RSS

Crumble de banana e côco sem farinha, saudável e sem glúten

Os crumbles são sempre opções perfeitas para aproveitar alguma fruta ou para preparar em cima da hora aquela sobremesa que nos esquecemos. Alguma fruta, um pouco de farinha, um pouco de açúcar, um pouco de manteiga e está pronto.


No entanto hoje trago-vos um crumble diferente, sem farinha feito com amêndoa ralada. Além de ser nutricionalmente mais equilibrado, é a opção ideal para quem não consome glúten. Optei por utilizar mel em vez de açúcar e lascas de côco para um crocante extra.


O resultado é um maravilhoso crumble, bem leve ideal para sobremesa, lanche ou esmo pequeno almoço. Servi-o morno com iogurte skyr e mel. Esta receita rende um crumble individual mas podem perfeitamente duplicá-la ou triplicá-la.


Se não gostarem de côco podem facilmente substituí-lo por frutos secos ou mesmo sementes. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
1 banana madura mas firme;
2 c. (sopa) bem cheias de amêndoas cruas com pele;
2 c. (sopa) de lascas de côco;
1 c. (sopa) de mel;
1/2 c. (sopa) de óleo de côco sólido; 
1 c. (café) de canela; 
iogurte skyr q.b para servir;
mel q.b para servir.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e prepare um recipiente individual que possa ir ao forno. Comece por colocar no processador as amêndoas e processe até obter uma farinha. Deite a amêndoa numa taça e misture as lascas de côco, o mel, a canela e o óleo de côco. Corte a banana em rodelas e coloque no recipiente. Esfarele o crumble por cima e leve ao forno durante cerca de 15 minutos até o crumble alourar. Sirva morno com iogurte e mais um pouco de mel.

Ficha técnica:
prato: sobremesa; pequeno almoço;
nº porções: 1;
tempo de preparação: 10min + 15min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: banana.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário