RSS

Blondies de maçã com caramelo e nozes numa versão mais saudável, sem glúten e vegan

Com o início de Outono atípico, confesso que ando um pouco confusa na minha cozinha. Já me apetece usar ingredientes bem típicos da época mas as temperaturas só me puxam para coisas frescas. Hoje resolvi experimentar estes maravilhosos blondies de maçã numa versão saudável, sem glúten e ainda por cima vegan.


Apesar do seu aspecto incrivelmente pecaminoso estes blondies acabam por ser equilibrados do ponto de vista nutricional.


Não têm glúten e esta versão não tem qualquer produto de origem animal. São de maçã mas podem perfeitamente fazer com outro frito - pêra e pêssego também devem ligar muito bem. Se não encontrarem o xarope de agave optem pelo mel tendo em conta que deixa de ser uma receita vegan.


Acabei por servi-los frios com o caramelo quente sobre uma maravilhosa bola de gelado de origem vegetal. Espero que gostem e experimentem. A receita foi adaptada daqui.


Ingredientes:
Blondies:
1/4 de chávena de manteiga de amendoim;
1 c. (sopa) de óleo de côco derretido;
1/3 chávena de açúcar de côco;
1 maçã pequena;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
35 gr de farinha de nozes;
1 c. (sopa) bem cheia de farinha de trigo sarraceno;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (chá) de canela;
1 pitada de noz moscada;
1 pitada de sal.

Caramelo:
1 c. (sopa) bem cheia de manteiga de amendoim;
1 c. (sopa) de xarope de agave;
1 c. (sopa) de óleo de côco derretido;
nozes q.b para servir;
gelado q.b para servir.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre com papel vegetal uma forma de bolo inglês. Comece por ralar metade da maçã e partir em pequenos pedaços a outra metade e reserve. Misture a manteiga de amendoim com o óleo e o açúcar de côco até obter uma mistura homogénea. Adicione a baunilha, a farinha de nozes, a maçã ralada, a farinha de trigo sarraceno, o bicarbonato, a canela, a noz moscada e o sal. Por último, envolva a maçã partida em pedaços e deite na forma calcando bem. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Deixe os blondies arrefecer totalmente antes de retirar da forma. Na hora de servir prepare o caramelo levando ao lume a manteiga de amendoim, o xarope de agave e o óleo de côco derretido. Deixe levantar fervura e retire do lume. Sirva o blondie com uma bola de gelado a gosto, o caramelo morno e algumas nozes picadas.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 4 blondies;
tempo de preparação: 25min + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: maçã.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário