um pouco de chocolate por cima ou mesmo uma bela compota. 


Espero que gostem e experimentem e já sabem protejam-se! Um feliz Natal!


Ingredientes:
220 gr de manteiga à temperatura ambiente;
130 gr de açúcar;
1 gema de ovo;
1 c. (chá) de extrato de baunilha;
360 gr de farinha de trigo sem fermento;
1 pitada de sal;
1/2 a 3/4 de lata de doce de leite ou leite condensado cozido;
flor de sal q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal um tabuleiro retangular. Num processador coloque a manteiga e o açúcar e bata bem até obter uma mistura cremosa. Sem parar de bater adicione a gema, a baunilha, a pitada de sal e por fim a farinha e processe até a massa formar uma bola. Molde bolinhas e coloque no tabuleiro. Calque cada bolinha e, de seguida, pressione no centro com o polegar para criar uma cama para o doce de leite. Leve ao forno durante cerca de 10 minutos. Retire do forno, calque com o polegar um pouco mais e coloque uma pequena porção doce de leite (cerca de 1 colher de chá). Se utilizar leite condensado cozido aqueça-o ligeiramente para se tornar mais fácil a sua colocação. Leve novamente ao forno durante mais 4 minutos até ganharem um ligeiro tom dourado. Retire-os do forno e salpique com um pouco de flor de sal. Deixe arrefecer totalmente antes de comer. 

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 25;
tempo de preparação: 20min + 14min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: doce de leite.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS