RSS

Bolo simples de laranja inteira e côco feito no liquidificador

Esta é daquelas receitas infalíveis para ter guardada na porta do frigorífico. Mesmo quem não tenha muito jeito para cozinhar ou simplesmente não tenha muita paciência vai adorar esta receita.


As medidas são todas em chávenas, é feito no liquidificador e o sabor é incrível. Eu costumo fazê-lo com laranja inteira biológica de preferência mas se quiserem podem usar apenas o sumo e a raspa.


O côco dá-lhe um sabor bem especial e torna este bolinho bem apetitoso. Perfeito para um lanche a meio da tarde, este bolo vai deixar a vossa cozinha bem perfumada. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
1 laranja inteira com casca bem lavada;
1 chávena e meia de farinha com fermento;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 pitada de sal;
1 chávena de côco ralado;
1 chávena de açúcar;
1/2 chávena de iogurte natural;
1/2 de óleo vegetal;
4 ovos.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e unte com manteiga uma forma redonda com buraco. Coloque no liquidificador a laranja partida em pedaços e triture bem. De seguida, coloque no processador todos os outros ingredientes e triture tudo até ter uma massa homogénea. Deite a massa na forma e leve ao forno durante cerca de 40 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme. Sirva morno ou frio.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 8;
tempo de preparação: 10min + 40min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: laranja e côco.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Quadrados com pepitas de cacau cru

Já provaram pepitas de cacau cru? Não? Pois bem eu resolvi experimentar. Com um sabor bem forte e amargo, comparativamente ao chocolate, este cacau cru é bastante interessante pois ficamos com a sensação do aroma a chocolate mas sem o açúcar.


Rico em anti-oxidantes, vitaminas e minerais, o cacau cru trás inúmeros benefícios para a saúde. Resolvi então experimentar uma receita que vi na continente magazine: quadrados com pepitas de chocolate.


Repletas de sabor, estes quadrados são muito saciantes e suficientemente doces para nos retirar a gula. São ainda um óptimo snack para quem pratica desporto ou simplesmente para comer a meio do dia. Espero que gostem e experimentem.


Eu optei por dobrar a receita original e assim fiquei com o meu snack do meio do dia para toda a semana. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
1/2 chávena de manteiga de amêndoa;
200 gr de tâmaras;
1 chávena e meia de leite de amêndoa;
2 c. (sopa) de essência de baunilha;
1/2 chávena de cacau em pó;
3 chávenas e meia de flocos de aveia;
1 pitada de sal;
1/2 chávena de pepitas de cacau cru.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro retangular com papel vegetal. Coloque num processador a manteiga de amêndoa, as tâmaras previamente descaroçadas e partidas em pedaços, o leite de amêndoa e a baunilha. Triture tudo muito bem e junte o cacau, o sal e os flocos de aveia. Triture de novo e deite este preparado sobre tabuleiro calcando bem. Polvilhe com as pepitas de cacau cru pressionando-as ligeiramente e leve ao forno durante cerca de 15 minutos. Deixe-os arrefecer antes de cortar e guarde-os num recipiente hermético.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 quadrados generosos;
tempo de preparação: 15min + 15min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: cacau.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Muffins saudáveis de limão e mirtilos com iogurte e lemon curd para comer a dois

Quem gosta daqueles pequenos almoços reforçados e tardios num fim de semana sem pressa? Eu confesso que sou fã! E para hoje trago-vos uma receita perfeita para comerem a dois - uns muffins saudáveis de limão e mirtilos servidos com iogurte grego e lemon curd.


Já cá vos publiquei uma receita de lemon curd ou coalhada de limão e é bem fácil de fazer mas se quiserem podem já comprar o lemon curd feito (já vi à venda em grandes superfícies).


Eu optei por fazer estes muffins no forno mas acho que esta receita dá perfeitamente para fazer dentro de uma caneca no microondas. Quanto aos muffins são simplesmente maravilhosos e repletos de sabor.


Optei por usar açúcar e farinha de côco mas estão à vontade para os fazer com outro tipo de farinha. Esta receita é ainda sem glúten! Servi-os ainda morninhos e tive pena de não fazer a receita a dobrar. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
2 ovos;
2 c. (sopa) de açúcar de côco;
2 c. (sopa) de farinha de côco;
2 c. (sopa) de óleo de côco;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 c. (chá) de fermento em pó;
raspa de 1/2 limão;
50 gr de mirtilos frescos;
2 c. (sopa) de iogurte grego;
2 c. (sopa) de lemon curd.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e unte dois ramequins com óleo de côco. Bata os ovos com o açúcar, a baunilha e a raspa de limão. De seguida adicione o óleo de côco, a farinha e o fermento. Por fim, envolva os mirtilos e divida a massa pelos dois ramequins. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Retire do forno, deixe-os arrefecer um pouco e desenforme-os. Coloque sobre cada muffin uma colher de sopa de iogurte grego e uma colher de sopa de lemon curd. Sirva de imediato.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 2;
tempo de preparação: 10min + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: mirtilos e limão.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolachas de chocolate e nozes com leite condensado

Hoje foi dia de fazer bolachas cá por casa. Gosto de fazer as minhas próprias bolachas e evitar as de compra mas confesso que nem sempre é fácil pois o tempo não estica! Esta receita vi-a no site da Nestlé cozinhar e guardei-a de imediato para a poder experimentar assim que possível.


A combinação de chocolate e nozes já é sempre perfeita mas com leite condensado o resultado é ainda mais pecaminoso. A receita é muito simples de fazer mas pede algum tempo de frigorífico para que a massa ganhe consistência para cortar as bolachas.


Eu confesso que não fiz esse repouso completo das bolachas mas o resultado foi maravilhoso. Doces, pegajosas, com pedacinhos de nozes crocantes estás bolachas são absolutamente divinais!


Aconselho a partilharem as bolachinhas para não correrem o risco de comerem todas de uma vez! Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
225 gr de açúcar;
225 gr de manteiga sem sal;
1 lata de leite condensado;
350 gr de farinha com fermento;
200 gr de chocolate negro grosseiramente picado;
100 gr de nozes picadas (usei pecan).

Modo de preparação:
Comece por misturaria manteiga com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Adicione o leite condensado e a farinha e misture bem. Por fim, adicione o chocolate e as nozes envolva tudo e leve ao frigorífico durante cerca de 20 minutos (eu deixei apenas 10 minutos). Passado esse tempo ligue o forno a 180°C e forte dois tabuleiros com papel vegetal. Com a ajuda de uma colher de sopa molde bolinhas e disponha-as nos tabuleiros e leve ao forno durante cerca de 15 minutos. Deixe-as arrefecer um pouco antes de tirá-las do tabuleiro. Guarde-as num recipiente hermético depois de frias.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 30 bolachas;
tempo de preparação: 15min + 20min frigorífico + 15min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo de mirtilos bem simples e descomplicado

Hoje trago-vos uma receita bem simples e descomplicada perfeita para o lanche ou quando a fome aperta. Optei por um bolo de mirtilos com uma massa amanteigada bem simples.


Costumo fazer esta receita com várias frutas - já experimentei com maçãs, pêras e pêssegos. Desta vez optei pelos mirtilos e o resultado foi maravilhoso.


Um bolo com uma crosta crocante e bem húmido por dentro. Neste caso os mirtilos como explodem no interior da massa conferem-lhe uma humidade extra.


Acho que com morangos também ficará perfeito. Servi-o com iogurte grego e mais um pouco de mirtilos mas se forem muito gulosos podem sempre optar pela tradicional e infalível bola de gelado de nata ou baunilha. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
200 gr de mirtilos frescos;
120 gr de manteiga à temperatura ambiente;
160 gr de açúcar;
2 ovos grandes;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
140 gr de farinha + 1 c. (chá) de farinha;
1 c. (chá) de fermento;
1 pitada de sal;
raspa de 1/2 limão;
mirtilos q.b para decorar;
iogurte grego q.b para servir.

Modo de preparação: 
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um papel vegetal uma forma redonda previamente untada com manteiga com cerca de 20 cm. Comece por bater a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Adicione os ovos um a um, de seguida a baunilha e a raspa de limão. Por fim, envolva as 140 gr de farinha, a pitada de sal e o fermento sem bater em demasia. Envolva os mirtilos com a colher de chá de farinha e adicione à massa envolvendo tudo. Deite não forma e leve ao forno durante cerca de 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme. Sirva morno ou frio com iogurte grego e mais alguns mirtilos.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 8;
tempo de preparação: 15min + 45min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: mirtilos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS