RSS

Cheesecake cru de frutos vermelhos - uma experiência no mundo dos crus!

Há já algum tempo que andava para experimentar estas novas  receitas (pelo menos para mim) de cheesecakes ditos crus. Crus pois são feitos com todos os ingredientes no seu estado mais natural e puro, sem qualquer tipo de confecção e alguns deles classificados mesmo como veganos pois não usam qualquer produto de origem animal.


No meu caso utilizei o mel daí já não poder ser considerado vegano. Estes cheesecakes funcionam quase todos com a mesma lógica : uma base de tâmaras e frutos secos, um recheio à base de cajus hidratados (que faz a vez do queijo creme nos cheesecakes tradicionais) e uma cobertura com fruta ou cacau.


Quanto ao seu sabor, é obviamente muito diferente dos cheesecakes a que estamos habituados. Temos uma base bem adocicada com pequenos pedacinhos de amêndoa, um recheio cremoso de sabor suave e uma cobertura deliciosa de puré de frutos vermelhos. Se gostei? Sim gostei bastante, aliás quando o comi fiquei com aquela sensação de que estou a comer algo bem saudável, saboroso mas ao mesmo tempo com uma conjugação de sabores pouco usual!


Se é melhor que os tradicionais? Na minha opinião não mas eu sou viciada em tudo o que é queijo e o cheesecake é uma sobremesa imbatível para mim. Se repetiria esta receita? Sem dúvida que sim e com outros sabores. Cada vez mais a nossa alimentação deve ser variada e devemos realmente fazer experiências no que toca a degustação. Enfim, desculpem este discurso enorme mas tive de partilhar convosco esta minha experiência no mundo dos crus!


A receita foi adaptada daqui. Nesta receita utilizei quantidades para dois cheesecakes minis mas podem facilmente duplicar ou triplicar as quantidades.

Ingredientes:
Base:
1/2 chávena de tâmaras (cerca de 10);
1/4 chávena de amêndoas cruas com pele.

Recheio:
1 chávena de cajus naturais;
sumo de 1/2 limão;
1/4 chávena de leite de amêndoa ou côco;
1 c. (sopa) bem cheia de mel.

Cobertura:
1/2 chávena de frutos vermelhos (usei frescos);
1 c. (sopa) bem cheia de mel.

Modo de preparação:
Comece por colocar os cajus demolhados em água a ferver durante cerca de uma hora. Faça o mesmo com as tâmaras. Passado esse tempo coloque dois aros metálicos (os meus têm cerca de 6 ou 7 cm) sobre um prato com papel vegetal. Comece por colocar no processador as tâmaras escorridas descaroçadas juntamente com as amêndoas. Triture tudo e dívida a base pelos dois cheesecakes calcando um pouco. Entretanto coloque novamente no processador os cajus escorridos, o sumo de limão, o leite de amêndoa e o mel e triture tudo até obter uma pasta. Se necessário acrescente mais um pouco de mel. Coloque o recheio sobre as bases calcando de novo. Por último, triture os frutos vermelhos com o mel e deposite este puré sobre os cheesecakes. Leve-os ao congelador durante cerca de 2 horas. Passado esse tempo desenforme-os e mantenha-os à temperatura ambiente por 20 minutos antes de servir.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 2;
tempo de preparação: 1h demolho + 20min + 2h congelador;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: frutos vermelhos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

A Hortelã disse...

Fantastica sobremesa mesmo ao meu estilo vou experimentar certamente, beijinhos e obrigada

cozinha100segredos disse...

Este tipo ainda não experimentei mas acho que ia gostar! Visualmente não tem diferença! beijinhos

O cantinho dos Gulosos disse...

Simples e cheio de sabor esse cheesecake com aspeto delicioso.


O Cantinho dos Gulosos

São Ribeiro disse...

Nunca comi esta versão de cheesecake , acho que ia gostar.
Mas claro que o original com queijo quanto a mim será sempre o melhor.
Esse ficaram lindos.
Boa semana

Enviar um comentário