RSS

Bolo de banana com trigo sarraceno

Para quem não sabe, o trigo sarraceno ou trigo mourisco é um grão altamente energético e que, apesar do nome, nada tem a ver com o trigo. Este grão de formato triangular não contém glúten, sendo por isso ideal para celíacos. A sua farinha é muito simples de confeccionar em casa, basta para isso colocar num processador o grão e moê-lo até obter a consistência desejada. A receita que vos trago hoje é um bolo ideal para o dia a dia, não muito doce e rico em fibras.


De sabor intenso, este bolo de banana tornou-se já num dos meus favoritos e dura bastante tempo numa caixa hermeticamente fechada colocada no frigorífico.


Optei por servi-lo com iogurte grego mas se forem muito gulosos podem sempre servi-lo com chantilly ou uma bola de gelado. Espero que gostem e experimentem. A receita foi adaptada daqui.


Ingredientes:
3/4 chávena de farinha de trigo integral;
3/4 chávena de farinha de trigo sarraceno;
2 c. (chá) de canela;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1/2 c. (chá) de fermento em pó;
1 pitada de sal;
4 bananas maduras esmagadas;
2/3 chávena de açúcar amarelo;
2 ovos grandes;
1/2 chávena de azeite;
1/2 chávena de iogurte grego.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e unte bem com manteiga uma forma de bolo inglês. Comece por misturar as farinhas com o fermento, o bicarbonato, o sal e a canela e reserve. Entretanto bata os ovos com o açúcar amarelo até obter um creme fofo. Adicione o azeite, o iogurte grego e as bananas  esmagadas. Misture os ingredientes secos a este creme e envolva. Deite na forma e leve ao forno durante cerca de 55 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme. Sirva morno ou frio com iogurte grego, chantilly ou mesmo uma bola de gelado.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 25min + 55min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: banana.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário