RSS

Muffins cinnamon rolls de framboesas com cobertura de queijo creme e chocolate branco

Em dia de Páscoa, resolvi voltar a repetir a receita de cinnamon rolls mas desta vez com um recheio e cobertura diferentes. Optei por adicionar umas framboesas frescas ao seu interior e fazer uma cobertura enriquecida com chocolate branco.


Framboesas e chocolate branco são naturalmente uma combinação perfeita por isso esta receita só poderia ser deliciosa.


Desta vez fiz em formato individual em forminhas de queques mas podem perfeitamente fazê-los num tabuleiro rectangular como na receita original.


É muito importante que forrem as formas com papel vegetal para que se desenformem melhor já que ficam sempre um pouco caramelizados no fundo.


Confesso que adorei esta versão mini! A receita desta massa é muito simples e fácil de fazer mas não se esqueçam de usar na batedeira o gancho próprio para bater massas. Espero que gostem e experimentem! 


Ingredientes:
Massa:
1 chávena de leite
50 gr de manteiga;
3 chávenas de farinha sem fermento;
1/4 chávena de açúcar branco;
1 envelope de fermento de padeiro instantâneo;
1 ovo;
1 pitada de sal.

Recheio:
1/4 chávena de açúcar branco;
1/4 chávena de açúcar amarelo;
1 c. (sopa) rasa de canela;
50 gr de manteiga amolecida;
250 gr de framboesas frescas;
raspa de 1/2 limão;
1 c. (chá) bem cheia de amido de milho.

Cobertura:
125 gr de queijo creme;
3 c. (sopa) de iogurte grego;
100 gr de chocolate branco derretido;
1 c. (chá) de essência de baunilha.

Modo de preparação:
Comece por levar ao lume o leite com a manteiga e deixe-a derreter. Retire do lume e deixe que a mistura fique morna. Adicione o fermento de padeiro e mexa. Entretanto coloque na batedeira com o gancho para massas a mistura de fermento, a farinha, o sal, o açúcar e o ovo. Bata durante cerca de 5 minutos até que a massa se descole das laterais. Se necessário pode juntar mais 1/4 de chávena a 1/2 chávena de farinha. Deverá obter uma massa elástica. Coloque a massa numa tigela untada com azeite e deixe-a repousar tapada durante 10 minutos. Prepare um tabuleiro de muffins e unte com manteiga e forre cada forminha com papel vegetal. Entretanto prepare o recheio - comece por misturar as framboesas com o açúcar branco, o amido de milho e a raspa de limão esmagando-as um pouco e reserve; mistura o açúcar amarelo com a canela e reserve. Numa superfície enfarinhada deite a massa e estique-a formando um rectângulo com cerca de 35cmx25cm. Unte-a com a manteiga amolecida, espalhe a mistura de açúcar e canela e por fim, espalhe as framboesas. Enrole a massa e divida-a ao meio, cada metade novamente ao meio e cada quarto em três formando ao todo 12 cinnamon rolls. Coloque cada cinnamon roll em cada uma das forminhas de muffins e deixe-os repousar tapados durante 25 minutos. Entretanto prepare a cobertura misturando bem todos os ingredientes. Pré-aqueça o forno a 180ºC e leve o tabuleiro ao forno durante cerca de 20 minutos. Deixe-os arrefecer um pouco desenforme-os e regue cada um com um pouco da cobertura de queijo creme e chocolate branco.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 10min + 35min repouso + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: framboesas.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Marlene Teixeira disse...

Que verdadeira maravilha! Ficaram tão, mas tão bonitos. E sim, a combinação de framboesa e chocolate branco é maravilhosa! Era menina para comer agora uns dois muffins destes!

Enviar um comentário