RSS

Muffins XL integrais de maçã e mel com crumble de nozes pecan

Hoje trago-vos mais uma receita de muffins. Adoro muffins! São ideias para transportar, para levar numa marmita para o lanche, para comer de manhã na ida para o trabalho, para usufruir à noite sentada no sofá depois de um dia de trabalho cansativo. Enfim são perfeitos para qualquer ocasião.


Estes são feitos de maçã, mel e azeite com um crumble bem crocante de nozes pecan. Bem fofinhos no interior, os pequenos pedaços de maçã acabam por lhe dar uma doçura natural. O crumble confere-lhes a gulodice extra.


Eu optei por fazer uma versão XL mas podem fazê-los do tamanho que desejarem. Estes partiram-se um pouco mas acho que se partirem a maçã um pouco mais pequena essa probabilidade diminui.


Optei por usar farinha integral e flocos de aveia para os enriquecer em fibra mas se preferirem podem sempre utilizar farinha de trigo comum. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Massa:
1 chávena de farinha de trigo integral;
1/2 chávena de flocos de aveia;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato em pó;
1 c. (chá) de canela;
1 pitada de sal;
1 ovo;
4 c. (sopa) de mel;
2 c. (sopa) de azeite;
1/2 chávena de leite;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 maçã vermelha média partida em pedaços.

Crumble:
4 c. (sopa) de flocos de aveia;
3 c. (sopa) de açúcar amarelo;
2 c. (sopa) de manteiga gelada;
1 punhado de nozes pecan grosseiramente picadas.

Modo de preparação:
Pre-aqueça o forno a 180ºC e prepare um tabuleiro de muffins. Começe por fazer o crumble misturando bem com a ponta dos dedos todos os ingredientes e reserve. Misture os ingredientes secos, a farinha integral, a aveia, o fermento, o bicarbonato, a canela e o sal. Entretanto bata o ovo com o mel, o azeite, o leite e a baunilha. Junte os ingredientes líquidos aos ingredientes secos e mexa sem bater em demasia. Por último adicione a maçã. Divida a maçã pelas forminhas de muffins e coloque um pouco de crumble sobre cada um. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 6 muffins XL;
tempo de preparação: 25min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: maçã.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário