RSS

Bolachas vegan e sem glúten de chocolate

Hoje trago-vos uma receita perfeita para quem alguns restrições alimentares - bolachas de chocolate sem glúten, sem ovos, sem frutos secos, sem leite! E acreditem que são uma verdadeira perdição.


Feitas sem qualquer produto de origem animal, estas pequenas delícias são feitas com farinha de trigo sarraceno e muito simples de confecionar.


Perfeitas para comer a qualquer hora do dia, estas bolachas vão tornar-se o vosso snack perfeito para ter na mala. E conseguimos tê-las prontas nuns 20 minutinhos no total! A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
1 chávena de farinha de trigo sarraceno;
1/2 chávena de açúcar de côco;
1/3 chávenas de óleo de côco derretido;
2 c. (sopa) de água;
1 c. (chá) de extrato de baunilha;
1 pitada de sal;
1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (chá) de vinagre;
100 gr de chocolate negro com 70% de cacau grosseiramente picado.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro retangular com papel vegetal. Numa taça misture a farinha, o açúcar, o óleo, a baunilha, o sal, e o bicarbonato. De seguida, adicione o vinagre, volte a misturar e, por fim junte o chocolate. Envolva tudo muito bem e forme bolinhas de massa calcando-as ligeiramente com os dedos com estiverem no tabuleiro. Leve ao forno durante cerca de 10 minutos e deixe-as arrefecer um pouco antes de retirá-las do tabuleiro.

Ficha técnica:
prato: sobremesa/snack;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 10min + 10min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Brownies de batata doce e amêndoa saudáveis e sem glúten

Hoje trago-vos a receita perfeita para os vossos momentos de gula - brownies de batata doce saudáveis e sem glúten feitos pela Iara Rodrigues no programa Naturalmente do canal televisivo 24kitchen.


Estes brownies são absolutamente divinais e podem perfeitamente comê-los sem qualquer sentimento de culpa. Optei por colocar amêndoas em vez de nozes pecan como é mencionado na receita original.


Não levam farinha e são feitos com mel e óleo de côco. Perfeitos para celíacos, estes brownies vão certamente ser o vosso mais recente vício.


aqui tinha publicado uma receita de brownies de batata doce, lembram-se? Também eles sem glúten mas completamente diferentes em termos de sabor e textura, mas igualmente gulosos. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
1 chávena e meia de batata doce cozida e esmagada;
1/2 chávena de farinha de amêndoa;
1/2 chávena de cacau em pó;
1 ovo;
1/2 chávena de óleo de côco derretido;
1/4 chávena de mel;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal;
1/2 chávena de amêndoas cruas grosseiramente partidas.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal uma forma de bolo inglês. Coloque no processador a batata doce, a farinha de amêndoa, o cacau, o ovo, o óleo de côco e o mel. Triture um pouco e adicione a baunilha, o bicarbonato e o sal e volte a triturar até obter uma massa homogénea. Deite a massa na forma, espalhe bem com uma colher e polvilhe com a amêndoa partida. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme e corte em pedaços.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 8;
tempo de preparação: 10min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: batata doce.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Blondies de morango e chocolate branco

Hoje trago-vos uma das minhas (muitas!) combinações preferidas - morangos e chocolate branco. Nesta altura do ano os morangos são especialmente apetecíveis e não poderia deixar de experimentar estes maravilhosos blondies que são uma verdadeira perdição.


Bem docinhos e com pedaços de chocolate branco caramelizado pelo meio da massa, estes blondies são enriquecidos com uma compota caseira de morangos.


Podem sempre usar compota de compra mas acho que esta receita é tão simples e o resultado é bem melhor. Se quiserem podem utilizar outro fruto vermelho como framboesas por exemplo.


Estes blondies são expressamente proibidos para quem estiver de dieta pois além de bastante pecaminosos, são verdadeiramente viciantes e muito difíceis de lhes resistir. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
225 gr de morangos cortados em pedaços;
50 gr de açúcar branco;
175 gr de manteiga à temperatura ambiente;
250 gr de açúcar amarelo;
2 ovos grandes;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
200 gr de farinha de trigo;
1 c. (chá) de fermento em pó;
200 gr de chocolate branco grosseiramente picado.

Modo de preparação:
Comece por fazer a compota de morango levando ao lume 175 gr de morangos com o açúcar branco e uma colher de sopa de água. Deixe ferver e baixe o lume deixando cozinhar destapado durante cerca de 15 minutos mexendo de vez em quando. Passado esse tempo adicione os restantes morangos, deixe ferver mais 2 minutos e retire do lume para arrefecer. Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal um tabuleiro retangular. Leve ao lume a manteiga e deixe-a derreter. Retire do lume e adicione o açúcar amarelo mexendo bem. Deixe arrefecer um pouco numa tigela e adicione a baunilha, os ovos levemente batidos, a farinha, o fermento e, por fim, chocolate branco. Envolva tudo e deite a massa na forma. Por cima deite colheradas da compota e com a ajuda de uma faca crie um efeito marmoreado. Leve ao forno durante cerca de 35 minutos. Deixe-os arrefecer antes de cortar.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 15;
tempo de preparação: 10min + 52min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: morangos e chocolate branco.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Muffins de aveia com matcha e framboesas

Ainda no outro dia vos trouxe uma receita com o chá verde matcha e confesso que fiquei fã, não só pelo seu sabor mas pela cor vibrante que este chá tem. Desta vez resolvi fazer uma receita de forno com a matcha para perceber se o sabor, sendo cozinhada, seria semelhante.


Optei por trazer-vos uns muffins bem saudáveis de aveia enriquecidos com a matcha e finalizados por umas belíssimas framboesas. O resultado foi um snack maravilhoso e saciante perfeito para comer a meio do dia ou mesmo logo pela manhã já que, estes pequenos, levam apenas um pouco de mel para adoçar.


Se forem muito gulosos ponham um pouco mais de mel. Além disso esta receita pode ser toda feita no processador. Querem melhor? A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
2 chávenas de flocos de aveia;
2 bananas grandes maduras;
2 ovos grandes;
1 chávena de iogurte grego natural;
3 c. (sopa) de mel;
2 c. (sopa) de chá verde matcha;
1 c. (chá) bem cheia de bicarbonato de sódio;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 pitada de sal;
175 gr de framboesas frescas.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e prepare um tabuleiro de muffins untando-o com manteiga. Coloque no processador todos os ingredientes excepto as framboesas e processe até obter um creme uniforme. Deite a massa numa taça e adicione 125 gr de framboesas frescas envolvendo tudo. Divida a massa pelas forminhas de muffins e coloque as restantes framboesas sobre cada muffin. Leve ao forno durante cerca de 15 minutos. Deixe-os arrefecer antes de desenformá-los.

Ficha técnica:
prato: sobremesa/pequeno almoço;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 10min + 15min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: matcha e framboesas.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS