RSS

Brownie cheesecake de café

Já sabem que algumas das minhas sobremesas favoritas são brownies (como não poderia deixar de ser) e cheesecakes.


Agora imaginem esta combinação num único quadradinho pecaminoso! Resolvi inovar um pouco a receita que já tinha feito em tempos de brownie cheesecake e enriquecê-la com café.


Optei por fazer uma massa de brownie de chocolate negro enriquecido com café e um cheesecake também ele enriquecido com café.


O resultado foi absolutamente divinal - um brownie de chocolate bem intenso com um cremoso cheesecake de café por cima! Perfeito para o vosso lanche de amanhã! Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Brownie:
200 gr de chocolate negro (usei com 53% de cacau);
250 gr de açúcar amarelo;
100 gr de farinha de trigo com fermento;
2 c. (sopa) de cacau em pó;
2 c. (sopa) de café solúvel;
150 gr de manteiga;
3 ovos;
1 pitada de sal.

Cheesecake:
200 gr de queijo creme;
75 gr de açúcar branco;
1 ovo;
1/2 a 1 c. (sopa) de café solúvel (dependendo do gosto).

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre com papel vegetal um tabuleiro retangular. Comece por fazer o brownie colocando o chocolate grosseiramente picado e a manteiga a derreter no micro-ondas ou em banho-maria. Depois de derretido reserve. Entretanto bata os ovos com o açúcar amarelo até obter uma mistura bem cremosa. Adicione o chocolate derretido e bata bem. Por fim, adicione a farinha, o cacau, o café e o sal e misture sem bater em demasia. Deite a massa no tabuleiro e reserve. Prepare o cheesecake misturando bem todos os ingredientes. Espalhe o cheesecake sobre a massa de brownie e com a ajuda de uma faca desenhe um marmoreado na massa. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos e deixe arrefecer totalmente antes de cortar em quadrados.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 15 brownies;
tempo de preparação: 25min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: café.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Mini tartes fingidas de framboesa e côco para comemorar o 6° aniversário!

Em pleno aniversário da flor do brownie gosto sempre fazer um balanço dos últimos 6 anos! Quem me segue já sabe que gosto de receitas simples, deliciosas e obviamente doces. Nos últimos anos as receitas foram evoluindo, as fotos foram sendo aperfeiçoadas mas o objectivo permanece o mesmo - ter-vos desse lado a acompanharem e experimentarem as receitas que aqui trago que automaticamente passam a ser também vossas. Muito obrigada por mais um ano! Sem vocês este blog não seria possível e que venham muitos mais anos na vossa companhia! E como não podia deixar de ser hoje trouxe-vos mais uma receita descomplicada para vocês usufruírem quando bem vos apetecer.


Além de deliciosas, estas mini tartes fingidas são uma verdadeiras delícia e, apesar da sua aparência pecaminosa, acreditem quando vos digo que são saudáveis!


Feitas com iogurte skyr e creme de côco, o seu recheio quase que parece uma mousse de framboesas daquelas bem pecaminosas!


Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Base:
6 bolachas Maria;
1/4 chávena de amêndoa com pele;
2 c. (sopa) de óleo de côco.

Recheio:
1 lata de leite de côco bem gelada;
150 gr de iogurte skyr natural;
75 gr de framboesas frescas;
1/3 chávena de mel.

Cobertura:
framboesas q.b;
iogurte skyr batido q.b.

Modo de preparação:
Prepare 3 ramequins. Comece por fazer a base colocando todos os ingredientes no processador. Depois de triturado divida a base pelos 3 ramequins calcando ligeiramente e leve-os ao frigorífico. Entretanto prepare o recheio começando pelo creme de côco - abra a lata de leite de côco bem fria e verta todo o líquido (não esqueça de guardar todo este líquido pois fica óptimo em smothies!) aproveitando apenas o creme de côco. Bata o creme de côco com o iogurte e reserve. Num processador triture as framboesas e o mel e adicione esta mistura ao creme de côco e iogurte envolvendo bem. Divida o recheio pelos ramequins e leve de novo ao frigorífico durante cerca de 1 hora. Na altura de servir coloque um pouco de iogurte skyr batido e framboesas.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 3;
tempo de preparação: 15min + 1h frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: framboesas.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Muffins de morangos e ricotta com crumble de aveia numa versão bem saudável

Está oficialmente aberta a época dos morangos aqui no blog! Já sabem que adoro morangos de todas as formas e feitios, em bolos, bolinhos, mousses, crumbles!


Desta vez resolvi trazer-vos uma receita de muffins incrivelmente saudáveis que vi no site da Donna Hay. Adaptei um pouco a receita e resolvi fazer uma massa com farinha de aveia e de espelta.


Estes muffins além dos maravilhosos morangos são enriquecidos com queijo ricotta mas se não tiverem ou não encontrarem podem sempre usar iogurte natural ou mesmo queijo fresco ou requeijão.


O resultado são uns muffins húmidos que não são muito doces (atenção aos mais gulosos que devem colocar um pouco mais de açúcar) finalizados por um crumble crocante de aveia. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Muffins:
400 gr de morangos partidos em pedaços;
100 gr de açúcar mascavado;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
150 gr de farinha de espelta;
150 gr de farinha de aveia;
1 c. (chá) de fermento em pó;
150 ml de azeite;
2 ovos;
250 ml de buttermilk;
250 gr de queijo ricotta.

Crumble:
2 c. (sopa) de flocos de aveia;
1 c. (sopa) de farinha de espelta;
1 c. (sopa) de azeite;
1 c. (sopa) de açúcar mascavado.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e prepare um tabuleiro de muffins untando-o com manteiga. comece por fazer o crumble misturando bem todos os ingredientes e reserve. Numa taça coloque os morangos com o açúcar e a baunilha e reserve. Numa outra taça coloque as farinhas, o fermento e adicione o azeite, os ovos, o buttermilk e o queijo ricotta envolvendo sem bater em demasia. Por fim, adicione os morangos envolva tudo e divida a massa pelas forminhas. Coloque um pouco de crumble sobre cada muffin e leve ao forno durante cerca de 25 minutos. deixe-os arrefecer um pouco antes de desenformá-los.

Nota: faça o buttermilk colocando 250 ml de leite com algumas gotas de sumo de limão em repouso durante cerca de 15 minutos.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 muffins;
tempo de preparação: 20min + 25min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: morangos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolachas de chocolate branco e manteiga de amendoim

A receita que vos trago hoje é para ser feita apenas naqueles dias especiais de festa pois, além de serem viciantes, estas bolachinhas são autênticas bombas calóricas.


Repletas de manteiga de amendoim, estas bolachas são enriquecidas com pedaços generosos de chocolate branco o que as torna incrivelmente apetecíveis.


Bem doces e ricas, estas bolachas de chocolate branco e manteiga de amendoim têm um interior bem mole e húmido devido à generosa quantidade de manteiga que levam na sua confeção.


Esta receita rende bastante e aconselho-vos a partilharem com amigos e familiares pois garanto-vos que, se forem tão gulosos como eu, vão querer comer todas! A receita veio daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
300 gr de farinha de trigo sem fermento;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal;
200 gr de manteiga à temperatura ambiente;
200 gr de açúcar branco;
150 gr de açúcar amarelo;
2 ovos grandes;
400 gr de manteiga de amendoim cremosa;
1 c. (sobremesa) de essência de baunilha;
200 gr de chocolate branco grosseiramente picado.

Modo de preparação:
Comece por misturar a farinha com o fermento, o bicarbonato e o sal e reserve. Bata a manteiga com os açúcares até obter uma mistura cremosa durante cerca de 2 minutos. Adicione os ovos um a um e a essência de baunilha batendo sempre. Por fim, adicione a manteiga de amendoim e bata até estar tudo bem misturado. Deite este preparado sobre os ingredientes secos envolva tudo muito bem. Adicione o chocolate branco, misture tudo e leva a massa ao frigorífico durante cerca de 1 hora. Passado esse tempo, pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal dois tabuleiros retangulares. Com a ajuda de uma colher de sopa molde bolas de massa e espalme-as ligeiramente no tabuleiro. Leve ao forno durante cerca de 15 minutos. Deixe-as arrefecer um pouco antes de tirá-las dos tabuleiros.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 30 bolachas;
tempo de preparação: 20min + 1h frigorífico + 15min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate branco.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Muffins de quinoa com chocolate e banana

Ultimamente tenho usado mais quinoa na minha alimentação. Este grão altamente nutritivo tem sido substituto de arroz e massa em muitas refeições ou mesmo dos flocos de aveia no pequeno almoço. Mas desta vez resolvi experimentá-la nuns muffins de chocolate e o resultado não poderia ser melhor.


Saudáveis, proteicos, gulosos e sem glúten estes muffins são altamente viciante e um óptimo snack para qualquer hora do dia.


Para os tornar ainda mais proteicos adicionei um pouco de proteína em pó (costumo usar a de ervilha) mas se não tiverem podem perfeitamente substituir por igual quantidade de cacau em pó, bastando juntar mais uma colher de mel para que não percam a sua doçura.


Estes muffins conservam-se bem húmidos durante alguns dias se forem guardados num recipiente hermético no frigorífico. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
1/3 chávena de quinoa;
1 pitada de sal;
2/3 chávena de leite;
2 c. (sopa) de óleo de côco;
3 c. (sopa) de mel;
2 ovos;
1/2 chávena de proteína em pó de chocolate (ou cacau em pó);
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 banana média madura esmagada;
75 gr de chocolate negro grosseiramente picado.

Modo de preparação:
Comece por colocar a quinoa previamente lavada num tacho com o leite e o sal e deixe-a cozer durante cerca de 20 minutos até evaporar todo o leite. Retire do lume e deixe arrefecer. Entretanto pré-aqueça o forno a 180°C e unte com manteiga um tabuleiro de muffins (usei de silicone). Bata bem o óleo de côco com o mel e os ovos. Adicione a proteína, o fermento, a banana e a quinoa cozida. Envolva e, por fim, adicione o chocolate. Divida a massa pelas forminhas de muffins e leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Deixe-os arrefecer antes de desenformar.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 6 muffins;
tempo de preparação: 10min + 40min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Quiche sem massa de curgete e queijo fetta

Há quanto tempo não vos trazia uma receita salgada? Nem sei! Mas quem me segue já sabe que “eu é mais doces”! Mas voltando à receita salgada hoje trago-vos algo muito simples que pode ser feita antecipadamente, pode ser comida fria ou quente e é a salvadora daqueles ingredientes que temos em doses XL no frigorífico. Já sabem o que é?


Quiche ou tarte salgada claro está! Esta versão é mais saudável pois não tem massa na base e não leva natas no recheio e também não tem glúten. Se resulta? Resulta pois e garanto-vos que não se vão arrepender de fazer esta versão.


Optei por usar queijo fetta que é um dos queijos que gosto especialmente pois tem uma consistência bem firme e aquele sabor salgadinho, mas podem optar por qualquer outro queijo ou mesmo requeijão.


Tenham apenas em conta a quantidade de sal que o vosso queijo tem para não abusarem dos temperos. Esta receita se for servida como snack rende umas 12 porções e 6 porções se for servido como prato principal com uma boa salada! Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
800 gr de curgetes;
250 gr de queijo fetta;
8 ovos;
1 c. (chá) de noz moscada;
1 c. (sopa) de coentros frescos bem picadinhos;
sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e unte com azeite um tabuleiro retangular. Comece por lavar bem as curgetes e rale-as. Coloque a curgete ralada numa peneira e calque bem para tirar o excesso de água. Coloque a curgete numa taça, misture 200 gr de queijo fetta desfeito, os coentros e tempere com sal e pimenta e reserve. Num outro recipiente bata os ovos com a noz moscada e tempere com sal e pimenta. Adicione a curgete aos ovos e deite o preparado na forma espalhando bem. Polvilhe com o restante queijo fetta e leve ao forno durante cerca de 35 a 40 minutos. Deixem arrefecer um pouco antes de servir.

Ficha técnica:
prato: prato principal/snack;
nº porções: 6 a 12;
tempo de preparação: 20min + 35min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
ingrediente principal: curgete.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Barras proteicas de chocolate, aveia e manteiga de amendoim com flor de sal

Quem treina (e não só!) conhece bem aquelas barras proteicas que conferem energia e proteína de uma forma bem concentrada.


Com vários sabores e texturas, as barras proteicas são uma constante nos nossos supermercados, seja por moda ou porque o nosso ritmo de vida quer tudo de uma forma mais rápida e sem perder tempo.


Quem as consome conhece também bem o seu preço e sabemos que não são propriamente baratas. Hoje resolvi trazer-vos uma receita de umas barras proteicas feitas com aveia, manteiga de amendoim e chocolate.


Além de terem uma textura e um sabor muito semelhante às de compra, saem consideravelmente mais baratas e garanto-vos que não ficam nada atrás das originais. Estas barras conservam-se facilmente no frigorífico por cerca de 15 dias. A receita veio daqui. Espero que gostem e experimentem! 


Ingredientes:
Barras:
1/2 chávena de manteiga de amendoim;
2 c. (sopa) de óleo de côco;
1/4 chávena de mel;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
2/3 chávena de flocos de aveia;
2/3 chávena de proteína em pó com sabor a chocolate;
1 c. (sopa) de sementes de chia.

Cobertura:
30 gr de chocolate negro com 70% de cacau;
1 c.  (chá) de óleo de côco;
flor de sal q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Forre com papel vegetal o fundo de uma forma de bolo inglês previamente untada e reserve. Comece pelas barras e aqueça a manteiga de amendoim, o óleo de côco, o mel e a baunilha. Quando estiver tudo derretido retire do lume adicione a aveia, a proteína e as sementes. Misture bem e espalhe a massa na forma calcando bem. Entretanto prepare a cobertura derretendo o chocolate com o óleo de côco. Espalhe o chocolate sobre a massa, polvilhe com flor de sal e leve ao frigorífico durante pelo menos 1 hora. Corte em barras e guarde num recipiente hermético no frigorífico.

Ficha técnica:
prato: sobremesa/snack;
nº porções: 10;
tempo de preparação: 10min + 1h frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS