RSS

Boston cream pie - uma tarte que afinal é bolo, ou talvez não!

Muitos de vocês provavelmente já ouviram falar da Boston Cream Pie. Este bolo com nome de tarte ou tarte com nome de bolo teve origem na cidade de Boston nos Estados Unidos da América, em meados do século XIX. Nessa altura, tartes e bolos eram a mesma coisa, feitos nos mesmos recipientes e daí não haver qualquer distinção na nomenclatura.


A Boston Cream Pie consiste num bolo do tipo pão de ló recheado com um creme de pasteleiro e coberto com chocolate. De consistência bem fofa, este pão de ló é enriquecido com o maravilhoso creme de pasteleiro, fresco de sabor abaunilhado e com uma cobertura bem rica de chocolate.


Apesar da cobertura ser bastante densa, a leveza do creme e do próprio pão de ló, tornam este perfeito e bem equilibrado. É perfeito para ser ser servido bem fresco, num almoço ou jantar especial ou simplesmente porque vos apetece.


Este bolo tarte ou tarte bolo vai realmente surpreender-vos. A receita foi retirada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Bolo:
1 chávena e 1/4 de farinha de trigo sem fermento;
1 chávena de açúcar;
1/3 chávena de manteiga à temperatura ambiente;
3/4 chávena de leite;
1 c. (chá) bem cheia de fermento em pó;
1 pitada de sal;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 ovo grande.

Recheio:
2 gemas;
1 chávena e meia de leite;
1/3 chávena de açúcar;
2 c. (sopa) de amido de milho;
1 pitada de sal;
2 c. (chá) de essência de baunilha.

Cobertura:
3 c. (sopa) de manteiga;
100 gr de chocolate negro;
3 a 4 c. (sopa) de água quente;
1 chávena de açúcar em pó;
1 c. (café) de baunilha.

Modo de preparação:
Comece por preparar o recheio batendo ligeiramente as gemas com o leite. Adicione o açúcar, o amido, o sal, a baunilha. Deite este preparado num tacho e leve ao lume mexendo sempre até engrossar, deixando ferver cerca de 1 minuto. Retire do lume deixe arrefecer, cubra com película aderente e leve ao frigorífico durante pelo menos 2 horas. Entretanto prepare o bolo. Forre com papel vegetal um forma redonda com cerca de 20cm. Bata o ovo com o açúcar e a manteiga. Adicione o leite e a baunilha. Por fim, misture a farinha, o fermento e o sal. Deite a massa na forma e leve ao forno durante cerca de 35 minutos. Deixe o bolo arrefecer totalmente. Depois de frio divida o bolo ao meio e recheie. Leve-o ao frigorífico. Entretanto prepare a cobertura levando ao lume o chocolate com a manteiga até derreter. Retire do lume, adicione a baunilha e o açúcar em pó e mexa bem até dissolver todo o açúcar. De seguida adicione 3 colheres de sopa de água quente e mexa bem. Se achar a cobertura muito espessa adicione mais uma colher de água. Coloque a cobertura sobre o bolo e leve ao frigorífico até à hora de servir.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 8 a 10 fatias;
tempo de preparação: 45min + 35min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário