RSS

Bolo de batata doce e chocolate com framboesas, saudável e sem glúten

Hoje trago-vos um bolo perfeito para ocasiões especiais. Com este ar incrivelmente pecaminoso e indecente, este bolo é bem saudável.


Feito com batata doce, leva farinha de côco e é adoçado com mel e açúcar de côco. Quanto à cobertura resolvi optar por aquele creme que já aqui publiquei com batata doce cozida e chocolate negro, lembram-se?


O resultado foi simplesmente maravilhoso - um bolo húmido de sabor intenso que não vos vai trazer nenhum sentimento de culpa a cada garfada.


Claro que ainda o decorei com umas framboesas frescas e umas pepitas de chocolate. Quanto à farinha de côco que experimentei digo-vos que gostei bastante do resultado final já para não falar do seu cheirinho maravilhoso.


Já sabem que gosto sempre de fazer um bolinho mini para vos mostrar com todos os pormenores o seu interior e para fazer um conveniente controlo de qualidade prévio! A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!



Ingredientes:
Bolo:
450 gr de batata doce crua descascada e partida em cubos;
2 ovos;
3/4 chávena de cacau em pó;
1/2 chávena de óleo de côco;
1/2 chávena de mel;
1/2 chávena de açúcar de côco;
1/4 chávena de farinha de côco;
1 c. (sopa) de essência de baunilha;
2 c. (chá) de fermento em pó;
1 pitada de sal.

Cobertura:
400 gr de batata doce;
200 gr de chocolate negro grosseiramente picado;
framboesas q.b para decorar;
pepitas de chocolate q.b para decorar;
açúcar em pó q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal o fundo de uma forma redonda de fundo amovível com cerca de 18 cm. Unte a forma com óleo de côco. Coloque a batata doce num processador e triture bem. De seguida adicione todos os outros ingredientes ao processador e misture tudo bem. Deite a massa na forma e leve ao forno durante cerca de 45 minutos. Deixe o bolo arrefecer antes de desenformar. Entretanto prepare a cobertura e descasque e parta em pedaços a batata doce. Coza-a a vapor e triture-a de seguida. Misture o chocolate partido à batata-doce ainda quente e mexa bem até derreter todo o chocolate e obter um creme uniforme. Depois do bolo frio coloque a cobertura e ponha também um pouco de creme nas laterais do bolo para as pepitas de chocolate agarrarem bem. Decore com as framboesas, as pepitas de chocolate e polvilhe com açúcar em pó.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 14 fatias;
tempo de preparação: 30min + 45min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: batata doce e chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Folar doce de maçã, canela, nozes e sultanas

Pela altura da Páscoa, gosto sempre de fazer um folar, preferencialmente doce, claro está! Este ano optei por fazer uma receita bem simples que adaptei ligeiramente da Filipa Gomes.


Trata-se de um folar doce que pode ser feito em formato de coroa ou em formato de caracóis ou os tais falados “cinnamon rolls”.


A massa é muito simples e precisa apenas de algum tempo para levedar. O recheio é simplesmente maravilhoso - canela (claro!), nozes, maçã e adicionei algumas sultanas!


Bem fofinho no interior e com uma crosta crocante, esta delícia vai ficar maravilhosa não sua mesa da Páscoa. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Massa: 
250 gr de farinha de trigo sem fermento;
50 gr de farinha de trigo integral;
50 gr de manteiga com sal;
50 gr de açúcar;
1 ovo médio;
120 ml de leite morno;
1 saqueta de fermento de padeiro em pó.

Recheio:
1 chávena de açúcar mascavado;
100 gr de nozes picadas finamente;
75 gr de sultanas;
1 c. (sopa) de farinha;
1 c. (sopa) de canela;
5 c. (sopa) de manteiga amolecida;
1 maçã vermelha cortada em pedacinhos.

Modo de preparação:
Comece por fazer a massa misturando na bateria o fermento com o leite morno, o açúcar e o ovo. De seguida, junte as farinhas e a manteiga e amasse tudo durante cerca de 15 minutos se for à mão ou 8 minutos se tiver uma amassadeira. Polvilhe uma taça com farinha, coloque a massa, volte a polvilhar com farinha, tape com película aderente e embrulhe a taça com um pano colocando num local quente. Deixe levedar até dobrar de tamanho (cerca de 1 hora). Entretanto prepare o recheio misturando o açúcar, as nozes, a canela, as sultanas e a farinha. Reserve 2 colheres de sopa desta mistura e acrescente a maçã cortada em pedacinhos. Depois da massa levedada amasse-a mais um pouco e estenda-a num superfície enfarinhada formando um quadrado com cerca de 2 palmos de lado. Espalhe o recheio e enrole como se fosse uma torta. Corte a torta ao meio e cada metade em 4 ou 5 porções. Disponha os caracóis numa forma redonda de 22 cm forrada com papel vegetal, polvilhe com a mistura de açúcar reservada e deixe levedar mais 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 180°C e leve o folar ao forno durante cerca de 30 minutos. Deixe arrefecer antes de desenformar. 

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 10;
tempo de preparação: 30min + 1h30 levedar + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: canela.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Quadrados de limão e mel saudáveis e sem glúten

Quem não gosta de um belo quadradinho de bolo de limão com uma crosta amanteigada e um recheio bem cremoso, doce e ácido? Confesso que, a seguir ao chocolate, sobremesas com limão são das minhas favoritas!


Pois bem, desta vez resolvi aligeirar esta receita é fazê-la numa versão saudável e sem glúten. Se não tiverem nenhuma restrição em relação ao glúten podem perfeitamente utilizar farinha de trigo integral na base destes quadrados maravilhosos.


Estes quadradinhos são enriquecidos com mel, não levando qualquer açúcar refinado. Tentem usar um mel de boa qualidade pois isso fará toda a diferença no resultado final.


Recomendo que os façam com alguma antecedência pois precisam de uma horita no frigorífico. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Base:
100 gr de farinha de trigo sarraceno;
110 gr de óleo de côco à temperatura ambiente;
1/4 chávena de mel;
1 pitada de sal.

Recheio:
3 ovos grandes;
raspa de 1 limão grande;
sumo de 2 limões grandes (cerca de 1/2 chávena);
1/2 chávena de mel;
1 c. (sopa) de farinha de trigo sarraceno.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal um tabuleiro rectangular. Comece por fazer a base misturando bem com a ponta dos dedos todos os ingredientes. Espalhe o preparado no tabuleiro calcando bem e leve ao forno durante cerca de 8 minutos. Retire do forno deixe arrefecer um pouco e vá preparando o recheio. Comece por bater com a vara de arames os ovos com o mel e a raspa de limão e reserve. À parte misture bem o sumo de limão com a farinha. Deite esta mistura sobre os ovos, bata bem para envolver tudo e deite no tabuleiro. Leve ao forno durante cerca de 18 minutos. Deixe arrefecer totalmente e guarde no frigorífico durante cerca de 1 hora. Na altura de servir corte em quadrados.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 20min + 26min cozedura + 1h frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: limão e mel.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Cheesecake de matcha e limão numa versão bem saudável

Há já algum tempo que queria experimentar o chá matcha em sobremesas. Repleto de uma cor extraordinária este chá verde originário do Japão está carregado de características nutricionais extraordinárias. Além de ser um excelente energizante, o chá matcha tem propriedades diuréticas, anti-oxidantes, anti-inflamatórias, saciantes e promove o emagrecimento. Claro que eu fui tentada a experimentá-lo pela sua fantástica cor e já estava a imaginar qual bonita poderia ficar uma sobremesa enriquecida com este maravilhoso chá.


Resolvi fazer um cheesecake muito simples que não vai ao forno numa versão muito saudável. Totalmente sem glúten, fiz uma base com farinha de amêndoa. No recheio utilizei queijo creme e iogurte skyr com baixo teor de gordura e adocei-o com mel.


É um cheesecake pouco doce e se forem muito gulosos podem colocar mais um pouco de mel. O resultado é fabuloso com um cheesecake bem cremoso com um sabor suave ao chá matcha, ao limão e ao mel. Garanto-vos que desapareceu num abrir e fechar de olhos cá em casa. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Base:
150 gr de amêndoa torrada sem pele;
1 c. (sopa) de mel;
40 gr de óleo de côco.

Recheio:
300 gr de queijo creme;
300 gr de iogurte skyr ou grego natural;
raspa de 1 limão;
7 c. (sopa) de mel;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 c. (sopa) de chá matcha;
4 folhas de gelatina;
5 c. (sopa) de água morna;
morangos q.b para decorar;
chá matcha q.b para decorar.

Modo de preparação:
Comece por forrar uma forma redonda de fundo amovível com cerca de 18 cm com papel vegetal. Faça a base levando todos os ingredientes ao processador e triture bem. Forre o fundo da forma com esta base calcando bem com os dedos e leve ao frigorífico. Entretanto prepare o cheesecake demolhando as folhas de gelatina em água fria e reserve. Misture a matcha com a água morna e mexa bem e reserve. Num outro recipiente bata o queijo com o iogurte, o mel, a baunilha e o limão até ter uma mistura uniforme e reserve. Escorra bem as folhas de gelatina espremendo para tirar o excesso de água e dissolva-as na matcha mexendo bem. Deite este preparado na mistura de queijo creme misture tudo e deite na forma levando ao frigorífico durante cerca de 3 horas. Na altura de servir desenforme, decore com morangos e polvilhe com mais um pouco de matcha.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 6;
tempo de preparação: 15min + 3h frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: matcha.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Nova pizza Ristorante Al Cioccolato da Dr. Oetker

Hoje resolvi fazer para sobremesa a nova pizza Ristorante Al Cioccolato da Dr. Oetker.


Com uma base doce, esta pizza é perfeita para os amantes de chocolate. Repleta de um molho guloso de chocolate e de pepitas de chocolate negro, chocolate de leite e chocolate branco, esta nova pizza da Dr. Oetker vai certamente deixar-vos deliciados.


Experimentei comê-la quente e fria e confesso que a prefiro ainda quente pois as pepitas de chocolate derretidas com aquele molho guloso ficam perfeitamente divinais.


Esta pizza, tal como todas as outras da Dr Oetker, são muito fáceis de confecionar bastando cerca de 20 minutos de cozedura num forno pré-aquecido. Agora já sabem o que fazer para sobremesa quando tiverem visitas surpresa em vossa casa! Espero que gostem e experimentem!


Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS