RSS

Bolachas de aveia e tâmaras

Por vezes as receitas mais simples são as mais tentadoras. As bolachas de aveia são uma das favoritas cá de casa, sejam com passas, chocolate, banana, manteiga de amendoim ou frutos secos. A aveia vai bem com qualquer coisa e tornam todas as bolachas ainda mais apetitosas.


Estas são muito simples, com tâmaras apenas e um toque de canela. São crocantes por fora, pegajosas por dentro e bem saciantes. As tâmaras tornam as bolachas ainda mais pegajosas e gulosas mas se não gostarem podem usar passas ou sultanas ou mesmo alperces secos.


Apesar de levarem manteiga e açúcar posso dizer que até acabam por ser umas bolachas razoavelmente saudáveis já que esta receita rende bastante e o mal é bem repartido por todas as bolachas.


A receita veio daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
100 gr de tâmaras;
1/2 c. (café) de bicarbonato de sódio;
3 c. (sopa) de água a ferver;
150 gr de manteiga à temperatura ambiente;
100 gr de açúcar branco;
100 gr de açúcar amarelo;
1 ovo;
150 gr de farinha com fermento;
1 c. (chá) de canela;
300 gr de flocos de aveia.

Modo de preparação:
Comece por colocar as tâmaras cortadas em pedaços num recipiente com o bicarbonato de sódio e a água a ferver e deixe-as repousar por 10 minutos. Pré-aqueça o forno a 180°C e forre vários tabuleiros com papel vegetal. Bata a manteiga com os açúcares, adicione o ovo e, por fim, a farinha, a canela e os flocos de aveia. Misture tudo muito bem e adicione as tâmaras. Com a ajuda de uma colher de sopa forme colheradas de massa e deite nos tabuleiros. Leve a cozer durante cerca de 15 minutos até alourarem. Guarde-as num recipiente hermeticamente fechado depois de frias.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 30 bolachas;
tempo de preparação: 20min + 15min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: aveia e tâmaras.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário