RSS

Mini bolos de beterraba e cacau feitos com farinha de espelta com recheio e cobertura de queijo creme e framboesas para comer a dois

Com o dia dos namorados a aproximar-se, gosto sempre de uma receita, ou melhor sobremesa, para este dia. Não é que precise de ter um dia especial para fazer uma sobremesa, mas neste dia gosto sempre de preparar algo bem vistoso, e guloso, para partilhar com a minha cara-metade.


Mas os que não quiserem partilhar não se acanhem e façam também esta receita que é simplesmente divinal, podem bem comer este bolinho sozinhos. Agora falando propriamente do bolo, este ano trago um bolo de beterraba e cacau feito com farinha de espelta e coberto e recheado com queijo creme e framboesas.


Se não encontrarem farinha de espelta podem perfeitamente usar farinha de trigo. Apesar do seu ar altamente pecaminoso, estes mini bolos são bem saudáveis, integrais com baixo teor de gordura e açúcar.


Optei por fazê-los com dois aros com cerca de 6 cm cada mas se não tiverem podem sempre fazer numa forminha de muffins, num ramequin ou simplesmente num pequeno pirex que possa ir ao forno.


Trata-se de um bolo com intenso sabor a cacau e bem húmido que é enriquecido com um maravilhoso queijo creme e framboesas. Podem utilizar morangos claro. Espero que gostem e experimentem esta receita e feliz dia dos namorados!


Ingredientes:
Bolo:
1/2 chávena de farinha de espelta;
1/4 chávena de cacau em pó;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal;
1/3 chávena de açúcar mascavado;
1 ovo;
1 c. (sopa) de óleo de côco;
1 c. (café) de essência de baunilha;
1 beterraba pequena (cerca de 100 gr) triturada com 2 c. (sopa) de água.

Recheio e cobertura:
150 gr de queijo creme magro;
1 c. (sopa) de sumo de beterraba;
1 c. (sopa) de mel;
1 c. (café) de essência de baunilha;
150 gr de framboesas frescas;
2 morangos desidratados para decorar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e prepare dois aros com cerca de 6 cm untando-as com manteiga e colocando-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Misture a farinha de espelta, o cacau, o fermento, o bicarbonato e a pitada de sal e reserve. Bata o ovo com o açúcar, o óleo de côco e a baunilha. Junte a beterraba previamente escorrida num coador, reservando o seu sumo (que vai precisar para o recheio). Misture este creme aos ingredientes secos sem bater em demasia e divida a massa pelos aros. Leve ao forno durante cerca de 15 a 18 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer totalmente. Entretanto prepare o recheio batendo o queijo creme com o mel, a baunilha e o sumo de beterraba. Depois de frio corte cada bolo em três. Monte o bolo colando num prato uma fatia de bolo, de seguida um pouco do queijo creme, um pouco de framboesas partidas, coloque mais uma fatia de bolo, mais um pouco de queijo creme e de framboesas partidas. Termine com a última fatia de bolo e mais um pouco de queijo creme cobrindo-o na totalidade. Repita o processo para o outro bolo. Rale um morango desidratado sobre cada bolo e decore com mais algumas framboesas.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 2 mini bolos;
tempo de preparação: 30min + 18min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: beterraba.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário