RSS

Bolachas de trigo sarraceno e amêndoa recheadas com chocolate, saudáveis e sem glúten

Fiquei fã da farinha de trigo sarraceno! Com alto valor nutritivo e sem glúten, torna-se uma excelente opção às tradicionais farinhas conferindo, realmente um acréscimo nutricional. Se não encontrarem a farinha basta comprarem o grão de trigo sarraceno e moerem-no num processador.


Esta receita que vos trago hoje é uma pequena tentação e, apesar do seu ar altamente pecaminoso, acreditem que esta receita é saudável.


Estas bolachinhas são feitas exclusivamente com farinha de trigo sarraceno, farinha de amêndoa, um pouco de óleo de côco e mel. Depois são recheadas com um creme de chocolate absolutamente divinal.


O resultado são umas bolachas muito saciantes e repletas de sabor, que satisfazem por completo qualquer desejo de doces. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Bolachas:
160 gr de farinha de trigo sarraceno;
75 gr de farinha de amêndoa;
125 ml de mel;
80 ml de óleo de côco derretido;
1 pitada de sal.

Recheio:
150 gr de chocolate negro com 70% de cacau;
2 c. (sopa) de manteiga de amendoim;
60 ml de mel.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Comece por fazer as bolachinhas misturando todos os ingredientes. Com a ajuda de uma colher de sobremesa forme pequenas bolachinhas e leve ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos. Retire do forno e deixe-as arrefecer totalmente. Entretanto prepare o recheio levando ao microondas todos os ingredientes até derreter bem o chocolate. Deixe o recheio arrefecer totalmente. Quando tudo estiver frio recheie as bolachas e leve-as ao frigorífico até à hora de servir. 

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 15 bolachas recheadas;
tempo de preparação: 30min + 15min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: amêndoa e chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Panquecas integrais de côco tostado

Hoje foi dia de panquecas aqui por estes lados para um lanche vagaroso e com tempo para usufruir.


Claro que panquecas podem ser comidas a qualquer hora mas acho que o pequeno almoço e o lanche são as alturas ideais! Estas são integrais e com pouco açúcar como se quer nesta altura do ano para quem já pensa naquele biquíni!


Feitas com côco ralado previamente tostado no forno, estas maravilhosas panquecas são bem saciantes e prometem fazer as delícias de quem as comer.


Optei por servi-las de uma forma simples com um pouco de mel e côco tostado, mas podem colocar os toppings que quiserem dependendo do vosso grau de gulodice. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
90 gr de côco ralado;
25 gr de açúcar amarelo;
120 gr de farinha de trigo integral;
2 c. (sopa) de flocos de aveia;
1 c. (chá) bem cheia de fermento em pó;
1 pitada de sal;
1 ovo;
2 c. (sopa) de óleo de côco derretido;
1 c. (sopa) de mel;
250 ml de leite de côco;
mel q.b para servir.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Coloque o côco e leve ao forno durante cerca de 5 minutos até tostar um pouco, mexendo de vez em quando. Retire do forno e misture bem com o açúcar amarelo e reserve. Entretanto misture a farinha de trigo integral com a aveia, o fermento, o sal, e 3/4 da mistura de côco. Bata o ovo com óleo de côco, o mel e o leite de côco e deite esta mistura líquida sobre os ingredientes secos misturando bem - obterá uma massa consistente. Deixe a massa repousar durante cerca de 5 minutos. Aqueça uma frigideira e unte-a com um pouco de óleo de côco. Deposite um pouco de massa e quando começar a fazer bolhinhas à superfície vire a panqueca, cozendo do outro lado. Repita o processa para todas. Na altura de servir polvilhe com o restante côco tostado e sirva com um pouco de mel.

Ficha técnica:
prato: pequeno almoço;
nº porções: 6 panquecas generosas;
tempo de preparação: 20min + 5min repouso + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: côco.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Brownies de chocolate e avelã com leite de côco, saudáveis e sem glúten

Hoje trago-vos brownies! Há algum tempo que não fazia brownies e, quem já me conhece, sabe que para mim os brownies são das melhores sobremesas de sempre.


Estes são daqueles que podemos comer sem remorsos - feitos com farinha de avelã, sem glúten e com baixo teor de gordura. O resultado é um brownie de sabor intenso que se parte um pouco quando se corta, mas também não os vamos comer inteiros não é verdade?


Estes brownies têm também um leve sabor a côco já que levam óleo de côco e leite de côco. Mais saudável não poderia haver! A receita foi adaptada daqui.


Sugiro também serem acompanhados por iogurte grego natural ou um copo de leite bem gelado.


Ingredientes:
100 gr de farinha de avelã (miolo de avelã moído);
75 gr de cacau em pó;
1 c. (sopa) de amido de milho;
1/2 c. (chá) de essência de baunilha;
1/2 c. (chá) de sal;
1/2 c. (chá) de fermento em pó;
100 gr de açúcar amarelo;
3 c. (sopa) de óleo de côco derretido;
3/4 chávena de leite de côco;
100 gr de chocolate negro partido grosseiramente (usei com teor de cacau de 70%).

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre com papel vegetal um tabuleiro rectangular. Comece por misturar a farinha de avelã com o cacau, o fermento, o amido de milho, o sal e o açúcar e reserve. Entretanto misture o leite de côco com o óleo de côco e adicione esta mistura líquida à seca envolvendo bem. Por fim, adicione o chocolate picado. Leve ao forno durante cerca de 25 minutos e deixe arrefecer totalmente antes de cortar.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 20min + 25min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: avelã e chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Muffins de mirtilo com crumble

Para quem gosta de frutos vermelhos como eu, sabe que eles ficam maravilhosos em qualquer sobremesa. Sejam eles crus ou cozinhados conferem um sabor intenso e uma cor esplendorosa a qualquer sobremesa. E se forem frescos ainda melhor.


A receita que vos trago hoje é com mirtilos mas podem perfeitamente fazê-la com framboesas ou amoras, de preferência frescos.


Estes muffins são verdadeiramente gulosos - com uma massa muito fofa e húmida devido ao mirtilos são finalizados com uma cobertura de crumble bem crocante. Parece-vos bem?


A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Massa:
1 chávena e meia de farinha de trigo sem fermento;
1 chávena e meia de farinha de trigo integral;
1 c. (sopa) de fermento em pó;
1/2 c. (chá) de canela;
1/2 c. (chá) de sal;
6 c. (sopa) de manteiga à temperatura ambiente;
1 chávena de açúcar branco;
1/3 chávena de açúcar amarelo;
1 ovo;
2 gemas;
2 c. (chá) de essência de baunilha;
3/4 chávena de leite;
1/3 chávena de iogurte grego;
1 chávena e meia de mirtilos envolvidos em 2 c. (sopa) de farinha.

Crumble:
1/2 chávena de açúcar branco;
3/4 chávena de farinha de trigo sem fermento;
1/2 c. (chá) de canela;
6 c. (sopa) de manteiga gelada cortada em pedaços.

Modo de preparação:
Comece por preparar o crumble misturando com a ponta dos dedos todos os ingredientes até obter uma massa esfarelada. Reserve no frigorífico. Entretanto pré-aqueça o forno a 180ºC e unte um tabuleiro de muffins ou forminhas com manteiga. Misture as farinhas com o fermento, a canela e o sal e reserve. Entretanto bata a manteiga com os açúcares durante cerca de 3 minutos. Adicione o ovo e as gemas, a baunilha, o leite e o iogurte. Por último, adicione a misture seca de farinhas e os mirtilos envolvendo sem bater. Divida a massa pelas formas. Coloque uma porção generosa de crumble em cada um dos muffins e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Deixe-os arrefecer e desenforme.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 14 muffins;
tempo de preparação: 30min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: mirtilos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Grão de bico tostado no forno - o snack perfeito

Por norma tento fazer uma alimentação saudável nas três principais refeições do dia mas, no que toca a snacks em pausas a meio da manhã ou da tarde, já não posso dizer o mesmo. Já sabem que adoro coisas doces e se for saudável tanto melhor. Mas confesso que dificilmente consigo resistir àqueles snacks salgados tipo amendoins tostados ou chips de milho frito. Daí quase nunca os comprar, pois ter esses aperitivos em casa é meio caminho andado para comer um pacote inteiro sem dar por isso frente à televisão.


A pensar nestes momentos e desejos por snacks salgados trago-vos o snack ideal para quem é guloso como eu - grão de bico tostado no forno bem crocante.


Apesar de parecer um pouco estranho comer grão a meio da manhã ou da tarde, este snack é verdadeiramente guloso e viciante. Basta juntar ao grão alguns temperos e levá-lo ao forno durante alguns minutos et voilà petisco feito! Espero que gostem e experimentem.


Ingredientes:
1 lata grande de grão de bico cozido;
1 c. (sopa) de azeite;
1 c. (chá) de paprika;
1 c. (chá) de cominhos em pó;
sal e pimenta q.b

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 220°C e forre um tabuleiro com papel vegetal. Escorra muito bem o grão e deite-o numa taça larga. Adicione os restantes ingredientes e misture bem. Deite no tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 30 minutos mexendo várias vezes durante a cozedura. Deixe arrefecer totalmente e usufrua.

Ficha técnica:
prato: snack;
nº porções: 4 porções de 100gr;
tempo de preparação: 5min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: grão de bico;

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Biscoitos de aveia com amêndoa, côco e limão

Não há nada melhor do que uma cozinha a cheirar a bolinhos acabados de fazer. Aquele aroma maravilhoso quando se abre a porta do forno desperta-nos de imediato aquele sorriso na face e alguma excitação por ver a nossa obra prima acabadinha de sair. Por muito imperfeita que seja, é a nossa obra, esforço do nosso trabalho e concentração, durante alguns minutos na cozinha. Bem sei que para alguns, cozinhar é um esforço tremendo e para outros, como eu, é uma forma de relaxamento.


A receita que vos trago hoje não podia ser mais fácil a vai apenas precisar de uma taça, uma colher e uma caneta medidora. O resultado não podia ser melhor, uns biscoitos com sabor intenso de limão e côco envoltos por amêndoas laminadas crocantes.


Além de saborosos, estes pequenos biscoitos são bem saudáveis pois levam apenas mel para conferir doçura e manteiga de amêndoa para lhe darem consistência. Se não encontrarem manteiga de amêndoa podem sempre usar manteiga de amendoim o mais natural possível.


Ingredientes:
1 chávena e meia e flocos de aveia;
1 chávena de côco ralado;
1 chávena de amêndoas laminadas;
1 pitada de sal;
1 c. (chá) de fermento;
1 c. (chá) de canela;
5 c. (sopa) de mel;
4 c. (sopa) de manteiga de amêndoa;
sumo e raspa de 1 limão

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre dois tabuleiros com papel vegetal. Comece por misturar os flocos de aveia com o côco, a amêndoa, o sal, a canela e o fermento. Leve o mel e a manteiga de amendoim ao microondas durante cerca de 15 segundos ate derreter a manteiga. Mexa bem, adicione o sumo e a raspa de limão e deite esta mistura sobre os flocos de aveia. Mexa bem e com a ajuda de uma colher de sopa forme pequenos biscoitos espalmando-os ligeiramente. Leve ao forno durante cerca de 10 a 12 minutos até estarem douradinhos. Deixe-os arrefecer totalmente e guarde-os num recipiente hermeticamente fechado.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 18 biscoitos;
tempo de preparação: 15min + 10min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: aveia.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Pizza com base de batata doce com molho de tomate e queijo mozzarella

Depois de uns muffins excessivamente pecaminosos como foi a receita anterior não podia deixar de publicar uma receita saudável. E como sexta feira é dia de pizza aqui fica uma opção bem mais saudável desta iguaria tão tentadora.


A base é feita com batata doce e flocos de aveia e só vai precisar de um processador. O recheio é o que gostar mais - para mim não há pizza sem um bom molho de tomate e muito queijo mozzarella mas podem pôr o que mais gostarem.


Esta base é muito semelhante à que fiz com abóbora lembram-se? Acaba por ser ainda mais simples pois neste caso não têm de cozer a batata doce. Optei por usar batata doce laranja pois é mais adocicada mas podem usar a amarela ou porque não aquela roxa que ainda não consegui experimentar. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem! Já não têm a desculpa para não comer pizza em casa!


Ingredientes:
Base:
1 batata doce média laranja (com cerca de 350gr);
2/3 chávena de flocos de aveia;
1 ovo;
1 c. (chá) de alho em pó;
1 c. (chá) de manjericão seco;
sal e pimenta q.b

Recheio:
molho de tomate caseiro q.b;
2 queijos mozzarella frescos;
salsa q.b.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 200ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal. Descasque e corte em pedaços a batata doce e coloque no processador juntamente com os flocos de aveia. Triture bem. Adicione o ovo, o alho, o manjericão, o sal e a pimenta. Misture bem e deposite a massa no tabuleiro formando um círculo com a ajuda de uma espátula. Leve ao forno durante cerca de 25 minutos. Coloque o molho de tomate e o queijo e leve de novo ao forno durante mais 15 minutos. Retire do forno polvilhe com salsa picada e sirva de imediato. 

Ficha técnica:
prato: prato principal;
nº porções: 2 a 3;
tempo de preparação: 15min + 40min cozedura;
dificuldade: fácil;
apto para crianças: sim;
vegetariano: sim;
ingrediente principal: batata doce.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Muffins pecaminosos de chocolate

Já sabem como gosto de muffins - banana, abóbora, chocolate, aveia ou cenoura são alguns dos ingredientes que uso para os confeccionar. E por incrível que pareça não tenho assim tantas receitas de muffins com chocolate aqui no blog. Nem parece meu!


Por isso, perdoem-me os mais saudáveis, mas a receita de hoje vai ser uma gordice daquelas em que não vale a pena pensar quantas calorias é que cada dentadinha poderá ter. São tão gulosos que vale bem a pena comer este pecado da gula de vez em quando.


Feitos com uma quantidade generosa de cacau em pó, estes muffins levam pequenos pedaços de chocolate na própria massa que acabam por derreter quando são cozidos tornando-nos muito húmidos no seu interior. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
2 chávenas de farinha de trigo sem fermento;
1 chávena de cacau em pó;
1+1/4 chávenas de açúcar;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (sobremesa) de essência de baunilha;
1 pitada de sal;
1/2 chávena de manteiga amolecida;
2 ovos;
1 gema;
3 iogurtes naturais;
150 gr de chocolate com 70% de cacau grosseiramente picado.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte com manteiga um tabuleiro de muffins. Misture a farinha com o cacau, o fermento, o bicarbonato e o sal e reserve. Bata os ovos com a gema e o açúcar até obter um creme fofo. Adicione a manteiga, a baunilha e os iogurtes. Adicione aos poucos a mistura da farinha até envolver bem a massa. Acrescente à massa 100 gr do chocolate picado. Divida a massa pelas forminhas de muffins e coloque o restante chocolate picado sobre cada muffin. Leve ao forno durante cerca de 25 minutos. Deixe arrefecer totalmente e retire-os do tabuleiro. 

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 25min + 25min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo bundt de banana com cobertura de queijo ricotta e mel

Em pleno dia da mãe trago-vos um bolo bem simples mas imponente, de cobertura delicada mas bem robusto que promete aconchegar até os paladares mais exigentes.


Em formato bundt, este bolo feito de banana ganha outra vida com a cobertura bem leve e arejada de queijo ricotta e mel. Já repararam que fiquei fã desta cobertura que já tinha usado no bolo de cenoura publicado no mês passado.


Se não tiverem uma forma bundt podem sempre usar uma simples forma de pudim. Se não forem fãs de bolo de banana podem sempre, com esta receita base, usar outra fruta - acho que pêra ou maçã também encaixariam muito bem nesta receita. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Bolo:
3 chávenas de farinha de trigo sem fermento;
3/4 chávena de açúcar branco;
3/4 chávena de açúcar amarelo;
3 ovos;
1/2 chávena de manteiga amolecida;
3 bananas médias maduras;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (sobremesa) de essência de baunilha;
1 pitada de sal.

Cobertura:
250 gr de queijo ricotta;
1 c. (sopa) de mel;
1 c. (chá) de essência de baunilha.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte bem com manteiga uma forma de bolo bundt ou simplesmente uma forma com buraco. Comece por bater os ovos com os açúcares até obter uma mistura bem cremosa. Adicione a manteiga derretida, a baunilha e as bananas esmagadas misturando bem. Por fim, junte a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal sem bater em demasia. Deite na forma e leve ao forno durante cerca de 40 minutos. Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar. Depois de frio prepare a cobertura misturando bem todos os ingredientes. Cubra o bolo e sirva de imediato.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 fatias;
tempo de preparação: 25min + 40min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: banana.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS