RSS

Bolo de mirtilos e canela com cobertura de queijo creme e glacé de mirtilos

Para este domingo trago-vos este bolo delicioso! Simples mas repleto de sabor, este bolo de mirtilos vai certamente surpreender-vos.


Feito com farinha de espelta e açúcar de côco, é um bolo que se torna bem saudável. Poderia ser um simples bolo de mirtilos e canela como uma cobertura de queijo creme mas é enriquecido com um glacé de mirtilos que o transforma num pedaço de céu.


O bolo por si só não é muito doce, mas este glacé equilibra-lhe totalmente os sabores, dando-lhe também uma humidade adicional. O bolo e a cobertura podem ser feitos de véspera mas o glacé sugiro que façam na altura de servir para que fique com cores mais vibrantes e não escureça.


A receita foi adaptada daqui. Já sabem que podem substituir os ingredientes que não encontrarem - a espelta pode ser substituída por farinha de aveia ou integral ou mesmo sem glúten e o açúcar de côco pode ser substituído por açúcar amarelo ou mascavado.


Eu optei por fazer um bolo familiar é uma versão mini para fazer o controlo de qualidade! Espero que gostem e experimentem!

Ingredientes:
Bolo:
2 chávenas de farinha de espelta;
1 chávena de açúcar de côco;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (chá) de canela;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 pitada de sal;
2 ovos;
1/2 chávena de leite;
1/2 chávena de iogurte grego natural;
3/4 chávena de mirtilos frescos.

Cobertura:
200 gr de queijo creme;
1/2 chávena de iogurte grego natural;
1 pitada de canela;
2 c. (sopa) de mel.

Glacé de mirtilos:
1/2 chávena de mirtilos frescos;
1 chávena de açúcar em pó;
1 c. (sopa) de água;
mirtilos q.b para decorar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre uma forma redonda com papel vegetal. Misture a farinha com o açúcar, o fermento, o bicarbonato, o sal e a canela e reserve. Bata os ovos com o iogurte, o leite e a baunilha. Adicione à mistura líquida os ingredientes secos e, por fim, os mirtilos. Deite na forma e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer totalmente. Entretanto prepare a cobertura misturando todos os ingredientes. Deite sobre o bolo já frio. Na altura de servir prepare o glacé de mirtilos colocando todos os ingredientes no processador e triture. Deite o glacé sobre o bolo e decore com mais mirtilos.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 fatias;
tempo de preparação: 30min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim,;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: mirtilos;

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Unknown disse...

Ficou com um aspecto delicioso.
Beijinhos

www.paopaoqueijoqueijo.com

Enviar um comentário