RSS

Biscoitos saudáveis de limão e sementes de papoila

Hoje trago-vos mais uma sugestão de pequeno almoço. Sim são biscoitos mas são muito saudáveis. Feitos com aveia, são adoçados com mel e banana madura e enriquecidos com sementes de papoila e semente de chia.


E quem diz pequeno almoço, diz lanche ou marmita para levar para o trabalho ou para a praia. Não costumo usar frequentemente sementes de papoila mas confesso que fiquei bastante satisfeita com o resultado. Ricas em ómega 3, fibras e proteínas têm um efeito calmante e de combate à ansiedade.


Nestes pequenos biscoitos conferem-lhe alguma textura tornando-nos ainda mais nutritivos, ficando perfeitos para o pequeno almoço. Se não gostarem da sua textura podem optar por outro tipo de semente como a linhaça. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes: 
1 chávena de flocos de aveia;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 ovo;
125 gr de manteiga de amendoim cremosa;
3 c. (sopa) de mel;
1 banana média bem madura;
sumo de 1/2 limão;
raspa de 1 limão;
1 pitada de sal;
2 c. (sopa) de sementes de papoila;
1 c. (sopa) de sementes de chia.

Modo de preparação: 
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre com papel vegetal um tabuleiro rectangular. Comece por misturar o ovo com a manteiga de amendoim, a banana esmagada, o mel, o sumo e a raspa de limão e o sal. Adicione os flocos de aveia e o fermento e, por fim, as sementes. Com uma colher de sopa forme colheradas de massa e leve-as ao forno durante cerca de 18 minutos. Deixe arrefecer um pouco antes de retirá-los do tabuleiro. 

Ficha técnica:
prato: pequeno almoço/sobremesa;
nº porções: 10;
tempo de preparação: 10min + 18min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: limão.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolachas XL de chocolate com aveia e flor de sal

Bolachas, bolachas e mais bolachas! Já devem ter reparado que ando viciada em bolachas. Das mais saudáveis às mais gulosas, todas são bem vindas na minha cozinha. Práticas e deliciosas são um excelente snack para qualquer hora do dia.


Eu opto por fazê-las sempre num tamanho XL porque assim sei se só vou comer uma, ou pelo menos tento! Confesso que nestas não foi possível.


De consistência bem crocante por fora e pegajosas por dentro, estas pequenas maravilhas são das que se agarram aos dentes como se de caramelo se tratasse. Aconselho a partilharem a fornada pela família, amigos ou colegas de trabalho já que são altamente viciantes.


Repletas de chocolate estas bolachinhas são finalizados com flor de sal, o que lhes confere um sabor bem contrastante. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
1 chávena e meia de flocos de aveia;
3 chávenas de farinha;
1 c. (chá) bem cheia de fermento em pó;
1 c. (chá) bem cheia de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal;
275 gr de manteiga à temperatura ambiente;
1 chávena e meia de açúcar amarelo;
1 chávena de açúcar branco;
2 ovos;
2 c. (chá) de essência de baunilha;
300 gr de chocolate negro com 70% de cacau grosseiramente picado;
flor de sal q.b para salpicar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre vários tabuleiros com papel vegetal. Coloque os flocos de aveia num processador e triture até obter uma farinha. Misture a farinha de aveia com a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato e o sal e reserve. Bata a manteiga com os açúcares até obter um creme homogéneo. Adicione os ovos um a um e a essência de baunilha. Aos poucos acrescente a mistura de farinha envolvendo bem a massa. Por fim adicione o chocolate partido . Com a ajuda de uma colher de sopa deite colheradas de massa nos tabuleiros e deixe-as cozer durante cerca de 15 minutos. Assim que saírem do forno salpique-as com flor de sal e deixe-as arrefecer um pouco antes das retirar do tabuleiro. Guarde-as num recipiente hermeticamente fechado depois de frias.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 32 bolachas XL;
tempo de preparação: 20min + 15min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Clafoutis de nectarina

Para quem não sabe o clafoutis é uma sobremesa de origem francesa em que temos como base fruta fresca envolvida numa espécie de creme de ovos com consistência de pudim quase. Em relação ao creme temos depois muitas variações: há quem coloque só leite, há quem adicione natas ou mesmo iogurte grego.


Pessoalmente gosto de adicionar uma mistura de leite e natas para lhe dar uma consistência mais cremosa. Muito simples de preparar, esta sobremesa é ideal para aproveitar algum excesso de fruta que se tenha em casa e podem fazer com qualquer fruta.


Eu optei por fazer doses individuais mas podem facilmente duplicar a receita e fazer para um maior número de pessoas. Apesar da simplicidade da receita espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
3 ovos médios;
1/2 chávena de leite;
1/2 chávena de natas;
1/4 chávena de farinha;
1/4 chávena de açúcar;
2 nectarinas;
1 c. (café) de essência de baunilha;
1 pitada de sal;
açúcar em pó q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e unte com um pouco de manteiga 2 a 3 taças individuais que possam ir ao forno. Corte as nectarinas em pequenos pedaços e distribua-as pelas taças. Entretanto bata bem os ovos com a farinha, adicione as natas, o leite, o açúcar, a baunilha e a pitada de sal e misture bem. Divida este creme pelos ramequins e leve ao forno durante cerca de 25 a 30 minutos até ficarem dourados. Deixe-os arrefecer e polvilhe com açúcar em pó no momento de servir.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 2 a 3;
tempo de preparação: 15min + 25min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: nectarinas.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Tacinhas de aveia com creme de tâmaras, chocolate e flor de sal

Ultimamente tenho feito muitos snacks para ter sempre à mão. São fáceis de fazer, rápidos, práticos e, principalmente, sabemos exactamente o que estamos a comer.


Não digo que um pacote de bolachas não seja algo delicioso e, convenhamos, que dá sempre muito jeito ter em casa ou no trabalho para petiscar mas não há nada melhor do que algo caseiro feito por nós.


Estas tacinhas, apesar do seu aspecto altamente reprovador e pecaminoso, são saudáveis e bastante saciantes e satisfazem por completo qualquer guloso. Feitas com um exterior crocante de aveia, são recheadas com um intenso creme de tâmaras e manteiga de amendoim e finalizados com um pouco de chocolate negro derretido e flor de sal.


Não levam açúcar, apenas um pouco de mel na base e têm baixo teor de gordura (manteiga de amendoim no recheio e óleo de côco para a ganache de chocolate). O melhor é mesmo experimentarem!


Ingredientes:
Base:
1 chávena de flocos de aveia;
1 banana madura esmagada;
1 c. (sopa) de mel;
1 c. (chá) de canela;
1 c. (chá) de essência de baunilha.

Recheio:
12 tâmaras;
3 a 4 c. (sopa) de água morna;
2 c. (sopa) de manteiga de amendoim;
1 c. (café) de flor de sal.

Cobertura:
150 gr de chocolate negro com 70% de cacau;
2 c. (sopa) de óleo de côco;
flor de sal q.b.

Modo de preparação:
Comece pela base misturando bem todos os ingredientes. Unte uma forma de muffins e forre cada forma com a base tendo o cuidado de deixar uma cova no seu interior. Leve-as ao frigorífico durante 15 minutos. Entretanto pré-aqueça o forno a 180°C e leve as bases a cozer durante cerca de 15 minutos para tostarem um pouco. Retire as bases do forno e deixe-as arrefecer. Entretanto prepare o recheio colocando num processador as tâmaras descaroçadas e  2 c. (sopa) de água morna. Triture bem até obter uma pasta e vá adicionando a restante água aos poucos. Adicione a manteiga de amendoim processando mais um pouco. Deverá obter um creme espesso. Retire do processador e adicione a flor de sal. Coloque uma colher de sopa do creme em cada uma das tacinhas de aveia. Entretanto derreta o chocolate com o óleo de côco no microondas até obter um creme de chocolate espesso. Divida o chocolate por cada uma das tacinhas e finalize com um pouco de flor de sal. Guarde no frigorífico até à hora de servir.  

Ficha técnica:
prato: snack, sobremesa;
nº porções: 6 tacinhas;
tempo de preparação: 30min + 15min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: aveia, tâmaras e chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolinhas energéticas de alperce e côco

Para início de semana, nada melhor do que ter um bom lote de snacks para fazer face aos ataques de gula ao longo do dia. Seja para levar para o trabalho ou mesmo para a praia, estas pequenas bolinhas são bem saciantes e repletas de sabor. Naturalmente doces, estas bolinhas de alperces não poderiam ser mais fáceis de fazer, basta para isso ter um bom processador para misturar bem todos os ingredientes.


Se não gostarem de cajus podem sempre utilizar amêndoas ou nozes. Optei por alperces mas podem experimentar por exemplo com arandos.


Aconselho a colocarem sempre algumas tâmaras pois acabam por conferir alguma "cola" necessária para ligar bem todos os ingredientes.


Esta receita rende cerca de 12 ou 13 bolinhas e aguenta perfeitamente no frigorífico alguns dias. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes: 
1 chávena de alperces secos;
1 chávena de cajus crus sem sal;
7 tâmaras descaroçadas;
raspa de 1/2 limão;
côco ralado q.b para enrolar.

Modo de preparação:
Comece por moer no processador os cajus. De seguida adicione os alperces, as tâmaras e a raspa de limão processando bem até obter uma mistura uniforme. Com as mãos forme pequenas bolinhas e passe-as por côco ralado. Guarde-as no frigorífico num recipiente hermeticamente fechado.

Ficha técnica:
prato: snack, sobremesa;
nº porções: 13 bolinhas;
tempo de preparação: 10min;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: alperces.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Quadrados cheesecake de cenoura com crumble

Imaginem um bolo de cenoura fofinho de sabor intenso com pedacinhos de nozes. Agora imaginem um maravilhoso cheesecake enriquecido com baunilha e canela. Agora imaginem uma mistura destas duas tentações.


Pois bem, o que vos trago hoje conjuga o melhor destes dois mundos  - quadrados cheesecake de cenoura com crumble. Uma base de bolo de cenoura coberta com uma quantidade generosa de cheesecake, finalizado por pequenos pedacinhos da massa de bolo que no seu topo ficam bem crocantes.


Doces, húmidos no seu interior e crocantes no topo, estes quadrados não poderiam ser mais gulosos. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Base e cobertura:
2 chávenas e meia de farinha de trigo sem fermento;
1 chávena e 1/4 de flocos de aveia;
1/2 chávena de açúcar amarelo;
1/3 chávena de açúcar branco;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (chá) bem cheia de canela;
1 pitada de noz moscada;
1 pitada de sal;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
200 gr de manteiga amolecida;
3 cenouras grandes raladas;
1/2 chávena de nozes grosseiramente picadas.

Recheio:
300 gr de queijo creme;
2 ovos;
1 c. (chá) de canela moída;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
2/3 chávena de açúcar branco.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Comece pela base misturando a farinha, os açúcares, os flocos de aveia, o bicarbonato de sódio, o sal, a canela e a noz moscada. De seguida adicione a manteiga e a baunilha misturando bem com a ponta dos dedos. Por fim adicione as cenouras raladas e as nozes. Coloque cerca de 2/3 desta massa na base do tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Reserve no frigorífico a restante massa que servirá para fazer o crumble. Entretanto prepare o cheesecake misturando bem todos os ingredientes do recheio. Passados os 20 minutos retire a base do forno, deposite o cheesecake e, por fim, esfarele o que sobrou da base e coloque por cima para formar o crumble. Leve de novo ao forno durante mais 25 minutos. Deixe arrefecer totalmente e leve ao frigorífico durante pelo menos 2h antes de partir em quadrados.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 20 quadrados;
tempo de preparação: 20min + 45min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: cenoura.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Mini tartes de limão e mel com crosta de trigo sarraceno, saudáveis e sem glúten

Hoje trago-vos mais uma receita feita com trigo sarraceno. Este grão é realmente muito versátil e, por isso, resolvi experimentar fazer bases de tarte com este grão.


Como não sabia muito bem se resultaria optei por fazer em bases de mini tartes com cerca de 12cm cada, caso se partisse muito, mas a base ficou com uma consistência óptima por isso acho que também resultaria lindamente numa forma grande de fundo amovível.


Estas pequenas maravilhas são recheadas com um lemon curd muito simples que enriqueci com um pouco de iogurte grego espesso para lhe dar um pouco mais de consistência. O resultado final é verdadeiramente delicioso.


Acabamos por ter uma sobremesa saudável, com baixo teor de gordura e açúcar e rica em fibras, além de não ter glúten, sendo por isso ideal para celíacos. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Base:
1/2 chávena de trigo sarraceno em grão;
2 c. (sopa) de mel;
2 c. (sopa) de óleo de côco sólido;
1 pitada de sal.

Recheio:
1 gema;
2 ovos;
sumo e raspa de 1 limão médio;
3 c. (sopa) de mel;
2 c. (sopa) de manteiga;
3 c. (sopa) de iogurte grego espesso;
1 pitada de sal;
açúcar em pó q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Comece por fazer a farinha de trigo sarraceno moendo bem num processador até obter uma consistência muito fina. Prepare duas bases de tarte com cerca de 12 cm cada. Pré-aqueça o forno a 180ºC e comece por fazer a base misturando bem todos os ingredientes. Forme uma bola e divida a massa forrando cada uma das bases ajudando com a ponta dos dedos molhados se necessário. Leve ao forno durante cerca de 8 minutos. Retire do forno para arrefecerem um pouco mas não desligue o forno. Entretanto prepare o recheio levando ao lume a gema, os ovos, o sumo e a raspa de limão, a manteiga, o mel e o sal. Mexa sempre e deixe engrossar até começar quase a ferver. Quando o lemon curd estiver pronto retire do lume, adicione o iogurte grego, mexa bem e divida o lemon curd pelas duas tartes. Leve novamente ao forno durante cerca de mais 8 minutos até a base alourar bem e o recheio estar mais consistente. Deixe arrefecer totalmente e reserve no frigorífico. Na altura de servir polvilhe com açúcar em pó. 

Nota: se notar que o recheio ainda está muito líquido depois do tempo previsto, desligue o forno e deixe as tartes mais uns minutos no seu interior.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 2 mini tartes;
tempo de preparação: 20min + 16min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: limão.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolachas XL de chocolate e nozes

Fim de semana tranquilo é sinónimo de receita nova na minha cozinha. E desta vez foi dia de bolachas. Adoro bolachas, já vos tinha dito?!


Aquela sensação de crocante por fora e pegajoso por dentro é absolutamente maravilhosa, ou aquelas bem molinhas que se desfazem a cada dentada, ou aquelas amanteigadas que se derretem nas mãos, ou simplesmente aquelas tão crocantes que é impossível comer sem ninguém dar por isso.


Hoje trago-vos umas bolachas verdadeiramente pecaminosas repletas de chocolate negro e nozes, crocantes por fora e bem pegajosas por dentro. De tamanho XL para saciar até os mais gulosos, estas bolachas entraram na minha lista de favoritas.


As nozes trazem outra vida a estas maravilhas tornando-as totalmente únicas. Aconselho-vos a partilharem esta maravilha pois torna-se difícil parar de comer! A receita foi adaptada daqui. Eu optei por fazê-las bem grandes mas façam do tamanho que preferirem. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
1/2 chávena de manteiga derretida;
1 chávena de açúcar amarelo;
1/2 chávena de açúcar branco;
2 ovos;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
2 chávenas de farinha sem fermento;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (café) de fermento em pó;
1 pitada de sal;
1 chávena de nozes grosseiramente picadas;
300 gr de chocolate negro grosseiramente picado (usei com 70% de cacau).

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre vários tabuleiros rectangulares com papel vegetal. Bata os ovos, com os açúcares, a baunilha e a manteiga derretida. Aos poucos adicione a farinha, o bicarbonato, o fermento e o sal. Por fim, adicione o chocolate e as nozes. Com a ajuda de uma colher de sopa forme colheradas generosas de massa de coloque no tabuleiro. Leve-as ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos até alourarem. Deixe-as arrefecer totalmente antes das colocar num recipiente hermeticamente fechado.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 18 bolachas XL;
tempo de preparação: 20min + 15min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate e nozes.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Muffins de pêssego com crumble

Mais uma receita com fruta da época! Desta vez trago pêssegos bem sumarentos e cheios de sabor. É das frutas mais apreciadas cá por casa no verão.


Sejam carecas ou com pêlo abundam sempre na fruteira mas por vezes temos mais olhos que barriga e acabam por amadurecer demasiado rápido.


Esses bem maduros são ideais para bolos, muffins ou sobremesas geladas. A receita de hoje não poderia ser mais simples - muffins de pêssego com crumble?


Já aqui fiz muitas receitas deste género - adoro o contraste da massa húmida e sumarenta com o crocante de um crumble por cima.


Podem fazer com qualquer outra fruta - alperces, ameixas, maçãs , pêras, morangos é só escolherem. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Crumble:
1/3 chávena de açúcar amarelo;
1/3 chávena de farinha sem fermento;
1 c. (sobremesa) de canela;
1/4 chávena de manteiga derretida.

Massa:
2 chávenas e meia de farinha sem fermento;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal;
1 chávena de açúcar amarelo;
1/2 chávena de manteiga amolecida;
1 ovo;
1 c. (sobremesa) de essência de baunilha;
1 chávena de iogurte natural;
3 pêssegos grandes cortados em pequenos pedaços.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e prepare um tabuleiro de muffins ou forminhas untada com manteiga. Comece por fazer o crumble misturando todos os ingredientes com a ajuda de um garfo. Reserve a mistura no frigorífico. Entretanto misture a farinha, com o fermento, o bicarbonato e o sal e reserve. Bata o ovo com o açúcar, a manteiga, a baunilha e o iogurte. Adicione a esta mistura os ingredientes secos e envolva bem. Por fim, adicione os pêssegos. Deite colheradas de massa nas forminhas de muffins. Esfarele um pouco de crumble em cada muffin e leve ao forno durante cerca de 20 a 25 minutos. Deixe arrefecer totalmente e desenforme.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 14;
tempo de preparação: 20 min + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: pêssego.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS