RSS

Bolo mármore

Nem acredito que nunca publiquei aqui no blog a receita de bolo mármore! O bolo mármore é um clássico em qualquer casa, em qualquer lanche de adultos ou crianças. Normalmente todos gostam.


Com maior ou menor variação, o bolo mármore é sempre uma aposta ganha no que toca a bolos. Habitualmente costumo fazer esta receita em que uso também iogurte grego para reduzir um pouco a quantidade de manteiga utilizada.


Acho que desta vez bati ligeiramente demais a massa e o bolo não ficou tão fofo como queria mas o seu sabor estava todo lá. Não se esqueçam de usar um cacau de boa qualidade pois o seu sabor fará toda a diferença.


Optei por fazer numa forma de bolo inglês mas podem sempre usar uma forma redonda preferencialmente com buraco. Espero que gostem da receita e experimentem!


Ingredientes:
4 ovos;
250 gr de açúcar;
150 gr de manteiga à temperatura ambiente;
250 gr de iogurte grego natural;
1 c. (sobremesa) de essência de baunilha;
300 gr de farinha peneirada;
1 c. (chá) de fermento em pó;
2 c. (sopa) bem cheias de cacau em pó.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um papel vegetal uma forma de bolo inglês. Bata os ovos com a manteiga até obter uma mistura cremosa. Adicione o açúcar e continue a bater. De seguida, adicione o iogurte grego e a essência de baunilha. Por fim, envolva a farinha peneirada e o fermento. Deite cerca de metade desta massa numa taça e adicione-lhe o cacau em pó. Deite a massa amarela no fundo da forma e, por cima, deite a massa de cacau. Com a ajuda de uma faca crie algum marmoreado na massa e leve ao forno durante cerca de 35 a 40 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 fatias;
tempo de preparação: 20min + 35min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetarianos: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: cacau.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Que rico bolo. Gosto tanto de bolo marmore.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

Enviar um comentário