RSS

Bolo de laranja inteira e azeite

Bolo de laranja é um clássico em qualquer cozinha. Cada um tem a sua mania ou o seu segredo, a sua receita tradicional que vem de geração em geração. Pessoalmente não sei bem donde veio esta receita mas costumo fazê-la sempre a olho e por incrível que pareça sai sempre bem.


Este bolo é o ideal para qualquer lanche, qualquer jantar, qualquer festa, no fundo é ideal para qualquer ocasião porque é simplesmente aquele bolo que nos conforta. Para a poder partilhar convosco medi tudo certinho para vos dar a versão o mais próxima possível do que costumo fazer.


Eu optei por fazer numa forma de bolo inglês mas podem sempre fazê-lo numa forma redonda de buraco que também sai bem. Podem servi-lo simples, polvilhado com açúcar em pó, com uma calda ou com uma bola de gelado. Eu prefiro-o assim mesmo ao natural de preferência ainda morno. Já sabem que se utilizarem laranjas biológicas melhor ainda. Espero que gostem e experimentem! Se quiserem podem fazer esta receita no processador que fica igualmente delicioso!


Ingredientes:
2 chávenas de farinha de trigo sem fermento;
1 chávena de açúcar;
1/3 chávena de azeite;
1 c. (chá) bem cheia de fermento em pó;
3 ovos;
1 iogurte natural;
2 laranjas médias inteiras bem lavadas.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte com manteiga uma forma grande de bolo inglês. Coloque num processador as 2 laranjas partidas em quartos e triture tudo muito bem e reserve. Numa taça bata os ovos com o açúcar até obter um creme bem fofinho. Adicione o azeite, o iogurte e as laranjas trituradas. Por fim, adicione a farinha e o fermento envolvendo bem na massa. Deposite na forma e leve ao forno durante cerca de 35 a 40 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme. Sirva ainda morno.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 14 fatias;
tempo de preparação: 20min + 40min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: laranja.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

O Cantinho dos Gulosos disse...

e um belo clássico que nos sabe sempre bem, adoro assim um bolinho destes ao pequeno almoço.


Blog - O Cantinho dos Gulosos

Enviar um comentário