RSS

O mais simples bolo de chocolate de sempre

Hoje a receita não poderia ser mais simples. Lembram-se daquele bolo de chocolate da Filipa Gomes da Cozinha com Twist com apenas uma mão de ingredientes? Pois bem resolvi experimentá-lo numa versão mini e com uma cobertura menos pecaminosa.


O bolo da Filipa levava como cobertura um maravilhoso caramelo de avelãs mas eu portei-me bem e optei por uma simples cobertura de iogurte grego e framboesas bem saudável. O resultado é maravilhoso, é o bolo perfeito para os amantes de chocolate.


Eu optei por usar um chocolate com um teor de cacau de cerca de 50%, mas como ela diz podem usar qualquer chocolate mesmo o de leite, que é ideal para os mais gulosos.


Optei por fazer 2 bolinhos com aros com cerca de 10 cm cada mas podem duplicar a receita e fazer numa forma de fundo amovível com cerca de 18 cm. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Bolo:
90 gr de chocolate negro com cerca de 50% de cacau;
1/2 c. (sopa) de manteiga;
1 ovo XL;
1 c. (chá) de café expresso.

Cobertura:
2 c. (sopa) de iogurte grego;
1 c. (chá) de mel;
framboesas q.b para decorar;
raspasse chocolate q.b para decorar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e unte com manteiga 2 aros metálicos com cerca de 10 cm e coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal. Comece por derreter o chocolate com a manteiga no microondas ou em banho-maria e reserve. Separe a gema da clara. Bata a clara em castelo firme e reserve. Entretanto bata a gema, adicione o chocolate derretido e o café. Por fim, envolva a clara em castelo. Divida a massa pelos 2 aros e leve ao forno durante cerca de 15 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme. Entretanto misture o iogurte com o mel, coloque em cada um dos bolos, decore com as framboesas e as raspas de chocolate.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 2 bolinhos;
tempo de preparação: 15min + 15min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário