RSS

Blondies de maçã com caramelo e nozes numa versão mais saudável, sem glúten e vegan

Com o início de Outono atípico, confesso que ando um pouco confusa na minha cozinha. Já me apetece usar ingredientes bem típicos da época mas as temperaturas só me puxam para coisas frescas. Hoje resolvi experimentar estes maravilhosos blondies de maçã numa versão saudável, sem glúten e ainda por cima vegan.


Apesar do seu aspecto incrivelmente pecaminoso estes blondies acabam por ser equilibrados do ponto de vista nutricional.


Não têm glúten e esta versão não tem qualquer produto de origem animal. São de maçã mas podem perfeitamente fazer com outro frito - pêra e pêssego também devem ligar muito bem. Se não encontrarem o xarope de agave optem pelo mel tendo em conta que deixa de ser uma receita vegan.


Acabei por servi-los frios com o caramelo quente sobre uma maravilhosa bola de gelado de origem vegetal. Espero que gostem e experimentem. A receita foi adaptada daqui.


Ingredientes:
Blondies:
1/4 de chávena de manteiga de amendoim;
1 c. (sopa) de óleo de côco derretido;
1/3 chávena de açúcar de côco;
1 maçã pequena;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
35 gr de farinha de nozes;
1 c. (sopa) bem cheia de farinha de trigo sarraceno;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (chá) de canela;
1 pitada de noz moscada;
1 pitada de sal.

Caramelo:
1 c. (sopa) bem cheia de manteiga de amendoim;
1 c. (sopa) de xarope de agave;
1 c. (sopa) de óleo de côco derretido;
nozes q.b para servir;
gelado q.b para servir.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre com papel vegetal uma forma de bolo inglês. Comece por ralar metade da maçã e partir em pequenos pedaços a outra metade e reserve. Misture a manteiga de amendoim com o óleo e o açúcar de côco até obter uma mistura homogénea. Adicione a baunilha, a farinha de nozes, a maçã ralada, a farinha de trigo sarraceno, o bicarbonato, a canela, a noz moscada e o sal. Por último, envolva a maçã partida em pedaços e deite na forma calcando bem. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Deixe os blondies arrefecer totalmente antes de retirar da forma. Na hora de servir prepare o caramelo levando ao lume a manteiga de amendoim, o xarope de agave e o óleo de côco derretido. Deixe levantar fervura e retire do lume. Sirva o blondie com uma bola de gelado a gosto, o caramelo morno e algumas nozes picadas.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 4 blondies;
tempo de preparação: 25min + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: maçã.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolinhos de manteiga de amendoim e chocolate sem glúten

Lembram-se daquela receita que publiquei das bolachinhas de manteiga de amendoim sem glúten?


Pois bem resolvi fazer uma pequena actualização nessa receita e adicionei-lhe um pouco de chocolate negro. Reduzi também um pouco a quantidade de açúcar já que coloquei o chocolate. Estes bolinhos são simplesmente divinais!


Apesar de serem relativamente saudáveis são incrivelmente viciantes e muito difíceis de parar de comer! Além de bem gulosos, estes bolinhos sai bastante saciantes.


Estes bolinhos ficam bem húmidos no seu interior. Se não tiverem açúcar de côco podem sempre utilizar açúcar amarelo. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
250 gr de manteiga de amendoim cremosa;
1/2 chávena de açúcar de côco;
1 ovo;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
75 gr de chocolate negro grosseiramente picado;
1 pitada de sal.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre dois tabuleiros rectangulares com papel vegetal. Bata a manteiga de amendoim com o açúcar de côco, o ovo e a baunilha. Por fim, adicione o bicarbonato de sódio, o sal e o chocolate. Molde bolinhas de massa e espalme-as ligeiramente com um garfo. Leve ao forno durante cerca de 12 minutos. Deixe-as arrefecer antes de retirá-las do tabuleiro.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
tempo de preparação: 10min + 12min cozedura;
nº porções: 12 bolinhos;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: manteiga de amendoim.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo de maçã e canela com crumble de nozes

Em pleno setembro começamos a ter grandes mudanças na fruta da época. Os pêssegos e os alperces começam a dar lugar às maçãs e às pêras apesar de, hoje em dia, encontrarmos facilmente qualquer fruta em qualquer estação do ano. 


O bolo que vos trago hoje é de maçã e canela, bem simples que o tornam perfeito para um lanche de final de dia. Optei por usar maçãs royal gala mas podem usar a variedade que gostarem mais. Este seria mais um bolo de maçã tradicional se não fosse o maravilhoso crumble que leva.


Enriquecido com nozes este crumble torna este bolo bem guloso. Nozes, maçãs e canela o trio perfeito para deixarmos o verão. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Crumble:
100 gr de manteiga derretida;
1/2 chávena de nozes grosseiramente picadas;
1 chávena e 1/4 de farinha sem fermento;
1/3 chávena de açúcar amarelo;
1/3 chávena de açúcar branco;
2 c. (chá) de canela.

Bolo:
2 chávenas de farinha sem fermento;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
100 gr de manteiga à temperatura ambiente;
3/4 chávena de açúcar branco;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
3 ovos;
1/4 chávena de iogurte grego natural;
2 c. (sopa) de leite;
2 maçãs médias descascadas, descaroçadas e cortadas em fatias (usei a variedade royal gala).

Modo de preparação:
Comece por preparar o crumble misturando bem com um garfo todos os ingredientes excepto a manteiga. Adicione a manteiga e mexa com o garfo até obter uma consistência areada. Reserve e guarde no frigorífico. Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre com papel vegetal e unte uma forma rdonda de fundo amovível com cerca de 18 cm. Bata bem a manteiga com os açúcares e a baunilha até obter um creme. Adicione os ovos um a um, o leite e o iogurte. Por fim, adicione aos poucos a farinha com o fermento e o bicarbonato, envolvendo bem sem bater em demasia. Deite a massa na forma. Disponha as maçãs fatiadas sobre a massa e, por fim, esfarele todo o crumble sobre as maçãs. Leve ao forno durante cerca de 40 minutos. Deixe o bolo arrefecer antes do desenformar.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 8 fatias;
tempo de preparação: 30min + 40min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: maçã.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Muffins de banana e chocolate de leite com trigo sarraceno, saudáveis e sem glúten

Hoje a receita não poderia ser mais simples! Muffins feitos num processador! E melhor que sim, são saudáveis e não têm glúten. 


O único pequeno pecado que estes meninos têm é o interior de chocolate de leite mas acho que nem isso os torna menos saudáveis. Feitos com pouco açúcar e sem gordura estes muffins são perfeitos para um lanche rápido, para levar para o trabalho e comer a qualquer hora do dia. 


Optei por utilizar trigo sarraceno pois gosto bastante deste grão mas se não encontrarem utilizem farinha de trigo integral ou farinha de espelta ou mesmo flocos de aveia porque não? se quiserem fazer uns muffins totalmente inofensivos coloquem apenas um quadrado de chocolate negro com 70% de cacau em cada um. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
1 chávena de trigo sarraceno;
1 banana grande madura;
1 ovo;
1/4 chávena de açúcar mascavado;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 pitada de sal;
12 quadrados de chocolate de leite.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte um tabuleiro para 6 muffins. No processador coloque todos os ingredientes excepto o chocolate e triture bem até obter uma massa uniforme. Divida a massa pelas formas de muffins e enterre em cada muffin 2 quadrados de chocolate de leite. Leve ao forno durante cerca de 15 minutos e deixe-os arrefecer um pouco antes de desenformar. Sirva-os mornos ou frios.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 6 muffins;
tempo de preparação: 10min + 15min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: banana e chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolachas de avelã e chocolate sem farinha, saudáveis e sem glúten

Hoje resolvi trazer-vos bolachas de chocolate. Mas não são umas bolachas quaisquer. Feitas sem farinha, não têm glúten, são ricas em frutos secos e têm um leve aroma a côco devido ao uso tanto de açúcar como óleo de côco.


Repletas de chocolate estas bolachas têm uma consistência areada desfazendo-se na boca e nas mãos! Nesta receita é importante respeitar o tempo de repouso da massa no frigorífico para que as bolachas tenham uma consistência mais firme.


Experimentei fazê-las sem esse repouso prévio e elas partem-se bem mais apesar de serem em termos de sabor igualmente maravilhosas. Perfeitas para amantes de chocolate e frutos secos estas bolachas são ainda saudáveis mas incrivelmente perigosas pois viciam bastante. Já sabem que para fazerem as farinhas bata triturarem no processador os frutos secos. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes: 
1/2 chávena de óleo de côco sólido à temperatura ambiente;
3/4 chávena de açúcar de côco;
1 ovo;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal;
1/2 chávena de cacau em pó;
75 gr de farinha de amêndoa;
85 gr de farinha de avelã;
85 gr de chocolate negro com 70% de cacau grosseiramente picado;
1/2 chávena de avelãs tostadas sem pele grosseiramente picadas.

Modo de preparação:
Comece por bater o óleo de côco com o açúcar, de seguida adicione o ovo e a baunilha e bata bem. Adicione o cacau,  as farinhas de amêndoa e avelã, o bicarbonato e o sal. Por fim, envolva o chocolate e as avelãs. Coloque esta massa no frigorífico durante cerca de 45 minutos. Passado esse tempo pré-aqueça o forno a 180ºC e forre 2 tabuleiros rectangulares com papel vegetal e, com a ajuda de uma colher de sopa, coloque porções de massa nos tabuleiros e leve ao forno durante cerca de 12 minutos. Deixe-as arrefecer antes de retirá-las do tabuleiro. Depois de frias guarde-as num recipiente hermeticamente fechado.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 bolachas;
tempo de preparação: 15min + 45min frigorífico + 12min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: avelã e chocolate.

Até breve;

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS