RSS

Muffins integrais de abacate e banana

Abacate e banana pode ser uma combinação improvável mas já sabem que adoro fazer experiências na minha cozinha e não podia passar sem testar esta receita. De sabor pouco consensual, o abacate é capaz de fazer as delícias de alguns comendo-o até ao pequeno almoço e os amargos de boca de outros que o acham sem sabor, gorduroso e sem graça.


Posso dizer que em termos de apreciação pessoal estou num meio termo a aprender a gostar deste pseudofruto tão rico nutricionalmente. Começo a introduzi-lo aos poucos nalgumas receitas e já sabem que, para mim, a melhor maneiro de introduzir um alimento novo é numa sobremesa.


Estes muffins integrais são um excelente snack para comer em qualquer altura do dia. Ricos em fibra e com baixo teor de açúcares adicionados, são repletos de sabor e de consistência bem húmida. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
250 gr de farinha de trigo integral;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
3 bananas grandes maduras;
1 abacate maduro;
1/2 chávena de açúcar mascavado;
1/4 chávena de leite;
2 ovos.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e prepare um tabuleiro de muffins forrando com forminhas com untando com manteiga. Coloque no processador o abacate e as bananas e triture até obter um puré. Retire do processador e adicione os ovos, o açúcar, o leite e a essência de baunilha. Mexa bem e, por fim, adicione a farinha, o fermento e o bicarbonato. Divida a massa pelas forminhas e leve ao forno durante cerca de 20 minutos.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 20min + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: abacate e banana.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolachas de aveia e avelãs com chocolate e manteiga de amendoim

Chocolate e avelãs é uma daquelas combinações perfeitas. Juntando a isso, flocos de aveia e manteiga de amendoim só poderíamos ter umas bolachas que são uma verdadeira perdição.


Estas pequenas tentações são bem crocantes por fora e bem pegajosas por dentro tornando-se um vício muito perigoso para ter em casa. Recomendo por isso que as partilhem bem depressa!


Esta receita rende bastante, cerca de 30 bolachas com um tamanho bem avantajado. Se não gostarem de avelãs já sabem que podem substituí-la por amêndoa por exemplo.


Espero que gostem e experimentem. A receita veio daqui.


Ingredientes:
50 gr de manteiga à temperatura ambiente;
1/2 chávena de açúcar branco;
1/2 chávena de açúcar amarelo;
2 ovos;
1/2.c. (chá) de essência de baunilha;
1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
250 gr de manteiga de amendoim;
3 chávenas de flocos de aveia;
1 chávena de avelãs cruas grosseiramente picadas;
175 gr de chocolate negro grosseiramente picado.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro com papel vegetal. Comece por bater a manteiga com os açúcares, adicione os ovos e a baunilha até obter um creme fofo. Adicione a manteiga de amendoim, o bicarbonato de sódio, os flocos de aveia e por fim, as avelãs e o chocolate. Misture bem e com a ajuda de uma colher de sopa forme as bolachas e leve-as ao forno durante cerca de 15 minutos. Deixe-as arrefecer um pouco e retire-as do tabuleiro. 

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: cerca de 30;
tempo de preparação: 25min + 15min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: avelãs.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Granola de batata doce com nozes pecan e sementes de abóbora

Depois de um maravilhoso parfait de batata doce, chegou a altura de vos trazer uma granola também ela com batata doce. Não se preocupem que não estou a ficar viciada em batata doce - apenas gosto bastante e como muitas vezes asso ou cozo em doses industriais opto por utilizá-las em diferentes preparados.


Já algum tempo que não se fazia granola aqui por esta cozinha e garanto-vos que não há nada mais fácil. Basta misturar ingredientes secos com ingredientes húmidos sem grandes complicações.


A granola caseira é uma óptima alternativa aos cereais de compra e um excelente snack para ir petiscando ao longo do dia.


Já sabem que podem mudar os frutos secos e as sementes pelos que mais gostarem. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
3 chávenas de flocos de aveia;
1 chávena de nozes pecan;
1/2 chávena de sementes de abóbora;
3 c. (sopa) de açúcar mascavado;
1 batata doce média cozida (cerca de 200 gr);
1 pitada de sal;
1 pitada de canela;
1/4 chávena de óleo de côco derretido (ou manteiga);
1/3 chávena de mel.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal. Esmague a batata doce leve-a ao microondas durante cerca de 20 segundos juntamente com o óleo de côco e o mel. Mistura bem. Num recipiente largo coloque a aveia, as nozes, as sementes, o açúcar, o sal e a canela . Deite a mistura de batata doce e mexa bem. Deite no tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 25 minutos mexendo a granola a meio do tempo de cozedura. Deixe arrefecer totalmente e guarde-a num recipiente hermeticamente fechado.

Ficha técnica:
prato: pequeno almoço;
n° porções: 8;
tempo de preparação: 15min + 25min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: flocos de aveia.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Parfait de batata doce com aveia e chia

Ultimamente tenho tentado dar mais importância ao pequeno almoço. Nem sempre é fácil com a corrida do dia a dia ter tempo para calmamente usufruir da refeição mais importante do dia. Confesso que na maioria dos dias o pequeno almoço é tomado no carro no meio do trânsito. Apesar disso tento variá-lo e prepará-lo com antecedência para não cair no erro de pegar no pacote de bolachas e no leite com chocolate. A receita que vos trago hoje deve ser feita de véspera para que a aveia e as sementes de chia tenham tempo de inchar.


Feito de camadas de puré de batata doce e papas de aveia e chia, este parfait não tem qualquer adição de açúcar e promete manter-vos saciados até à hora de almoço. Se forem muito mas mesmo muito gulosos podem pôr um pouco de mel nas papas de aveia. Pessoalmente acho que não é necessário pois a batata doce já confere a doçura suficiente. Podem optar por usar puré de fruta se não quiserem experimentar a batata doce, sempre caseiro de preferência. Esta receita rende uma dose muito generosa que para mim serve para duas vezes. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
200 gr de batata doce cozida e sem pele;
300 ml de leite (da vossa preferência);
1/2 chávena de flocos de aveia;
1 pitada de canela;
1 c. (chá) de manteiga de amendoim cremosa;
1 c. (sopa) de sementes de chia;
nozes pecan q.b para decorar.

Modo de preparação:
De véspera bata no processador a batata doce com 150 ml de leite, a canela e a manteiga de amendoim. Coloque num recipiente e guarde no frigorífico. Misture o restante leite com a aveia e as sementes de chia e guarde no frigorífico. Na altura de servir alterne camadas de batata doce com as papas de aveia e decore com nozes pecan. Coma de imediato.

Ficha técnica:
prato: pequeno almoço;
nº porções: 2;
tempo de preparação: 10 min + 12h frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: batata doce.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Brownie "bites" de feijão preto

A receita que vos trago hoje é verdadeiramente surpreendente. Depois de experimentar fazer brownies com curgete, batata doce ou beterraba chegou a vez de fazer com feijão preto. É isso mesmo feijão preto!


Devido à sua textura farinhenta, o feijão preto consegue conferir a humidade necessária a estes maravilhosos brownies, retirando-lhes um grande teor de gordura que habitualmente é adicionada.


Optei por fazê-los em forminhas de muffins pois não sabia se a sua consistência seria suficientemente forte para serem cortados em quadrados já que não levam farinha. Ficamos assim com estes "brownie bites" ideais para serem comidos numa só dentada.


Em termos de sabor ficam com um intenso aroma a cacau que eu pessoalmente procuro sempre nos brownies. Espero que gostem desta nova experiência sem culpas nem peso na consciência! A receita foi adaptada daqui.


Ingredientes:
1 lata grande de feijão preto cozido;
2 ovos;
45 gr de manteiga derretida;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 c. (chá) bem cheia de fermento em pó;
100 gr de açúcar mascavado;
80 gr de cacau em pó;
50 gr de chocolate negro;
12 nozes pecan.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º C e prepare um tabuleiro de muffins untando-o bem com manteiga. Passe o feijão por água e escorra-o bem. Coloque-o num processador juntamente com os ovos, a manteiga, a baunilha, o fermente, o açúcar e o cacau em pó. Bata durante cerca de 3 minutos. Divida a massa pelas forminhas. Distribua o chocolate e as nozes grosseiramente picados pelos brownies e leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Deixe arrefecer totalmente e desenforme.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 10min + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: feijão preto.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Panquecas saudáveis de chocolate e banana para comer a dois ou não!

Com o dia dos namorados a aproximar-se não poderia deixar de publicar uma receita para comer a dois.

Desta vez trago-vos uma sugestão de pequeno almoço para preparar calmamente para a sua cara metade. Mas não se preocupem os mais solitários que esta receita é ideal para comer no sofá num domingo de preguiça ou simplesmente quando vos apetecer.


Agora passando à receita - apesar do seu ar altamente pecaminoso, estas belíssimas panquecas são bem saudáveis. Feitas com farinha integral e sem açúcar na massa, são regadas com chocolate negro derretido em manteiga de amendoim. Parece-vos bem? Espero que gostem das panquecas e as partilhem com o vosso amor. Se não o tiverem é simples - devorem-nas sem peso na consciência! Feliz dia dos namorados!


Ingredientes:
1 banana;
1/2 chávena de leite magro;
1/2 chávena de claras de ovo;
1/2 chávena de farinha de trigo integral;
1 c. (sopa) de cacau em pó;
1 c. (café) de fermento em pó;
1 pitada de sal;
50 gr de chocolate negro com 70% de cacau;
1 c. (sopa) de manteiga de amendoim.

Modo de preparação:
Coloque num processador 1/2 banana, o leite, as claras, a farinha, o cacau, o fermento e o sal. Misture tudo até obter um creme uniforme. Coloque ao lume uma frigideira untada com azeite e deposite pequenas porções de massa para fazer as panquecas. Vire quando a massa começar a borbulhar. Entretanto prepare o molho derretendo no microondas o chocolate com a manteiga de amendoim. Sirva de imediato com a restante banana e o molho de chocolate e manteiga de amendoim.

Ficha técnica:
prato: pequeno almoço;
nº porções: 8 panquecas;
tempo de preparação: 25min;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolachas saudáveis de cenoura e maçã

Para início de fevereiro trago-vos mais uma sugestão saudável para os snacks do dia a dia.


Cenoura, maçã, banana, sultanas, flocos de aveia, manteiga de amendoim, mel e canela são os simples oito ingredientes necessários para fazer estas pequenas maravilhas. De consistência muito húmida e sabor suave, estas bolachinhas conseguem saciar os estômagos mais rebeldes e ávidos por comida.


São também uma excelente opção para o lanche dos mais novos. Podem ser feitas com antecedência e guardadas numa caixa hermeticamente fechada conservando perfeitamente o seu sabor.


Podem optar por deixá-las mais ou menos tempo no forno conforme queiram bolachinhas mais ou menos húmidas. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
270 gr de flocos de aveia;
3 bananas médias maduras;
250 gr de maçãs vermelhas;
300 gr de cenouras;
150 gr de sultanas;
2 c. (sopa) bem cheias de manteiga de amendoim;
3 c. (sopa) de mel;
3 c. (chá) de canela.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre dois tabuleiros rectangulares com papel vegetal. Coloque no processador as cenouras descascadas e as maçãs descaroçadas mas com casca. Triture tudo. Num recipiente esmague as bananas, adicione as maçãs e as cenouras raladas, os flocos de aveia, a manteiga de amendoim, as sultanas, o mel e a canela. Misture tudo muito bem e com a ajuda de uma colher de sopa molde as bolachas e coloque-as nos tabuleiros. Leve as forno durante cerca de 30 minutos. Deixe-as arrefecer um pouco e retire-as.

Nota: se não tiver processador pode sempre utilizar um ralador para ralar as cenouras e as maçãs.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: cerca de 22 bolachas;
tempo de preparação: 10min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: cenoura e maçã.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS