RSS

Quadrados de "lemon curd"

Adoro sobremesas com limão. De sabor intenso, oscilando entre o doce e o ácido, as receitas com limão fazem as mil maravilhas cá por casa. O que vos trago hoje não poderia ser mais simples - fiz uma receita básica de "lemon curd" ou coalhada de limão como queiram chamar e utilizei-a como recheio nuns quadrados maravilhosos amanteigados.




Claro que podem usar uma coalhada com outro ingrediente como a laranja ou mesmo toranja. Acho que ficará igualmente bem. Estes pequenos quadrados derretem-se na boca e fizeram as delícias de quem os provou, eu incluída obviamente. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Lemon curd:
5 gemas;
50 gr de manteiga;
125 gr de açúcar;
raspa e sumo de 1 limão grande.

Base e cobertura:
125 gr de manteiga à temperatura ambiente;
225 gr de farinha com fermento;
1 pitada de sal;
75 gr de açúcar branco;
50 gr de açúcar amarelo;
raspa de meio limão;
açúcar em pó q.b para polvilhar.

Modo de preparação: 
Comece por preparar o lemon curd batendo as gemas com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Adicione a manteiga, a raspa e o sumo de limão e leve esta mistura ao lume brando, mexendo sempre até engrossar. Deixe arrefecer. Entretanto pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Misture os açúcares com a manteiga, adicione a farinha, o sal e a raspa de limão. Coloque metade desta base a forrar o tabuleiro calcando com a ponta dos dedos e leve ao forno durante 10 minutos. Retire do forno, deposite o lemon curd e esfarele a restante massa sobre a coalhada. Leve ao forno por mais 25 a 30 minutos. Deixe arrefecer totalmente, corte em quadrados e no momento de servir polvilhe com açúcar em pó.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 40min + 40min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: limão.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

O Cantinho dos Gulosos disse...

que belos quadrados, adorei, assim com o lemon curd.


O Cantinho dos Gulosos

Enviar um comentário