RSS

Muffins de aveia com batata doce e mirtilos

Já há algum tempo que não vos trazia uma receita com batata doce. Normalmente quando cozo batata doce faço sempre alguma extra e guardo para utilizar em sobremesas.


Desta vez resolvi fazer uma receita bem saudável, sem gordura nem açúcares processados, rica em fibra e nutricionalmente muito equilibrada perfeita para qualquer hora do dia. Claro que tinha de levar aveia e claro que tinha de levar mel e iogurte.


Desta vez optei pelo iogurte rico em proteína do tipo skyr mas podem usar iogurte grego. E passando propriamente à receita resolvi fazer muffins com farinha de aveia de batata doce e mirtilos, adoçados com mel apenas.


O resultado foi simplesmente maravilhoso - húmidos, suficientemente doces, saciantes e enriquecidos com mirtilos frescos, estes muffins são perfeitos para começarmos bem o dia. Acho que para a próxima vez experimento substituir os mirtilos por chocolate negro. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
1 chávena de flocos de aveia;
1/2 chávena de puré de batata doce;
1/4 chávena de mel;
1 iogurte natural proteico do tipo skyr (150 gr);
1 ovo;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de canela;
1 pitada de sal;
100 gr de mirtilos frescos.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e prepare um tabuleiro para 6 muffins. No processador coloque os flocos de aveia e triture até obter uma farinha. De seguida, adicione todos os outros ingredientes excepto os mirtilos e triture novamente. Deite o preparado num recipiente, adicione os mirtilos e divida a massa pelas forminhas de muffins e leve ao forno durante cerca de 18 minutos. Deixe-os arrefecer antes de desenformar e guarde-os no frigorífico depois de frios.

Ficha técnica:
prato: sobremesa/pequeno almoço;
nº porções: 6;
tempo de preparação: 10min + 18min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: mirtilos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário