RSS

Bolinhos de limão e ricotta

Também vos acontece andar com um ingrediente pelo frigorífico ou pela despensa e não saber bem o que fazer? A mim acontece-me com mais frequência do que gostaria e normalmente só acabo por usá-lo mesmo no limite do prazo de validade.


Desta vez foi uma embalagem de queijo ricotta que tinha comprado para fazer uma lasanha mas que acabei por não usar. E nada melhor do que aproveitar para fazer um docinho. Hoje trago-vos uns bolinhos de limão e ricotta que são simplesmente divinais.


Com uma textura bem húmida quase a fazer lembrar as queijadas, estes bolinhos vão se tornar a vossa próxima sobremesa favorita. Muitos fáceis de fazer, e comer por sinal, fiz estes bolinhos em forminhas de silicone para serem mais fáceis de desenformar.


Se não tiverem forrem com um pouco de papel vegetal as forminhas de muffins pois a sua massa é realmente muito húmida. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
200 gr de manteiga à temperatura ambiente;
3/4 chávena de açúcar;
3 gemas de ovo;
3 claras de ovo;
raspa de 3 limões pequenos;
sumo de 2 limões pequenos;
1 queijo ricotta;
3/4 chávena de farinha com fermento.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e prepare um tabuleiro de muffins untado com manteiga e forrado com papel vegetal. Comece por bater a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Adicione as gemas, a raspa e o sumo de limão e bata até estar tudo bem incorporado. De seguida, adicione o queijo ricotta bata novamente e, por fim, envolva a farinha sem bater em demasia. Reserve este preparado e bata as claras em castelo. Adicione as claras em castelo ao preparado anterior envolvendo apenas e divida a massa pelas forminhas. Leve ao forno durante cerca de 35 minutos. Deixe arrefecer antes de desenformar. Sirva simples ou com natas batidas e mirtilos.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 10;
tempo de preparação: 20min + 35min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: limão.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário