RSS

Bolo cheesecake de morangos com crumble

Morangos, cheesecake e crumble tudo isto numa única sobremesa. É assim a receita que vos trago hoje.


Feito com quatro camadas, este bolo cheesecake de morangos é de comer e chorar por mais. Na base um bolo húmido de baunilha feito com iogurte grego, depois um maravilhoso cheesecake seguido de um doce caseiro de morangos e, por fim, um crumble crocante.


Apesar da grande quantidade de ingredientes, este bolo não é nada trabalhoso e pode e deve ser feito com antecedência para que esteja bem firme na altura de comer.


O base de bolo é muito simples e o crumble é feito com a mesma massa do bolo, o doce de morango faz-se também de uma forma muito rápida e para o cheesecake é só misturar três ingredientes.


Podem sempre utilizar outro fruto para fazer o doce como por exemplo amoras. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Bolo e crumble:
2 chávenas de farinha de trigo;
2/3 chávena de açúcar;
1/2 chávena de manteiga fria partida em pequenos pedaços;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 pitada de sal;
1 ovo;
1 chávena de iogurte grego natural;

Cheesecake:
200 gr de queijo creme;
1/4 chávena de açúcar;
1 ovo.

Doce de morango:
2 chávenas de morangos arranjados partidos em pedaços (cerca de 300 gr);
2 c. (chá) de amido de milho;
1 c. (sopa) de água;
3 c. (sopa) de açúcar;
morangos q.b para decorar.

Modo de preparação:
Comece por fazer o doce de morango levando ao lume os morangos com o açúcar e o amido de milho dissolvido na água. Deixe ferver durante cerca de 8 minutos em lume brando até obter a consistência de doce e reserve. Entretanto pré-aqueça o forno a 180ºC e forre com papel vegetal e unte uma forma redonda de fundo amovível com cerca de 20 cm. Comece por fazer o cheesecake batendo bem o queijo com o açúcar e o ovo e reserve. Faça o bolo misturando a farinha com o açúcar, de seguida, adicione a manteiga fria e misture com a ponta dos dedos para obter um crumble. Reserve 3/4 de chávena deste crumble para o topo do bolo. Ao restante crumble adicione o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal, o ovo batido, o iogurte e a baunilha. Mexa bem com uma espátula para obter uma massa o mais uniforme possível. Deite a massa na forma e espalhe bem, de seguida deite o cheesecake, de seguida deite cuidadosamente colheradas do doce de morango e, por fim, o crumble que reservou. Leve ao forno durante cerca de 50 minutos e deixe-o arrefecer totalmente antes de desenformar. Guarde-o no frigorífico até à hora de servir.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 10 fatias;
tempo de preparação: 45min + 50min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: morangos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário