RSS

Brownie "bites" de feijão preto

A receita que vos trago hoje é verdadeiramente surpreendente. Depois de experimentar fazer brownies com curgete, batata doce ou beterraba chegou a vez de fazer com feijão preto. É isso mesmo feijão preto!


Devido à sua textura farinhenta, o feijão preto consegue conferir a humidade necessária a estes maravilhosos brownies, retirando-lhes um grande teor de gordura que habitualmente é adicionada.


Optei por fazê-los em forminhas de muffins pois não sabia se a sua consistência seria suficientemente forte para serem cortados em quadrados já que não levam farinha. Ficamos assim com estes "brownie bites" ideais para serem comidos numa só dentada.


Em termos de sabor ficam com um intenso aroma a cacau que eu pessoalmente procuro sempre nos brownies. Espero que gostem desta nova experiência sem culpas nem peso na consciência! A receita foi adaptada daqui.


Ingredientes:
1 lata grande de feijão preto cozido;
2 ovos;
45 gr de manteiga derretida;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 c. (chá) bem cheia de fermento em pó;
100 gr de açúcar mascavado;
80 gr de cacau em pó;
50 gr de chocolate negro;
12 nozes pecan.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º C e prepare um tabuleiro de muffins untando-o bem com manteiga. Passe o feijão por água e escorra-o bem. Coloque-o num processador juntamente com os ovos, a manteiga, a baunilha, o fermente, o açúcar e o cacau em pó. Bata durante cerca de 3 minutos. Divida a massa pelas forminhas. Distribua o chocolate e as nozes grosseiramente picados pelos brownies e leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Deixe arrefecer totalmente e desenforme.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 10min + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: feijão preto.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Que delícia de feijão preto.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/02/um-mes-com-mafalda-pinto-leite-e-uma.html

Cristiana disse...

Com beterraba faço muitas vezes e adoro! Adoro brownies, adoro feijão preto e adoro experimentar bolinhos com legumes e vegetais. Vou experimentar estes de certeza!

Beijinho do Maçã Assada

Enviar um comentário