RSS

Quadrados Anzac com brownie

Quem segue a flor do brownie lembra-se certamente das bolachas anzac que já está aqui publiquei, umas simples outras com chocolate de leite.


O termo anzac teve origem na Austrália e Nova Zelândia na altura da Primeira Guerra Mundial, onde os familiares dos soldados confeccionavam bolachas com base de aveia e côco altamente nutritivas.


E assim ficou esta receita é ainda bem porque estas bolachas são realmente deliciosas.


Agora imaginem uns quadrados com base e um crumble amanteigados de aveia e côco recheados com brownie. Assim temos o melhor dos dois mundos! Estes quadrados passaram a ficar na minha lista de sobremesas favoritas.


Em termos de valor nutricional digamos que não são do mais leve que há mas como conseguimos ficar saciados devido à aveia, temos uma sobremesa relativamente equilibrada. Nesta receita utilizei chocolate negro com 70% de cacau. A receita veio daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes: 
Base e crumble:
1 chávena e 1/4 de farinha com fermento;
1 chávena e 1/4 de flocos de aveia;
3/4 chávena de açúcar amarelo;
3/4 chávena de côco ralado;
125 gr de manteiga;
1/4 chávena de mel;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (sopa) de água.

Recheio:
125 gr de manteiga;
150 gr de chocolate negro;
1 chávena de açúcar;
3 ovos;
1/4 chávena de cacau em pó;
3/4 chávena de farinha com fermento.

Cobertura:
100 gr de chocolate negro derretido.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre uma forma rectangular com papel vegetal. Comece por preparar a base e o crumble misturando a farinha, o açúcar, a aveia e o côco e reserve. Entretanto leve ao lume a manteiga com o mel e deixe derreter mexendo de vez em quando. Quando estiver derretido adicione o bicarbonato misturado com a água. Mexa bem e retire do lume. Adicione esta mistura à mistura de aveia e côco. Coloque metade desta massa na forma e calque. Leve ao forno durante cerca de 10 minutos e retire deixando-a arrefecer um pouco. Entretanto prepare o brownie derretendo o chocolate com a manteiga. Retire do lume adicione o açúcar e bata bem. Adicione os ovos um a um sem parar de bater e, por fim, o cacau e a farinha. Coloque o brownie sobre a base, espalhe a restante massa esfarelando-a e leve ao forno por mais 40 minutos. Deixe arrefecer totalmente, desenforme, salpique com o chocolate derretido e corte em quadrados.

Ficha técnica: 
prato: sobremesa;
nº porções: 24;
tempo de preparação: 30min + 50min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Ai que tentação, o pior é resistir e comer só um quadradinho. :-( Eu fujo dos doces. :-( Ainda tenho de eliminar 10 kg...

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/04/raia-frita-com-salada-de-batata.html

Enviar um comentário