RSS

Bolo invertido de laranja e toranja, saudável e vegan

Vocês são daquelas pessoas que quando compram um ingrediente novo não se cansam de usá-lo? Eu sou! E confesso que fiquei fã do açúcar de côco. É suave, tem um aroma incrível e dá uma cor de melaço aos preparados.


Desta vez resolvi fazer uma receita bem saudável e sem qualquer produto de origem animal. Acho que não seria capaz de ser vegan confesso - não comer ovos, nem queijo acho que seria muito complicado para mim.


Claro que tento diminuir o consumo de carne, tento adquirir produtos biológicos e de agricultura sustentável e tenho várias refeições durante a semana em que ingiro apenas proteína de origem vegetal porque gosto claro e tento sempre compensar os pecados a nível de doces.


Para este bolo substituí os ovos por sementes de chia hidratadas que conferem uma goma incrível nos bolos. Fiz um simples bolo invertido com laranja e toranja e adorei o resultado - um bolo húmido, caramelizado e incrivelmente saudável. Prometo fazer mais bolos vegan! Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
1 laranja;
1 toranja;
3/4 chávena de açúcar de côco + 2 c. (sopa) de açúcar de côco;
3 c. (sopa) de óleo de côco;
3 c. (sopa) de iogurte de soja natural;
2 c. (sopa) de sementes de chia;
2 c. (sopa) de água;
3/4 chávena de farinha de espelta;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e unte com óleo de côco e forre com papel vegetal uma forma de fundo amovível com cerca de 18 cm, untando novamente o fundo da forma. Espalhe 2 c. (sopa) de açúcar de côco no fundo da forma. Corte metade da laranja e metade da toranja em rodelas finas e forre o fundo da forma com elas. Entretanto comece por preparar os “ovos” misturando as sementes de chia com a água e reserve. Bata o açúcar com o óleo de côco. Adicione a chia hidratada e o iogurte de soja, de seguida adicione sumo de meia laranja e raspa de meia toranja. Por fim, envolva a farinha de espelta, o fermento, o bicarbonato e o sal. Deite na forma e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme. 

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 8 fatias;
tempo de preparação: 20min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: laranja e toranja.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário