RSS

Muffins de aveia e framboesas ou simplesmente papas de aveia e framboesas no forno

Já sabem que adoro aveia. Bolos, bolachas, muffins, papas, batidos são algumas das preparações que podemos fazer com este cereal altamente nutritivo. A receita que vos trago hoje é ideal para quem, como eu, adora papas de aveia.


Basicamente estes muffins não passam de papas de aveia assadas no forno, ficando um pouco mais secas mas repletas de sabor ideais para aquelas pessoas que tomam o pequeno almoço em andamento.


Sem adição de açúcares processados, utilizei dois tipos de aveia: os tradicionais flocos de aveia e a aveia instantânea enriquecida com sementes. Esta última encontrei-a nos supermercados comuns junto dos produtos biológicos e é uma aveia com uma textura de farinha que coze muito rapidamente. Se não encontrarem a aveia instantânea podem simplesmente processar os flocos até obterem farinha de aveia e juntar algumas sementes.


Optei por colocar framboesas frescas mas podem utilizar a fruta que mais gostarem ou que tiverem por casa. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
1 chávena de flocos de aveia;
3/4 chávena de aveia instantânea enriquecida com sementes;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 pitada de sal;
1/4 chávena de mel;
3/4 chávena de iogurte grego natural;
2 bananas médias maduras;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
2 ovos;
125 gr de framboesas frescas.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e prepare um tabuleiro de muffins ou algumas forminhas individuais untando-as bem. Misture os flocos de aveia e a aveia instantânea com o fermento e o sal e reserve. Entretanto bata os ovos com o mel, o iogurte, a baunilha e as bananas esmagadas. Adicione a mistura de aveia e envolva e, por fim, junte as framboesas. Divida a massa pelas formas e leve ao forno durante cerca de 20 a 25 minutos. Sirva mornos ou frios com mais iogurte.

Ficha técnica:
prato: sobremesa; pequeno almoço;
nº porções: 8 muffins;
tempo de preparação: 15min + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: aveia e framboesas.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário