RSS

Bolo de crepes com mousse de Nutella e morangos

Gosto de fazer bolos para ocasiões especiais. Gosto de ver a reação de cada um ao bolo em questão e de ter a plena consciência de que o vão devorar a qualquer momento. Não há nada melhor de que ficar com um prato ou tupperware vazio e de ouvir "adorámos o bolo!"


Este bolo foi feito para um aniversário e tentei adaptá-lo ao gosto pessoal de cada um. Acaba por ser um bolo muito simples, pois só temos de fazer uns quantos crepes e montá-lo. Esta receita rende cerca de 18 crepes. Acabei por fazer uns crepes integrais de cacau e recheá-lo com uma simples mousse de Nutella, queijo creme e iogurte. Podem sempre optar por colocar outro tipo de recheio se assim o desejarem. Acho que banana e manteiga de amendoim também ligariam na perfeição.


Aconselho a fazerem os crepes com alguma antecedência para arrefecerem na totalidade. Esta receita, apesar da Nutella não é muito doce porque os crepes levam pouquíssimo açúcar e na mousse não adiciono qualquer açúcar. Se forem muito gulosos podem adicionar cerca de 50 gr de açúcar em pó ao queijo creme. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Crepes:
250 gr de farinha de trigo integral;
30 gr de cacau;
50 gr de açúcar;
500 ml de leite;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 pitada de sal;
3 ovos;
2 c. (sopa) de manteiga derretida.

Mousse:
400 gr de queijo creme;
250 de iogurte natural;
400 gr de Nutella à temperatura ambiente;
morangos q.b para decorar;
açúcar em pó q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Num recipiente misture a farinha, o fermento, o sal e o cacau e reserve. Bata os ovos com o açúcar, a essência de baunilha, o leite e a manteiga derretida. Adicione aos poucos a mistura de secos. Deixe a massa repousar durante cerca de 30 minutos no frigorífico. Passado esse tempo aqueça bem uma frigideira anti-aderente e pincele-a com manteiga. Deite uma concha de massa e faça o crepe, virando-o assim eu a massa começar a formar bolhas. Repita este processo para toda a massa, tendo o cuidado de pincelar sempre a frigideira entre cada crepe. Depois de feitos os crepes, prepare a mousse misturando bem o queijo creme, o iogurte e a Nutella até formar uma mousse. Para montar o bolo coloque um crepe, coloque uma colher de sopa bem generosa de mousse e volte a colocar um crepe por cima. Repita este processo para todos terminando com uma porção bem generosa de mousse no centro do crepe e morangos. Guarde no frigorífico até à hora de servir e nessa altura polvilhe com açúcar em pó.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 40min;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: nutella.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

O Cantinho dos Gulosos disse...

simplesmente.....divinal...guloso..tentador...adorei


O Cantinho dos Gulosos

Enviar um comentário