RSS

Tacinhas de aveia com creme de tâmaras, chocolate e flor de sal

Ultimamente tenho feito muitos snacks para ter sempre à mão. São fáceis de fazer, rápidos, práticos e, principalmente, sabemos exactamente o que estamos a comer.


Não digo que um pacote de bolachas não seja algo delicioso e, convenhamos, que dá sempre muito jeito ter em casa ou no trabalho para petiscar mas não há nada melhor do que algo caseiro feito por nós.


Estas tacinhas, apesar do seu aspecto altamente reprovador e pecaminoso, são saudáveis e bastante saciantes e satisfazem por completo qualquer guloso. Feitas com um exterior crocante de aveia, são recheadas com um intenso creme de tâmaras e manteiga de amendoim e finalizados com um pouco de chocolate negro derretido e flor de sal.


Não levam açúcar, apenas um pouco de mel na base e têm baixo teor de gordura (manteiga de amendoim no recheio e óleo de côco para a ganache de chocolate). O melhor é mesmo experimentarem!


Ingredientes:
Base:
1 chávena de flocos de aveia;
1 banana madura esmagada;
1 c. (sopa) de mel;
1 c. (chá) de canela;
1 c. (chá) de essência de baunilha.

Recheio:
12 tâmaras;
3 a 4 c. (sopa) de água morna;
2 c. (sopa) de manteiga de amendoim;
1 c. (café) de flor de sal.

Cobertura:
150 gr de chocolate negro com 70% de cacau;
2 c. (sopa) de óleo de côco;
flor de sal q.b.

Modo de preparação:
Comece pela base misturando bem todos os ingredientes. Unte uma forma de muffins e forre cada forma com a base tendo o cuidado de deixar uma cova no seu interior. Leve-as ao frigorífico durante 15 minutos. Entretanto pré-aqueça o forno a 180°C e leve as bases a cozer durante cerca de 15 minutos para tostarem um pouco. Retire as bases do forno e deixe-as arrefecer. Entretanto prepare o recheio colocando num processador as tâmaras descaroçadas e  2 c. (sopa) de água morna. Triture bem até obter uma pasta e vá adicionando a restante água aos poucos. Adicione a manteiga de amendoim processando mais um pouco. Deverá obter um creme espesso. Retire do processador e adicione a flor de sal. Coloque uma colher de sopa do creme em cada uma das tacinhas de aveia. Entretanto derreta o chocolate com o óleo de côco no microondas até obter um creme de chocolate espesso. Divida o chocolate por cada uma das tacinhas e finalize com um pouco de flor de sal. Guarde no frigorífico até à hora de servir.  

Ficha técnica:
prato: snack, sobremesa;
nº porções: 6 tacinhas;
tempo de preparação: 30min + 15min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: aveia, tâmaras e chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário