RSS

Bolachas de manteiga de amendoim, saudáveis e sem glúten

A receita que vos trago hoje não poderia ser mais simples. Com apenas meia dúzia de ingredientes, estas bolachas são uma verdadeira perdição e melhor que tudo acabam por ser saudáveis e sem glúten.


Já não é a primeira vez que faço bolachas de manteiga de amendoim mas desta vez optei por utilizar açúcar de côco e não coloquei qualquer farinha.


São um snack perfeito para quando desejamos algo doce mas pouco pecaminoso. Tentem usar manteiga de amendoim o mais natural possível pois isso fará a diferença.


Se não encontrarem açúcar de côco podem sempre utilizar açúcar mascavado ou mesmo açúcar amarelo. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
1 chávena de manteiga de amendoim cremosa;
3/4 chávena de açúcar de côco;
1 ovo;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal.

Modo de preparação:
Misture todos os ingredientes e guarde a massa no frigorífico durante cerca de 30 minutos. Passado esse tempo, pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro com papel vegetal. Com a ajuda de uma colher de sopa forme colheradas de massa e leve ao forno durante cerca de 12 minutos. Deixe arrefecer e retire-as do tabuleiro.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 bolachas;
tempo de preparação: 5min + 30min frigorífico + 12min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: manteiga de amendoim.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Quadrados Anzac com brownie

Quem segue a flor do brownie lembra-se certamente das bolachas anzac que já está aqui publiquei, umas simples outras com chocolate de leite.


O termo anzac teve origem na Austrália e Nova Zelândia na altura da Primeira Guerra Mundial, onde os familiares dos soldados confeccionavam bolachas com base de aveia e côco altamente nutritivas.


E assim ficou esta receita é ainda bem porque estas bolachas são realmente deliciosas.


Agora imaginem uns quadrados com base e um crumble amanteigados de aveia e côco recheados com brownie. Assim temos o melhor dos dois mundos! Estes quadrados passaram a ficar na minha lista de sobremesas favoritas.


Em termos de valor nutricional digamos que não são do mais leve que há mas como conseguimos ficar saciados devido à aveia, temos uma sobremesa relativamente equilibrada. Nesta receita utilizei chocolate negro com 70% de cacau. A receita veio daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes: 
Base e crumble:
1 chávena e 1/4 de farinha com fermento;
1 chávena e 1/4 de flocos de aveia;
3/4 chávena de açúcar amarelo;
3/4 chávena de côco ralado;
125 gr de manteiga;
1/4 chávena de mel;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (sopa) de água.

Recheio:
125 gr de manteiga;
150 gr de chocolate negro;
1 chávena de açúcar;
3 ovos;
1/4 chávena de cacau em pó;
3/4 chávena de farinha com fermento.

Cobertura:
100 gr de chocolate negro derretido.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre uma forma rectangular com papel vegetal. Comece por preparar a base e o crumble misturando a farinha, o açúcar, a aveia e o côco e reserve. Entretanto leve ao lume a manteiga com o mel e deixe derreter mexendo de vez em quando. Quando estiver derretido adicione o bicarbonato misturado com a água. Mexa bem e retire do lume. Adicione esta mistura à mistura de aveia e côco. Coloque metade desta massa na forma e calque. Leve ao forno durante cerca de 10 minutos e retire deixando-a arrefecer um pouco. Entretanto prepare o brownie derretendo o chocolate com a manteiga. Retire do lume adicione o açúcar e bata bem. Adicione os ovos um a um sem parar de bater e, por fim, o cacau e a farinha. Coloque o brownie sobre a base, espalhe a restante massa esfarelando-a e leve ao forno por mais 40 minutos. Deixe arrefecer totalmente, desenforme, salpique com o chocolate derretido e corte em quadrados.

Ficha técnica: 
prato: sobremesa;
nº porções: 24;
tempo de preparação: 30min + 50min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolachas XL de framboesa e chocolate branco

A receita que vos trago hoje é uma verdadeira perdição. Chocolate branco e frutos vermelhos são uma daquelas combinações perfeitas.


Agora imaginem essa combinação numa bolacha XL com aveia crocante por fora e bem pegajosa por dentro com pedaços do chocolate branco caramelizado. Terrível não?


Quando fiz esta receita tive algumas dúvidas se as framboesas resultariam pois, mesmo estando congeladas, rebentam sempre e largam alguma água mas ficaram perfeitas.


Eu optei por comprar framboesas frescas que depois congelei mas podem utilizar qualquer outro grupo vermelho. Se são bem gulosos e amantes de chocolate branco esta receita é para vocês. Espero que gostem e experimentem! A receita foi adaptada daqui.


Ingredientes:
2 chávenas de farinha de trigo sem fermento;
1 chávena e meia de flocos de aveia;
1/2 c. (chá) de fermento em pó;
1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1/2 c. (chá) de sal;
1 chávena e meia de açúcar;
200 gr de manteiga à temperatura ambiente;
2 ovos grandes;
1 c. (sopa) de essência de baunilha;
200 gr de chocolate branco grosseiramente picado;
125 gr de framboesas congeladas.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre 2 tabuleiros rectangulares com papel vegetal. Comece por misturar a farinha com a aveia, o sal, o fermento e o bicarbonato e reserve. Entretanto bata a manteiga  com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Adicione os ovos um a um e a essência de baunilha. Deite este creme sobre os ingredientes secos e envolva tudo. Por fim, adicione o chocolate e as framboesas congeladas ligeiramente esmagadas com as mãos. Misture tudo e com a ajuda de uma colher de sopa molde as bolachas e coloque-as nos tabuleiros. Leve ao forno durante cerca de 15 minutos. Deixe-as arrefecer um pouco antes das tirar dos tabuleiros.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 25 bolachas XL;
tempo de preparação: 20min + 15 min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: framboesas.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Muffins XL de amoras e limão com queijo creme

A receita que vos trago hoje não poderia ser mais simples.


Ideal para comer a dois ou simplesmente para não partilhar com mais ninguém, esta receita rende dois muffins XL mas se os fizerem em forminhas de tamanho normal obtêm uns 4 muffins.


Feitos com açúcar de côco (sim adoro o açúcar de côco!), óleo de côco (a quem me perguntou qual uso habitualmente é o da origens) e farinha de espelta estes muffins com aroma a limão são enriquecidos com amoras frescas no seu interior e finalizados com uma gulosa cobertura de queijo creme e amoras trituradas.


Apesar do seu ar provocador, estes muffins são bem saudáveis e como é uma fornada pequena não corre o risco de devorar mais do que devia.


Podem perfeitamente fazê-los com framboesas ou morangos ou mesmo mirtilos, escolhem o fruto vermelho que mais gostarem.


São inclusivamente perfeitos para o pequeno almoço. Eu acabei por ter de fazer mais uma fornada, devido a um pequeno incidente!


Espero que gostem e experimentem!

Ingredientes:
Muffins:
1/2 chávena de farinha de espelta;
1/3 chávena de açúcar de côco;
1 c. (chá) rasa de fermento em pó;
1 pitada de sal;
raspa de 1/2 limão pequeno;
1 ovo;
1 c. (sopa) de iogurte grego natural;
1 c. (sopa) de óleo de côco derretido;
5 amoras partidas em pedaços.

Cobertura:
3 amoras;
75 gr de queijo creme magro;
1 c. (sopa) de mel;
1/2 c. (chá) de essência de baunilha;
amoras q.b para decorar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e prepare duas formas para muffins XL ou quatro formas de muffins normais. Misture o ovo com o iogurte, o óleo de côco e a raspa de limão e reserve. Misture a farinha de espelta, o açúcar, o sal e o fermento. Adicione a mistura líquida e envolva sem bater em demasia. Por fim, adicione as amoras e deite nas formas. Leve ao forno durante cerca de 18 minutos. Retire do forno e deixe-os arrefecer. Prepare a cobertura batendo todos os ingredientes no processador. Quando os muffins estiverem frios coloque a cobertura e decore com mais amoras.

Ficha técnica:
prato: sobremesa/pequeno almoço;
nº porções: 2 muffins XL;
tempo de preparação: 15min + 18min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: amoras.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo invertido de laranja e toranja, saudável e vegan

Vocês são daquelas pessoas que quando compram um ingrediente novo não se cansam de usá-lo? Eu sou! E confesso que fiquei fã do açúcar de côco. É suave, tem um aroma incrível e dá uma cor de melaço aos preparados.


Desta vez resolvi fazer uma receita bem saudável e sem qualquer produto de origem animal. Acho que não seria capaz de ser vegan confesso - não comer ovos, nem queijo acho que seria muito complicado para mim.


Claro que tento diminuir o consumo de carne, tento adquirir produtos biológicos e de agricultura sustentável e tenho várias refeições durante a semana em que ingiro apenas proteína de origem vegetal porque gosto claro e tento sempre compensar os pecados a nível de doces.


Para este bolo substituí os ovos por sementes de chia hidratadas que conferem uma goma incrível nos bolos. Fiz um simples bolo invertido com laranja e toranja e adorei o resultado - um bolo húmido, caramelizado e incrivelmente saudável. Prometo fazer mais bolos vegan! Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
1 laranja;
1 toranja;
3/4 chávena de açúcar de côco + 2 c. (sopa) de açúcar de côco;
3 c. (sopa) de óleo de côco;
3 c. (sopa) de iogurte de soja natural;
2 c. (sopa) de sementes de chia;
2 c. (sopa) de água;
3/4 chávena de farinha de espelta;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e unte com óleo de côco e forre com papel vegetal uma forma de fundo amovível com cerca de 18 cm, untando novamente o fundo da forma. Espalhe 2 c. (sopa) de açúcar de côco no fundo da forma. Corte metade da laranja e metade da toranja em rodelas finas e forre o fundo da forma com elas. Entretanto comece por preparar os “ovos” misturando as sementes de chia com a água e reserve. Bata o açúcar com o óleo de côco. Adicione a chia hidratada e o iogurte de soja, de seguida adicione sumo de meia laranja e raspa de meia toranja. Por fim, envolva a farinha de espelta, o fermento, o bicarbonato e o sal. Deite na forma e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme. 

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 8 fatias;
tempo de preparação: 20min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: laranja e toranja.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Brownies com mirtilos

Vamos lá falar de brownies! Brownies são aquela sobremesa perfeita para qualquer ocasião, seja para comemorar vitórias, festejar alegrias, consolar tristezas e solidões, são o final ideal para um jantar perfeito, um almoço rápido ou mesmo um pequeno almoço (mas não contém a ninguém!).


Fáceis de fazer, estes pedaços de céu são amanteigados, húmidos, pegajosos, desfazem-se na boca e têm um sabor bem intenso a chocolate negro.


Se somado a tudo isto juntarmos mirtilos frescos, temos um domingo perfeito. Esta receita veio daqui.


Optei por fazer numa forma rectangular mas se tiverem uma quadrada não muito grande melhor ainda pois ficarão mais altos.


Espero que gostem e experimentem e não garanto que não fiquem viciados!

Ingredientes:
150 gr de chocolate negro;
6 c. (sopa) de manteiga;
1 chávena de açúcar;
2 ovos grandes;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
3/4 chávena de farinha com fermento + 2 c. (sopa) para envolver os mirtilos;
1 pitada de sal;
1 chávena e meia de mirtilos frescos.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal uma forma quadrada ou rectangular. Derreta em banho-maria o chocolate com a manteiga e reserve. Bata os ovos com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Adicione a baunilha e o chocolate derretido. Por fim envolva a farinha e o sal e adicione 3/4 de chávena de mirtilos envolvidos nas duas colheres de sopa de farinha. Deite no tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Retire do forno espalhe os restantes mirtilos calçando ligeiramente e deixe arrefecer totalmente antes de cortar.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 20min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Papas de aveia e cacau com avelãs e toranja caramelizadas com açúcar de côco, numa versão vegan

Hoje trago-vos de novo o pequeno almoço, desta vez com papas de aveia.


As papas de aveia são o pequeno almoço ideal - saudáveis, nutritivas, saciantes e muitos fáceis de confeccionar preparam-se em poucos minutos e podem perfeitamente ser feitas de véspera.


Na receita de hoje trago-vos a novidade do açúcar de côco. O açúcar de côco tem um baixo índice glicémico, perfeito para adoçar as  suas sobremesas de uma forma suave e saudável.


Com um aroma fantástico, o açúcar de côco confere um sabor extra do côco aos seus pratos. Optei por caramelizar os toppings destas papas também com o açúcar de côco e adorei o resultado - a toranja e as avelãs ficaram perfeitamente caramelizadas e perfeitas para juntar às papas de aveia e cacau.


Além de saudável, esta receita é também vegana pois não levou nenhum ingrediente de origem animal. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Papas:
1/3 chávena de flocos de aveia;
1/3 chávena de leite de côco;
1/3 chávena de água;
1 c. (sopa) de açúcar de côco;
1 c. (sopa) de cacau em pó.

Toppings:
1/2 toranja;
1 mão cheia de avelãs tostadas;
1 mão cheia de mirtilos;
2 c. (sopa) de açúcar de côco.

Modo de preparação:
Coloque num tacho todos os ingredientes das papas de aveia. Leve ao lume mexendo sempre e deixe engrossar. Retire do lume e deite numa tigela. Entretanto parta grosseiramente as avelãs tostadas e corte em fatias a toranja. Coloque ao lume o açúcar de côco com as fatias de toranja e as avelãs e deixe caramelizar. Deite sobre as papas de aveia e coloque um punhado de mirtilos frescos. Sirva quente ou frio.

Ficha técnica: 
prato: pequeno almoço;
nº porções: 1;
tempo de preparação: 10 min;
dificuldade: fácil;
apto para crianças: sim;
vegetariano: sim;
ingrediente principal: aveia.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Barritas de morango

Quem é que já comprou o livro Prato do Dia da Filipa Gomes? Eu já o tenho e resolvi experimentar uma das receitas maravilhosas que por lá andam. Claro que tinha de ser uma sobremesa!


Mas não pensem que leva chocolate! Consegui resistir e resolvi experimentar as barritas de morango.


Feitas com uma massa amanteigada bem crocante têm um recheio verdadeiramente tentador.


Optei por fazer só meia receita pois seria um perigo deixar estas pequenas tentações na minha cozinha. Estava a ver que nem ia a tempo das fotografar. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Massa:
1 chávena de farinha de trigo;
1/2 chávena de granola;
3 c. (sopa) de açúcar;
1/2 c. (chá) de fermento;
sal q.b;
raspas de limão q.b;
1 gema;
100 gr de manteiga fria.

Recheio:
1 chávena e meia de morangos partidos em pedaços;
sumo de 1/2 limão;
3 c. (sopa) de açúcar;
2 c. (sopa) de amido de milho;
1 pitada de sal.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma de bolo inglês e forre o fundo com papel vegetal. Comece por fazer a massa misturando numa taça a farinha, a granola, o açúcar, o fermento, o sal e as raspas de limão. Acrescente a gema e a manteiga fria e mexa até obter uma massa areada. Deite metade desta massa na forma e forre o fundo. Leve ao forno durante 5 minutos. Entretanto prepare o recheio misturando todos os ingredientes. Retire a massa do forno, coloque o recheio sobre a massa e esfarele a restante massa sobre o recheio de morango. Leve ao forno durante cerca de 40 minutos. Deixe arrefecer totalmente desenforme e corte as barritas.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 6 barritas;
tempo de preparação: 15min + 45min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: morangos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Smoothie de açaí com sementes de chia e frutos vermelhos

Já experimentaram açaí? Para quem não sabe o açaí é um fruto muito utilizado no Brasil com propriedades nutricionais extraordinárias.


Esta baga é rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Desde reduzir o colesterol, a ser antioxidante e prevenir o envelhecimento celular, o açaí começou a entrar aos poucos no nosso mercado.


Eu costumo encontrar em forma de polpa congelada e nunca vi ao natural nem em pó mas se encontrarem digam-nos.


De cor intensa, o açaí é perfeito para juntar aos seus batidos. Hoje trago uma receita muito simples para utilizar este fruto - um simples smoothie para purificar e repor os níveis de energia.


Quanto aos toppings deixo ao vosso gosto - eu usei morangos, mirtilos, sementes de abóbora e chocolate, que nunca pode faltar. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Smoothie:
2 c. (sopa) de polpa de açaí congelada;
1 banana pequena madura;
2 c. (sopa) de sementes de chia;
3 c. (sopa) de iogurte grego;
1/4 chávena de leite.

Toppings:
morangos q.b;
mirtilos q.b;
2 quadrados de chocolate negro com 70% de cacau;
1 c. (sopa) de sementes de abóbora.

Modo de preparação:
Coloque no liquidificador todos os ingredientes para o smoothie excepto as sementes de chia e triture. Deite num copo, junte a chia e mexa bem e deixe em repouso no frigorífico durante 15 minutos. Na altura de servir coloque os toppings.

Ficha técnica:
prato: pequeno almoço/bebidas;
nº porções: 1;
tempo de preparação: 5min + 15min repouso;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: açaí.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Muffins cinnamon rolls de framboesas com cobertura de queijo creme e chocolate branco

Em dia de Páscoa, resolvi voltar a repetir a receita de cinnamon rolls mas desta vez com um recheio e cobertura diferentes. Optei por adicionar umas framboesas frescas ao seu interior e fazer uma cobertura enriquecida com chocolate branco.


Framboesas e chocolate branco são naturalmente uma combinação perfeita por isso esta receita só poderia ser deliciosa.


Desta vez fiz em formato individual em forminhas de queques mas podem perfeitamente fazê-los num tabuleiro rectangular como na receita original.


É muito importante que forrem as formas com papel vegetal para que se desenformem melhor já que ficam sempre um pouco caramelizados no fundo.


Confesso que adorei esta versão mini! A receita desta massa é muito simples e fácil de fazer mas não se esqueçam de usar na batedeira o gancho próprio para bater massas. Espero que gostem e experimentem! 


Ingredientes:
Massa:
1 chávena de leite
50 gr de manteiga;
3 chávenas de farinha sem fermento;
1/4 chávena de açúcar branco;
1 envelope de fermento de padeiro instantâneo;
1 ovo;
1 pitada de sal.

Recheio:
1/4 chávena de açúcar branco;
1/4 chávena de açúcar amarelo;
1 c. (sopa) rasa de canela;
50 gr de manteiga amolecida;
250 gr de framboesas frescas;
raspa de 1/2 limão;
1 c. (chá) bem cheia de amido de milho.

Cobertura:
125 gr de queijo creme;
3 c. (sopa) de iogurte grego;
100 gr de chocolate branco derretido;
1 c. (chá) de essência de baunilha.

Modo de preparação:
Comece por levar ao lume o leite com a manteiga e deixe-a derreter. Retire do lume e deixe que a mistura fique morna. Adicione o fermento de padeiro e mexa. Entretanto coloque na batedeira com o gancho para massas a mistura de fermento, a farinha, o sal, o açúcar e o ovo. Bata durante cerca de 5 minutos até que a massa se descole das laterais. Se necessário pode juntar mais 1/4 de chávena a 1/2 chávena de farinha. Deverá obter uma massa elástica. Coloque a massa numa tigela untada com azeite e deixe-a repousar tapada durante 10 minutos. Prepare um tabuleiro de muffins e unte com manteiga e forre cada forminha com papel vegetal. Entretanto prepare o recheio - comece por misturar as framboesas com o açúcar branco, o amido de milho e a raspa de limão esmagando-as um pouco e reserve; mistura o açúcar amarelo com a canela e reserve. Numa superfície enfarinhada deite a massa e estique-a formando um rectângulo com cerca de 35cmx25cm. Unte-a com a manteiga amolecida, espalhe a mistura de açúcar e canela e por fim, espalhe as framboesas. Enrole a massa e divida-a ao meio, cada metade novamente ao meio e cada quarto em três formando ao todo 12 cinnamon rolls. Coloque cada cinnamon roll em cada uma das forminhas de muffins e deixe-os repousar tapados durante 25 minutos. Entretanto prepare a cobertura misturando bem todos os ingredientes. Pré-aqueça o forno a 180ºC e leve o tabuleiro ao forno durante cerca de 20 minutos. Deixe-os arrefecer um pouco desenforme-os e regue cada um com um pouco da cobertura de queijo creme e chocolate branco.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 10min + 35min repouso + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: framboesas.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS