RSS

Bolachas XL de chocolate com aveia e flor de sal

Bolachas, bolachas e mais bolachas! Já devem ter reparado que ando viciada em bolachas. Das mais saudáveis às mais gulosas, todas são bem vindas na minha cozinha. Práticas e deliciosas são um excelente snack para qualquer hora do dia.


Eu opto por fazê-las sempre num tamanho XL porque assim sei se só vou comer uma, ou pelo menos tento! Confesso que nestas não foi possível.


De consistência bem crocante por fora e pegajosas por dentro, estas pequenas maravilhas são das que se agarram aos dentes como se de caramelo se tratasse. Aconselho a partilharem a fornada pela família, amigos ou colegas de trabalho já que são altamente viciantes.


Repletas de chocolate estas bolachinhas são finalizados com flor de sal, o que lhes confere um sabor bem contrastante. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
1 chávena e meia de flocos de aveia;
3 chávenas de farinha;
1 c. (chá) bem cheia de fermento em pó;
1 c. (chá) bem cheia de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal;
275 gr de manteiga à temperatura ambiente;
1 chávena e meia de açúcar amarelo;
1 chávena de açúcar branco;
2 ovos;
2 c. (chá) de essência de baunilha;
300 gr de chocolate negro com 70% de cacau grosseiramente picado;
flor de sal q.b para salpicar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre vários tabuleiros com papel vegetal. Coloque os flocos de aveia num processador e triture até obter uma farinha. Misture a farinha de aveia com a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato e o sal e reserve. Bata a manteiga com os açúcares até obter um creme homogéneo. Adicione os ovos um a um e a essência de baunilha. Aos poucos acrescente a mistura de farinha envolvendo bem a massa. Por fim adicione o chocolate partido . Com a ajuda de uma colher de sopa deite colheradas de massa nos tabuleiros e deixe-as cozer durante cerca de 15 minutos. Assim que saírem do forno salpique-as com flor de sal e deixe-as arrefecer um pouco antes das retirar do tabuleiro. Guarde-as num recipiente hermeticamente fechado depois de frias.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 32 bolachas XL;
tempo de preparação: 20min + 15min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário