RSS

O 4° aniversário esquecido e um bolo de beterraba e chocolate delicioso!

É verdade! A flor do brownie fez anos e eu esqueci-me completamente da data. Rotinas atribuladas, excesso de trabalho, cansaço, tudo culminou no esquecimento. Mas não poderia deixar de comemorar convosco mesmo que mais tarde, pois são vocês que fazem este blog com as vossas críticas, partilhas e palavras de incentivo. Dia 19 de março de 2013 foi quando toda esta brincadeira começou e posso dizer-vos que estou muito orgulhosa deste humilde projecto que faço questão de partilhar com todos vocês sempre que me é possível. Muito obrigada por estarem desse lado! Digo e repito que sem vocês nada disto era possível!


E como não podia deixar de ser hoje trago-vos um bolinho festivo feito de beterraba e chocolate com cobertura de queijo creme. Fi-lo numa versão mini mas podem fazer numa versão normal ou mesmo em forminhas de queques.


De sabor intenso e húmido, esta pequena maravilha vai fazer as delícias mesmo daqueles que não gostam de beterraba! A receita foi adaptada daqui.


Espero que gostem e experimentem e que comemoremos juntos muitos mais anos. Obrigada!


Ingredientes:
Bolo:
4 beterrabas médias (de preferência biológicas) cozidas e feitas em puré;
220 gr de manteiga amolecida;
50 gr de chocolate negro;
1 chávena e meia de açúcar mascavado;
3 ovos;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 chávena e meia de farinha de trigo integral;
1/2 chávena de cacau em pó;
2 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 pitada de sal.

Recheio e cobertura:
300 gr de queijo creme;
1 chávena e meia de açúcar em pó;
4 c. (sopa) cheias de cacau em pó;
1c. (chá) de essência de baunilha;
3 c. (sopa) de leite.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte cerca de 8 aros metálicos, colocando-os num tabuleiro com papel vegetal. Derreta o chocolate com cerca de 50 gr de manteiga e reserve. Bata a restante manteiga com o açúcar e adicione os ovos até obter uma mistura bem cremosa. Adicione o chocolate derretido, a essência de baunilha e o puré de beterraba. Por fim, adicione a farinha, o fermento, o bicarbonato, o cacau e o sal sem bater em demasia. Divida a massa pelos aros e leve ao forno durante cerca de 25 minutos. Deixe arrefecer e corte-os ao meio. Entretanto prepare o recheio e cobertura misturando bem todos os ingredientes. Monte os bolinhos fazendo para cada um quatro camadas. Recheie entre camadas e, por fim, cubra totalmente com o creme. Decore a gosto. 

Nota: se optar por um bolo grande divida-o apenas ao meio e deixe-o cozer por mais 15 minutos. Se optar por fazer muffins faça apenas uma cobertura.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 4 bolinhos bem generosos;
tempo de preparação: 45min + 25min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: beterraba e chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário