RSS

Bolachas de maçã e canela com tâmaras, ideais para o pequeno almoço

Quem não gosta de bolachas? São ideais para levar para qualquer lado e comer em qualquer ocasião. E ter uma fornada delas já prontas a comer é ideal para o dia a dia durante uma semana de trabalho.


Estas que vos trago hoje são perfeitas também para o pequeno almoço pois não levam qualquer adição de açúcar, são ricas em fibra e altamente nutritivas.


Feitas de maçã e canela, estas bolachonas são adocicadas com banana (a nossa amiga no que diz respeito a açúcares naturais) e tâmaras que são perfeitas para adoçar qualquer receita. Confesso que não sou fã de comer tâmaras ao natural pois acho-as demasiado doces até, mas adoro colocá-las em sobremesas pois conseguimos usar muito menos quantidade de açúcar ou, no caso destas meninas, nem sequer colocar açúcar.


Eu optei por fazer estas bolachas grandinhas mas podem fazê-las do tamanho que quiserem. Se não encontrarem a aveia instantânea podem sempre colocar a mesma quantidade em flocos de aveia moídos.


Estas bolachas são daquelas bem moles que saciam a cada dentada e não das crocantes que fazem mil migalhas. São uma espécie de papas de aveia em formato bolacha. Espero que gostem e experimentem e bons pequenos almoços!


Ingredientes:
3 chávenas de flocos de aveia;
1/2 chávena de aveia instantânea;
1 c. (sobremesa) de canela;
1 c. (sobremesa) de fermento em pó;
3 maçãs médias;
3 bananas maduras;
10 tâmaras;
4 c. (sopa) de água quente;
2 c. (sopa) cheias de manteiga de amendoim.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC  e prepare tabuleiros com papel vegetal. Tire os caraços das tâmaras e coloque-as na água quente durante cerca de 5 minutos. Entretanto misture os flocos de aveia com a aveia instantânea, o fermento e a canela. Num processador coloque as maçãs lavadas e descaroçadas mas com casca e processe grosseiramente e reserve. De seguida coloque as tâmaras com a água e a manteiga de amendoim no processador e processe bem. Adicione as bananas e volte a processar. Adicione esta mistura à aveia juntamente com as maçãs. Misture tudo bem e com a ajuda de uma colher de sopa coloque colheradas de massa no tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Deixe-as arrefecer e guarde num recipiente hermeticamente fechado no frigorífico.

Ficha técnica:
prato: pequeno almoço, sobremesa;
nº porções: 18 bolachas;
tempo de preparação: 20min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: maçã.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário