RSS

Gelado de mascarpone e morangos

Como prometido hoje trago-vos a receita que já vos tinha falado do gelado de mascarpone e morangos.


Muito simples de fazer, este gelado vai certamente refrescar-vos neste verão. O queijo mascarpone confere-lhe uma textura bem cremosa e o puré de morangos dá a este gelado toda a frescura necessária.


Este gelado não leva açúcar mas sim leite condensado. Optei por não colocar qualquer açúcar no puré de morangos mas se forem muito gulosos podem perfeitamente adoçar o puré. Eu optei por usar morangos bem maduros e cheios de sabor que tinham a doçura q.b para fazer um óptimo contraste com a gulodice do gelado de mascarpone.


Optei por usar iogurte grego mas podem usar por exemplo natas. O efeito marmoreado acho que torna o gelado mais interessante mas podem perfeitamente misturar tudo. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
500 gr de queijo mascarpone;
400 gr de iogurte grego natural;
1 lata de leite condensado;
200 gr de morangos lavados e arranjados.

Modo de preparação:
Forre com uma folha de alumínio uma forma de bolo inglês e reserve. Coloque numa tigela o mascarpone com o iogurte grego e o leite condensado e bata bem até obter uma mistura bem cremosa. Deite o preparado de mascarpone na forma. Entretanto coloque os morangos num processador e triture bem. Passe o puré de morangos por uma peneira e deite-o sobre o creme de mascarpone. Com a ajuda de uma faca crie um marmoreado na misture e leve ao congelador durante pelo menos 4h. Retire do congelador cerca de 30 minutos antes de servir.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 20min + 4h frigorífico;
dificuldade: fácil;
apto para crianças: sim;
vegetariano: sim;
ingrediente principal: morangos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo de iogurte grego e ameixas

Em pleno verão, as ameixas são uma das frutas mais consumidas cá por casa. E como tinha em grande quantidade umas rainha Cláudia maravilhosas resolvi confecionar um bolo bem simples com estas meninas.


As ameixas rainha Cláudia são das minhas preferidas - bem doces e sumarentas ficam lindamente em sobremesas. Estas já estavam a ficar maduras demais por isso optei por fazer um bolo bem simples de iogurte grego coberto por uma quantidade generosa de ameixas polvilhadas com açúcar e canela.


O resultado foi um bolo bem fofinho com um topo incrivelmente doce e sumarento dado pelas ameixas. Podem perfeitamente utilizar outro tipo de ameixas ou optar por fazer por exemplo com alperces. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
100 gr de manteiga à temperatura ambiente;
3 ovos;
200 gr de açúcar;
1 c. (chá) de extrato de baunilha;
1 c. (chá) de canela;
200 gr de iogurte grego natural;
300 gr de farinha;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal;
300 gr de ameixas rainha Cláudia descaroçadas partidas ao meio;
açúcar mascavado q.b para polvilhar;
canela em pó q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro retangular com papel vegetal. Comece por bater a manteiga com o açúcar até obter um creme bem fofo. Adicione os ovos um a um e a baunilha e a canela. Entretanto adicione o iogurte grego por fim, sem bater em demasia adicione alfacinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Deite a massa na forma, alisando ligeiramente. Por cima da massa, coloque as ameixas descaroçadas e partidas ao meio. Polvilhe com açúcar mascavado e canela em pó. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Deixe arrefecer totalmente antes de desenformar e partir.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 25min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: ameixas.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Brownies de chocolate e côco saudáveis e sem glúten

Um brownie por dia nem sabe o bem que lhe fazia! E sendo saudável ainda melhor! Hoje trago-vos uns brownies muito simples de chocolate intenso e com um suave aroma a côco. Optei por utilizar óleo de côco, açúcar de côco e farinha de côco.


Já tinha utilizado tanto o açúcar como o óleo mas a farinha de côco foi uma estreia. Com um aroma suave a côco, esta farinha tem uma textura bem fina muito semelhante ao amido de milho e ficou perfeita nestes brownies.


Totalmente sem glúten, sem lactose nem frutos secos são perfeitos para pessoas com este tipo de intolerâncias alimentares. Claro que já sabem que sendo bem gulosa, optei por servi-los com um maravilhoso gelado de mascarpone e morango que também fiz e prometo trazer-vos a receita muito em breve. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
3 ovos grandes;
1 chávena de açúcar de côco;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
200 gr de chocolate negro com 70% de cacau;
100 gr de óleo de côco;
1/4 chávena de farinha de côco;
1 c. (sopa) de cacau em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (chá) de fermento em pó; 
1 pitada de sal;
gelado q.b para servir.

Modo de preparação: 
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal um tabuleiro retangular. Leve o chocolate e o óleo de côco a derreter em banho-maria e reserve. Entretanto bata os ovos com o açúcar e a baunilha até obter um creme bem fofo. Misture o chocolate derretido e bata bem. Entretanto envolva o cacau, a farinha de côco, o bicarbonato, o fermento e o sal. Deite a massa na forma e leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Deixe arrefecer antes de cortar. Sirva simples ou com uma (ou duas!) bola de gelado.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 brownies;
tempo de preparação: 20min + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate.


Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Blondies de mirtilos e chocolate branco

Mais uma receita de blondies! Espero que não estejam fartos! Desta vez trago-vos uns blondies de mirtilos com chocolate branco.


Esta combinação é verdadeiramente deliciosa - o ácido dos mirtilos combina na perfeição com a doçura do chocolate branco.


Nesta receita optei por derreter o chocolate branco em vez de colocá-lo em pedaços. O resultado foi uma massa com um sabor mais caramelizado e ainda mais gulosa.


Bem húmidos, estes quadradinhos são perfeitos para o vosso lanche. Optei por usar mirtilos frescos mas podem sempre optar pelos congelados. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
150 gr de chocolate branco;
50 gr de manteiga com sal;
175 gr de mirtilos frescos;
3 ovos grandes;
3/4 chávena de açúcar amarelo;
1 c. (chá) de extracto de baunilha;
1 chávena de farinha de trigo;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal um tabuleiro retangular. Comece por derreter o chocolate e a manteiga em banho-maria e reserve. Entretanto bata os ovos com o açúcar e a baunilha até obter um creme bem fofo. Adicione o chocolate derretido e, de seguida, envolva a farinha, o fermento e o bicarbonato. Por fim, envolva 125 gr de mirtilos na massa. Deite no tabuleiro e polvilhe com os restantes mirtilos. Leve ao forno durante cerca de 35 minutos. Deixe-os arrefecer um pouco antes de cortar.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 15;
tempo de preparação: 20min + 35min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: mirtilos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Barras de arroz tufado com caramelo de tâmaras e amêndoa cobertas com chocolate

Depois daquele maravilhoso caramelo de tâmaras e amêndoa que publiquei na última receita, nada melhor do que usá-lo numas deliciosas barras perfeitas para petiscar a meio do dia.


Bem simples de fazer, estas barras de arroz tufado fazem-se num abrir e fechar de olhos principalmente se já tiverem o caramelo de tâmaras feito.


São ainda finalizadas com chocolate negro derretido. Convencidos?


Eu fiz com arroz tufado mas podem usar qualquer outro cereal tufado ou se forem muito gulosos, cereais de pequeno almoço. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
1 receita de caramelo de tâmaras e amêndoa;
150 gr de arroz tufado;
100 gr de amêndoa crua com pele grosseiramente picadas;
100 gr de chocolate negro com 70% de cacau;
flor de sal q.b.

Modo de preparação:
Forre com papel vegetal um tabuleiro retangular. Numa tigela coloque o arroz tufado, as amêndoas e o caramelo de tâmaras e amêndoa. Misture tudo muito bem e deite no tabuleiro calcando bem com uma colher. Leve ao frigorífico. Entretanto derreta o chocolate negro em banho-maria. Deixe arrefecer um pouco e deite sobre o arroz tufado. Espalhe bem polvilhe com flor de sal e leve ao frigorífico durante cerca de 2 horas. Corte em barras e volte a guardar no frigorífico.

Ficha técnica:
prato: sobremesa/snack;
nº porções: 24 barras;
tempo de preparação: 15min + 2h frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: arroz tufado.

Até breve,


flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS