RSS

Bolo de trigo sarraceno com banana e frutos vermelhos, saudável e sem glúten

Hoje trago-vos mais uma receita de um bolo sem glúten, feito com farinha de trigo sarraceno. Ultimamente tenho utilizado bastante este grão, não por ser intolerante ao glúten nem mesmo por estar a tentar evitá-lo (pensando bem acho que ingiro glúten todos os dias), simplesmente porque gosto do seu sabor e, no caso da farinha, gosto especialmente da consistência que ela é capaz de dar a um bolo, tornando-o ainda mais saciante.


A receita que vos trago hoje é bastante saudável, já que leva pouco açúcar, a gordura é o azeite e é muito rica em fibra. Fiz em formato de bolo mas podem sempre fazer em formato de muffins se assim o desejarem.


A mistura de frutos vermelhos pode sempre ser substituída por um único fruto - framboesas, morangos ou cerejas porque não? Nunca experimentei a combinação de cereja com banana mas quem sabe se não virá aí nova ideia a caminho. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
1 chávena e meia de farinha de trigo sarraceno;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de canela;
1 pitada de sal;
1/2 chávena de açúcar amarelo + 1 c. (sopa) para os frutos vermelhos;
1/4 chávena de azeite;
1 iogurte natural;
2 ovos;
3 bananas grandes maduras;
1 chávena e meia de frutos vermelhos congelados.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal uma forma de bolo inglês. Comece por misturar a farinha de trigo sarraceno, o fermento, o bicarbonato, o sal e a canela e reserve. Entretanto bata os ovos com o açúcar, o azeite e o iogurte. Adicione 2 bananas esmagadas e os frutos vermelhos envoltos numa colher de sopa de açúcar amarelo. Adicione a mistura seca à mistura húmida e envolva tudo sem bater em demasia. Deposite na forma e, por fim, corte uma banana ao meio no sentido do comprimento e deposite as metades sobre a massa. Leve ao forno durante cerca de 50 minutos e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar. 

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 fatias;
tempo de preparação: 25min + 50min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: banana e frutos vermelhos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

São Ribeiro disse...

Já usei trigo sarraceno em pães e gostei muito.
O bolo parece-me bem delicioso.

Enviar um comentário