RSS

Bolachas de abacate com manteiga de amendoim e chocolate

Quem é fã de abacate? Eu confesso que o abacate e eu ainda não somos grandes amigos! Já o consumo com alguma regularidade mas normalmente é bem disfarçado ou muito temperado para que não torça o nariz. No entanto, e como acho que é uma fruta com características fantásticas, estou sempre à procura de receitas novas onde o possa incorporar.


Já publiquei aqui uns maravilhosos brownies de abacate, uns gulosos muffins de abacate e banana e, por isso mesmo, chegou a vez de umas bolachas. Estas bolachas, além do abacate, levam ainda o belo do chocolate negro bem como a maravilhosa manteiga de amendoim.


Com todos estes ingredientes o resultado só poderia ser bem guloso - estas bolachas bem gordas têm uma cobertura crocante por fora e são bem molinhas por dentro. O difícil mesmo vai ser comer só uma!


Já sabem que gosto sempre de fazê-las num tamanho grande mas podem se quiserem fazê-las bem mais pequenas. Perfeitas também para o pequeno almoço apressado. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
1 abacate maduro;
200 gr de chocolate negro grosseiramente partido (usei com 52% de cacau);
100 gr de manteiga magra amolecida;
3/4 chávena de açúcar mascavado;
100 gr de manteiga de amendoim cremosa;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
2 ovos;
1 chávena de farinha de trigo sem fermento;
1 chávena de farinha de trigo integral;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (chá) de fermento;
1 c. (chá) de canela;
1 pitada de sal.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre dois tabuleiros rectangulares com papel vegetal. Coloque numa taça as farinhas, o bicarbonato, o fermento, a canela e o sal e reserve. Entretanto coloque no processador o abacate, as manteigas, o açúcar e a baunilha e processe até obter uma mistura cremosa. Deite esta mistura numa taça e adicione os ovos e bata mias um pouco. Deite a mistura líquida à mistura seca e envolva sem bater em demasia. Por fim, adicione o chocolate. Com a ajuda de uma colher de sopa coloque colheradas de massa nos tabuleiros e leve ao forno durante cerca de 10 a 12 minutos. Retire do forno e deixe-as arrefecer um pouco antes de retirá-las do tabuleiro.

Ficha técnica:
prato: sobremesa; pequeno almoço;
nº porções: 26 bolachas;
tempo de preparação: 20min + 10min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: abacate e chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

3 comentários:

Raquel Loio disse...

Adorei a receita e acho que deve ficar deliciosa. :)

São Ribeiro disse...

Adoro abacate como desde criança pois em Angola era um fruto comum , gosto de abrir ao meio tirar o caroço e comer com uma colher.
Essas bolachas ficaram lindas e com toda a certeza uma delicia.

O Cantinho dos Gulosos disse...

tem realmante tudo o que eu gosto, devem ser deliciosas essas bolachas.


Blog - O Cantinho dos Gulosos

Enviar um comentário