RSS

Bolo de mirtilos e canela com cobertura de queijo creme e glacé de mirtilos

Para este domingo trago-vos este bolo delicioso! Simples mas repleto de sabor, este bolo de mirtilos vai certamente surpreender-vos.


Feito com farinha de espelta e açúcar de côco, é um bolo que se torna bem saudável. Poderia ser um simples bolo de mirtilos e canela como uma cobertura de queijo creme mas é enriquecido com um glacé de mirtilos que o transforma num pedaço de céu.


O bolo por si só não é muito doce, mas este glacé equilibra-lhe totalmente os sabores, dando-lhe também uma humidade adicional. O bolo e a cobertura podem ser feitos de véspera mas o glacé sugiro que façam na altura de servir para que fique com cores mais vibrantes e não escureça.


A receita foi adaptada daqui. Já sabem que podem substituir os ingredientes que não encontrarem - a espelta pode ser substituída por farinha de aveia ou integral ou mesmo sem glúten e o açúcar de côco pode ser substituído por açúcar amarelo ou mascavado.


Eu optei por fazer um bolo familiar é uma versão mini para fazer o controlo de qualidade! Espero que gostem e experimentem!

Ingredientes:
Bolo:
2 chávenas de farinha de espelta;
1 chávena de açúcar de côco;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (chá) de canela;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 pitada de sal;
2 ovos;
1/2 chávena de leite;
1/2 chávena de iogurte grego natural;
3/4 chávena de mirtilos frescos.

Cobertura:
200 gr de queijo creme;
1/2 chávena de iogurte grego natural;
1 pitada de canela;
2 c. (sopa) de mel.

Glacé de mirtilos:
1/2 chávena de mirtilos frescos;
1 chávena de açúcar em pó;
1 c. (sopa) de água;
mirtilos q.b para decorar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre uma forma redonda com papel vegetal. Misture a farinha com o açúcar, o fermento, o bicarbonato, o sal e a canela e reserve. Bata os ovos com o iogurte, o leite e a baunilha. Adicione à mistura líquida os ingredientes secos e, por fim, os mirtilos. Deite na forma e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer totalmente. Entretanto prepare a cobertura misturando todos os ingredientes. Deite sobre o bolo já frio. Na altura de servir prepare o glacé de mirtilos colocando todos os ingredientes no processador e triture. Deite o glacé sobre o bolo e decore com mais mirtilos.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 fatias;
tempo de preparação: 30min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim,;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: mirtilos;

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Muffins XL de banana e aveia com chocolate de leite feitos no liquidificador

Não sei se a vocês vos acontece o mesmo mas não há semana em que não tenha uma ou duas bananas muito maduras não fruteira.


E confesso que quando estão muito moles já não sou grande fã de comê-las ao natural. Mas por outro lado adoro cozinhar com as bananas bem maduras.


Reduzem substancialmente a quantidade de açúcar utilizado e dão um sabor maravilhoso à massa e, se combinado com chocolate entramos no paraíso. O que vos trago hoje não poderia ser mais simples. Estes muffins são feitos no liquidificador em poucos minutos e são perfeitos pra levar para o lanche.


Desta vez utilizei chocolate de leite em vez de chocolate negro para lhes dar uma gulodice extra mas estão à vontade para usarem chocolate negro. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
2 bananas maduras;
2 ovos;
50 gr de manteiga à temperatura ambiente;
1/2 chávena de açúcar amarelo;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 c. (cha) de canela;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (chá) de fermento em pó;
3/4 chávena de farinha de trigo;
3/4 chávena de flocos de aveia;
1 pitada de sal;
50 gr de chocolate de leite grosseiramente picado.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a180°C e unte com manteiga um tabuleiro para 6 muffins XL. No liquidificador coloque as bananas, os ovos, a manteiga, o açúcar, a baunilha e a canela e triture tudo. Adicione o bicarbonato, o fermento, a farinha, a aveia e o sal e volte a ligar o liquidificador até obter uma mistura homogénea. Deite a massa numa tigela e adicione o chocolate. Divida a massa pelas formas de muffins e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Deixe-os arrefecer um pouco antes de desenformar.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 6 muffins XL;
tempo de preparação: 15min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: banana.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Salada de burrata com espinafres, tomate, alperces grelhados e hortelã

O que vos trago hoje não é bem uma receita mas sim uma sugestão para experimentarem burrata se ainda não o fizeram.


Para quem não sabe a burrata é um queijo mozzarella recheado com a nata fermentada do leite de bufala e uma massa de mozzarella.


Com um interior bem cremoso e um exterior firme, este queijo é maravilhoso e fica perfeito em saladas.


Acho que derretido também deve ser uma pequena maravilha mas ainda não experimentei. A salada de hoje não poderia ser mais simples - espinafres, burrata, tomate, alperces grelhados, vinagrete e hortelã. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
2 mãos cheias de espinafres frescos;
6 tomates mini cortados ao meio;
2 alperces;
1 burrata;
3 folhas de hortelã;
1 c. (sopa) de azeite;
1 c. (sopa) de vinagre de cidra;
sal e pimenta q.b

Modo de preparação:
Comece por misturar o azeite e o vinagre e tempere com sal e pimenta. Deite este molho sobre os tomates e reserve. Entretanto aqueça bem uma grelha emassemos alperces até estarem dourados. Monte a salada colocando na base os espinafres, de seguida disponha os alperces, os tomates escorridos, a burrata aberta. Deite o restante vinagrete sobre a salada e temi e com as folhas de hortelã finamente picadas. Sirva de imediato.

Ficha técnica:
prato: principal/salada;
nº porções: 1;
tempo de preparação: 10min;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: burrata.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Mini tartes de brownie com framboesas sem glúten

Já sabem que adoro versões mini de tudo o que seja sobremesa - bolos, tartes, brownies, bolachas, cheesecakes ficam maravilhosos quando são feitos em versão miniatura.


Além de visualmente bastante apelativos, temos a vantagem de fazermos uma dose única e não comer em demasia, teoricamente!


O que vos trago hoje não poderia ser mais delicioso - uma massa de brownie em formato de tarte repleta de framboesas frescas com uma sabor bem intenso de chocolate negro.


Esta receita foi adaptada do maravilhoso site da Donna Hay. Optei por fazer uma versão sem glúten utilizando amido de milho e saudável com açúcar e óleo de côco. Esta receita rende duas mini tartes perfeitas para comer a dois. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
100 gr de chocolate negro com 70% de cacau;
2 c. (sopa) de óleo de côco;
3 c. (sopa) de açúcar de côco;
1 c. (sopa) de amido de milho;
1 c. (café) de fermento em pó;
2 ovos pequenos;
125 gr de framboesas.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e unte com óleo de côco duas mini formas de tarte. Leve ao lume o chocolate, o óleo de côco e o açúcar de côco e deixe o chocolate derreter totalmente. Retire do lume e reserve. Bata os ovos com o amido de milho e o fermento e adicione o chocolate derretido. Deite a massa nas duas formas e espalhe por cima as framboesas. Leve ao forno durante cerca de 25 a 30 minutos. Deixe arrefecer um pouco e sirva.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 2;
tempo de preparação: 15min + 25min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate e framboesas.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Eton Mess ou simplesmente a sobremesa mais rápida de sempre

Eton Mess é uma sobremesa de origem britânica que se caracteriza por uma mistura de natas batidas, suspiros e morangos.


Servida originalmente numa escola chamada Eton, acredita-se que o nome mess vem do seu aspecto meio desarrumado e confuso.


Mas história à parte esta sobremesa é uma pequena maravilha. Claro que fiz aqui uma pequena adaptação - em vez de natas utilizei iogurte grego espesso e resolvi também colocar alguns morangos batidos.


Utilizei suspiros de compra mas podem perfeitamente fazê-los.


Fiz esta pequena maravilha em 5 minutos e acho que é a sobremesa perfeita para visitas de última hora. Os ingredientes que vos trago são para uma dose de eton mess mas podem facilmente multiplicá-los.


Ingredientes:
3 c. (sopa) de iogurte grego natural;
4 suspiros pequenos;
3 morangos batidos com 1 c. (sopa) de açúcar em pó;
3 morangos para decorar.

Modo de preparação:
Num copo coloque o iogurte, de seguida esmague grosseiramente os suspiros e por último coloque os morangos. Por fim, triture os morangos com o açúcar em pó e deite esta mistura sobre o eton mess. Sirva de imediato.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 1;
tempo de preparação: 5min;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: morangos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo de banana com crumble

Para os fãs de bolo de banana este bolo é para vocês.


Amanteigado, bem húmido, com um sabor intenso a banana, um crumble bem crocante e, por incrível que pareça sem chocolate, este bolo é absolutamente tentador.


Nada amigo do biquíni é certo mas garanto-vos que cada quadradinho vale bem cada caloria. Optei por fazê-lo numa forma rectangular mas podem sempre fazê-lo numa forma redonda ou de bolo inglês. Este bolo é óptimo no dia a seguir, acho até que fica com um sabor mais intenso a banana.


O crumble bem crocante fica também um pouco caramelizado - o que vos posso dizer? É perfeito! Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Bolo:
2 chávenas de farinha com fermento;
1 chávena de açúcar;
1/2 chávena de manteiga amolecida;
2 ovos;
1 iogurte grego natural;
4 bananas maduras;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 c. (chá) de canela;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal.

Crumble:
1 chávena de farinha;
1 chávena de açúcar amarelo;
1/2 chávena de manteiga fria partida em pedaços;
1 c. (chá) de canela.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Misture a farinha com o sal, o bicarbonato e a canela. Bata o açúcar com a manteiga, adicione os ovos, a baunilha, o iogurte e as bananas esmagadas. Por fim, adicione a mistura da farinha e envolva sem bater em demasia. Deite no tabuleiro e reserve. Entretanto prepare o crumble misturando com a ponta dos dedos todos os ingredientes. Esfarele o crumble sobre a massa e leve ao forno durante cerca de 40 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de cortar em quadrados.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 15 quadrados;
tempo de preparação: 20min + 40min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: banana.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolinho saudável de mirtilos e limão para quando a gula aperta!

Há dias em que a gula aperta. Apetece-nos sempre algo mas não sabemos bem o quê.


E a receita que vos trago hoje é perfeito para esses dias. Saudável, delicioso, saciante e com a quantidade perfeita de açúcar para criar aquela sensação de pecado, este bolinho em dose individual faz-se num abrir e fechar de olhos.


Com um leve aroma a coco, este bolinho de mirtilos e limão é verdadeiramente tentador. Optei por fazê-lo no forno mas penso que no microondas também resultará bastante bem.


Eu utilizei mirtilos frescos mas podem utilizar outro fruto vermelho fresco ou mesmo congelado. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
1 ovo;
2 c. (sopa) de açúcar de côco;
2 c. (sopa) de óleo de côco;
3 c. (sopa) de farinha de espelta;
1/2 c. (chá) de fermento em pó;
1/2 c. (chá) de essência de baunilha;
1 c. (chá) de raspa de limão;
50 gr de mirtilos frescos;
iogurte grego q.b para servir.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e unte com manteiga um ramequim. Bata o ovo com o açúcar, o óleo de côco, a baunilha e a raspa de limão. Adicione a farinha e o fermento e, por fim, os mirtilos. Envolva e deite a massa no ramequim e leve ao forno durante cerca de 15 minutos. Sirva morno com um pouco de iogurte grego.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 1;
tempo de preparação: 5min + 15min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: mirtilos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS